quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Partilha-se com quem quer receber...

Ontem, perante um discurso pouco inclusivo (do meu ponto de vista) calei-me. Quem me conhece sabe que é pouco comum essa minha atitude..
Ficar calada e não me indignar perante tais afirmações.(?) Confesso que depois me corrói por dentro ficar calada…
Contudo, como um grande mestre me ensinou, há coisas que já não valem a pena.
Discutir se a inclusão é válida ou não, já está fora “do prazo de validade”, ou seja não estamos em tempos de fazer crer que a educação inclusiva vale a pena. Ponto final.
A escola deve ter mais respostas individuais e não um pacote homogéneo de soluções.
"Pobres" de espírito(digo eu) os que não acreditam que o caminho só pode ser da Inclusão, sendo a escola um lugar que tem que se adaptar aos alunos e não o inverso.

E pronto, calei-me, porque considero que só se partilha com quem deseja receber….

Só em partilha, dando mais do que se espera receber, é possível fazer da nossa sociedade educativa e não só, um bom motivo para acreditarmos que é na constante aprendizagem e permanente reflexão, que contribuímos para essa mesma comunidade da qual fazemos parte.
Porém, também é verdadeiro, que só conseguimos partilhar com quem deseja receber. É impossivel partilhar com os que consideram que já sabem tudo e não têm mais nada a aprender, sabendo-se que é essencialmente na reflexão e na partilha sobre a construção da identidade dos profissionais de educação, que se constrói uma profissão e uma educação mais qualitativa e inclusiva, estimular o conhecimento, ousando, e sobretudo reflectindo, no intuito do desenvolvimento, elevando permanentemente, assim a qualidade das nossas práticas.
EC

8 comentários:

Atena disse...

Percebo e por um lado, também me parece que dificilmente se convence alguém que não quer ser "convencido" de nada... Dificilmente se ensina a quem não quer aprender. Dificilmente se mudam mentalidades... mas será que no silêncio conseguimos mudar alguma coisa? Sinceramente fico sempre com esta questão no ar, mas entretanto faço o que a minha consciencia e o meu instinto me impelem... raramente me calo, raramente consinto que a ignorância fale mais alto que eu, por isso estou muitas vezes em batalhas desgastantes, e no fim pergunto-me se valeu a pena. Talvez o tempo me vá ajudando a perceber.
Beijinho e força

EC disse...

Cristina
Compreende concerteza que o post foi o resultado de ficar corróida por dentro por ficar calada…Mas a razão foi o contexto (q lhe conto qd estivermos juntas). Claro q depois não satisfeita (a minha consciência a pesar) falei com a pessoa em causa pessoalmente...e ??? Nem vai acreditar, daí o meu desalento. Foi mesmo preferível não ter falado antes. Porque, infelizmente há ainda quem viva na crença que somos ser homogéneos, não pensantes, todos programados na mesma máquina q é a instituição escolar. Felizmente os há tb, os q têm mentes flexiveis e acreditam na diversidade e nos DIREITOS HUMANOS e é nestes q me quero rever, para bem de uma sociedade inclusiva e egoisticamente falando, para bem da minha sanidade mental. Pois caso contrário, como alguém dizia, penso q sou um Alien neste planeta!! :)
Bjs grandes!!

Gonçalo disse...

A partilha para uma mente fechada é um sinónimo de teimosia. E para haver uma teimosia serão precisas duas pessoas. Não queiras mudar o mundo de repente, muda apenas com aqueles que revelam evolução (mesmo que lenta)...

Um beijo para ti e obrigada pela partilha :)

nedav disse...

Como te compreendo...Porque estive lá e me deu vontade de vir embora com tamanha "pobreza de espírito" e depois por situações que se vivem no dia-a-dia...

Mas...estamos cá para nos irmos ajudando a levantar destes "trambolhões"...e apenas uma certeza...estaremos juntos e o caminho vai-se fazendo com sucesso e com muitas vitórias...

Abraço

Atena disse...

Claro que a entendo, mesmo sem conhecer o episódio. Conheço histórias muito triste e lamentáveis da ingnorância a que aqui se reporta. E sei bem que o melhor mesmo é o silêncio. Muitas vezes é a vida e os seus caminhos que "ensinam" alguma coisa a este tipo de pessoas. Partilho totalmente do que disse a Elvira e o Gonçalo, no seu inteligente comentário. A mim, a vida vai-me ensinando, mostrando que não devemos desgastar-nos com quem não merece. Até porque existem já muitas pessoas de portas abertas para nos receber e dar a mão. É a esses que devemos abraçar. Devagar conseguiremos chegar mais longe.
Grande beijinho e até breve.

JAS disse...

Como costumo dizer, entre colegas, a "educação especial ainda é o parente pobre do sistema educativo"! Esta convicção resulta da minha experiência profissional e é sistematicamente confirmada pela postura que os restantes colegas vão assumindo diariamente nas escolas, perante o confronto e a necessidade de adaptarem a sua prática pedagógica e, naturalmente, toda a planificação educativa a alunos com necessidades educativas especiais.
Perante estes casos, talvez a melhor solução seja ignorar as palavras e mostrar no dia-a-dia que essas pessoas estão completamente erradas!
Ainda há muitas barreiras a desmoronar para se praticar a inclusão!
Coragem! Ânimo!

Rosa Carioca disse...

Não sou professora de educação especial (com certeza por não ter aquele Algo Especial que todas as pessoas, verdadeiramente, envolvidas nessa área, possuem), mas acredito que uma escola só será inclusiva, quando tiver como prioridade, os alunos com NEE. Não entendo como falam de uma escola inclusiva e não fornecem tudo o que é necessário para que isso resulte.
Concordo, plenamente, com o comentário do Gonçalo.
Força, sempre!

EC disse...

Gonçalo:
gostei do teu incentivo. O processo é muito demorado e tristemente confesso, muito mesmo!
Obrigada pela visita.
Nelson:
Ainda bem q me compreendes e conto contigo neste caminho sinuoso e lento, mas q sabemos, é de pedras o caminho...
Cristina
Acredito q conhece episódios destes...Um abraço grande, porque é de portas abertas q precisamos.
João:
Bem vindo.
Eu própria tenho muitas vezes essa expressão. Mas quero muito acreditar q a educação especial não é um parente da educação. É a própria educação.
Fazendo de cada dia a prova de q a inclusão é possivel. Obrigada pelo ânimo.
Rosa
Especial somos todos e por esse facto acreditar q a escola inclusiva é isso mesmo: lugar para a diversidade.
Um abraço e obrigada pela visita e partilha.

Grata a todos pelo alento!! :)

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos