O Segredo das Crianças Felizes
Biddulph, S. (2001), O Segredo das Crianças Felizes. Queluz: Alda Editores.
Este livro, traduzido para português, com revisão técnica de Ramos Leitão revela-se um guia educacional para pais e educadores. Aborda assuntos concretos, orientando para a solução de alguns problemas comuns, possuindo ilustrações e pequenas histórias com algum sentido de humor, mas com muito bom senso em termos pedagógicos.
Aborda essencialmente o problema, que muitos de nós conhecemos bem de perto, que é o de enquanto crescemos, ouvirmos afirmações sobre nós e de certo modo passarmos a ser programados por elas, como se de uma profecia se tratasse. Isto porque, segundo o autor (terapeuta familiar), rebaixar as pessoas tem efeito hipnótico e actua inconscientemente, influenciando o juízo de valor que cada um tem de si próprio. "Sem se aperceberem disso, os pais incutem mensagens nas mentes dos filhos, e, se estas mensagens não forem fortemente contrariadas, acabarão por se repercutir ao longo de uma vida inteira"(p.21).
Está tudo na forma como falamos às crianças. Podemos e devemos, ser honestos com os nossos sentimentos, mas falando com elas sem as rebaixar.
O título do livro será porventura um pouco utópico, no entanto, o que o autor pretende "são miúdos que consigam lidar e viver com os muitos sentimentos que a vida proporciona. A felicidade é o objectivo, mas sentirmo-nos à vontade e experimentarmos todas as emoções que a vida nos traz é muitas vezes a melhor maneira de lá chegar"(p.79).
Todos os sete capítulos que sucedem ao primeiro referem algumas estratégias de nos relacionarmos com as crianças. Deixar que as crianças decidam escutando activamente. Saber lidar com as emoções (possui um inquérito de avaliação da literacia emocional da criança). A importância da assertividade nos adultos. A responsabilização das crianças e jovens nas tarefas domésticas. As fases de desenvolvimento características de cada idade e como salvar a vida de pais, para quem o cansaço é um risco diário, são alguns dos assuntos abordados nesta obra, possuindo ainda um apêndice com indicações para diversos intervenientes (profissionais de educação e não só) junto das crianças.
Livro recomendado a todos os pais, constituindo um perfeito "auxiliar de memória" para todos os que trabalham em educação.
EC
3 comentários:
Excelente mais uma vez...Parabéns :)
Obrigada! já leste o teu??
Pela amostragem , parece-me um bom guia...
bjos
Enviar um comentário