Hoje, 5 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Professores. Dia que assinala a data em que, em 1966, OIT e UNESCO aprovaram a declaração sobre a condição de professor.
A Pró-Inclusão - ANDEE enviou esta carta aos seus associados, dirigindo-se obviamente a todos os professores.
Caros associados da Pró-Inclusão
1. Todas as metas de desenvolvimento para o século XXI passam pelo investimento, melhoria e reforço dos sistemas educativos. A Educação é essencial para a promoção do desenvolvimento económico, ético, de valores, de ecologia, de solidariedade e de humanidade nas sociedades humanas.
2. O papel fundamental da Educação no progresso da Humanidade não tem sido encarado com a importância devida. Segundo a UNESCO, cerca de 75 milhões de crianças não terão acesso até 2015 à Educação. Os sistemas educativos, mesmo os países mais desenvolvidos, encontram também e frequentemente dificuldades em se desenvolverem plenamente devido à falta de recursos humanos e materiais.
3. De todos os recursos que a Educação necessita, os professores são certamente os mais valiosos e decisivos. Passa por eles a parte mais significativa do processo educativo não só no que respeita à aquisição de conhecimentos e saberes pelos alunos mas também a aquisição de valores humanos essenciais para a sua intervenção e participação, num mundo em crescente complexidade e acelerada mudança.
4. Os professores têm desempenhado o seu papel mesmo em condições difíceis. O passo acelerado das reformas educativas, os crescentes desafios de novas áreas de ensino, de estratégias de ensinio inovadoras, a heterogeneidade de escolas, famílias e comunidades, tudo isto tem tornado mais complexa a profissão de professor, exigindo novos conhecimentos e capacidades acrescidas para lhes responder.
5. Apesar destas dificuldades a resposta dos professores tem sido extremamente positiva e generosa. Os professores continuam a ser uma classe profissional que se destaca pelo seu apego à inovação e pela incessante procura de maior capacitação, para melhor responder aos desafios que lhe são colocados. As excepções são ínfimas ainda que muito mediatizadas.
6. Não obstante a sua imprescindível intervenção na área da Educação em Portugal os professores são, por vezes, menosprezados e a sua profissão diminuída. Ouvem-se opiniões que desvalorizam os saberes dos professores, que os criticam por terem “demasiada autonomia”. Esquece-se muitas vezes que sem professores não existe Educação.
7. Uma sociedade que coerentemente se queira desenvolver aprofundando a justiça social e o desenvolvimento sustentado, precisa de uma Educação de qualidade. Qualidade na Educação significa sobretudo que cada aluno e o conjunto dos alunos possam ser apoiados para desenvolver as suas capacidades e para usar instrumentos que lhes permitam ser pessoas participativas, criativas e felizes. E nenhum aluno pode ser deixado para trás neste esforço. Uma Educação moderna deve ter um compromisso com o sucesso - e não só com o acesso - de todos. De todos e cada um.
8. Evocamos, neste Dia Mundial dos Professores, os alunos com Necessidades Educativas Especiais assegurando a estes alunos e às suas famílias que os professores, todos eles, estão do seu lado para em cooperação promover o seu desenvolvimento a todos os níveis. Pensamos que a presença de alunos com Necessidades Educativas Especiais nas escolas regulares é um enriquecimento para todos os membros da comunidade e que devem ser sempre recebidos com a maior hospitalidade.
9. No Dia Mundial dos Professores em que se comemora o Centenário da República em Portugal, queremos homenagear os educadores da 1ª República que tão apaixonadamente acreditaram no papel da Educação. Queremos também celebrar a nossa profissão, manifestar como gostamos dela e como com ela nos realizamos como cidadãos e como pessoas. Queremos assegurar, com espírito de serviço mas também com a convicção da imprescindibilidade do nosso papel, que continuaremos a dar o melhor que sabemos, o melhor que pensamos e o melhor que sabemos agir para cuidar das crianças, dos jovens e todas as pessoas implicadas em programas de Educação em Portugal.
10. Para isso precisamos de todos. Não podemos fazer todo este trabalho sozinhos, precisamos que famílias, comunidades, entidades públicas e privadas estejam connosco. Precisamos, para fazer bem o nosso trabalho, da confiança, do respeito e da colaboração com todos. Precisamos que se invista no apoio e na capacitação dos professores. Porque ser professor é cuidar do melhor que nos pode trazer o Futuro.
A DIRECÇÃO DA ANDEE
http://proinclusao.com.sapo.pt/newsletter10.pdf
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
http://www.proinclusao.com.sapo.pt/
http://proinclusao.com.sapo.pt/newsletter10.pdf
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
http://www.proinclusao.com.sapo.pt/
3 comentários:
FELIZ DIA para si Elvira e para aqueles professores que entendem, dignificam e praticam com dedicação, a mais nobre e importante profissão do mundo. (Para os outros, a reforma, ou a escolha de qualquer outra coisa para fazer).
Grande beijinho e até breve
Cristina
Obrigada Cristina pelas suas palavras. É com muito prazer que sinto as suas visitas.
Um até breve, muito breve, espero!
Elvira
No dia que se comemora o centenário da República, celebra-se o dia dos professores. É justo, afinal de contas, os professores foram parte importante na mudança de mentalidades e costumes de um regime para o outro.
Os meus parabéns :)
Beijinhos***
Enviar um comentário