terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia Mundial dos Professores






Hoje, 5 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Professores. Dia que assinala a data em que, em 1966, OIT e UNESCO aprovaram a declaração sobre a condição de professor.
A Pró-Inclusão - ANDEE enviou esta carta aos seus associados, dirigindo-se obviamente a todos os professores. 

Caros associados da Pró-Inclusão


1. Todas as metas de desenvolvimento para o século XXI passam pelo investimento, melhoria e reforço dos sistemas educativos. A Educação é essencial para a promoção do desenvolvimento económico, ético, de valores, de ecologia, de solidariedade e de humanidade nas sociedades humanas.

2. O papel fundamental da Educação no progresso da Humanidade não tem sido encarado com a importância devida. Segundo a UNESCO, cerca de 75 milhões de crianças não terão acesso até 2015 à Educação. Os sistemas educativos, mesmo os países mais desenvolvidos, encontram também e frequentemente dificuldades em se desenvolverem plenamente devido à falta de recursos humanos e materiais.

3. De todos os recursos que a Educação necessita, os professores são certamente os mais valiosos e decisivos. Passa por eles a parte mais significativa do processo educativo não só no que respeita à aquisição de conhecimentos e saberes pelos alunos mas também a aquisição de valores humanos essenciais para a sua intervenção e participação, num mundo em crescente complexidade e acelerada mudança.

4. Os professores têm desempenhado o seu papel mesmo em condições difíceis. O passo acelerado das reformas educativas, os crescentes desafios de novas áreas de ensino, de estratégias de ensinio inovadoras, a heterogeneidade de escolas, famílias e comunidades, tudo isto tem tornado mais complexa a profissão de professor, exigindo novos conhecimentos e capacidades acrescidas para lhes responder.

5. Apesar destas dificuldades a resposta dos professores tem sido extremamente positiva e generosa. Os professores continuam a ser uma classe profissional que se destaca pelo seu apego à inovação e pela incessante procura de maior capacitação, para melhor responder aos desafios que lhe são colocados. As excepções são ínfimas ainda que muito mediatizadas.

6. Não obstante a sua imprescindível intervenção na área da Educação em Portugal os professores são, por vezes, menosprezados e a sua profissão diminuída. Ouvem-se opiniões que desvalorizam os saberes dos professores, que os criticam por terem “demasiada autonomia”. Esquece-se muitas vezes que sem professores não existe Educação.

7. Uma sociedade que coerentemente se queira desenvolver aprofundando a justiça social e o desenvolvimento sustentado, precisa de uma Educação de qualidade. Qualidade na Educação significa sobretudo que cada aluno e o conjunto dos alunos possam ser apoiados para desenvolver as suas capacidades e para usar instrumentos que lhes permitam ser pessoas participativas, criativas e felizes. E nenhum aluno pode ser deixado para trás neste esforço. Uma Educação moderna deve ter um compromisso com o sucesso - e não só com o acesso - de todos. De todos e cada um.

8. Evocamos, neste Dia Mundial dos Professores, os alunos com Necessidades Educativas Especiais assegurando a estes alunos e às suas famílias que os professores, todos eles, estão do seu lado para em cooperação promover o seu desenvolvimento a todos os níveis. Pensamos que a presença de alunos com Necessidades Educativas Especiais nas escolas regulares é um enriquecimento para todos os membros da comunidade e que devem ser sempre recebidos com a maior hospitalidade.

9. No Dia Mundial dos Professores em que se comemora o Centenário da República em Portugal, queremos homenagear os educadores da 1ª República que tão apaixonadamente acreditaram no papel da Educação. Queremos também celebrar a nossa profissão, manifestar como gostamos dela e como com ela nos realizamos como cidadãos e como pessoas. Queremos assegurar, com espírito de serviço mas também com a convicção da imprescindibilidade do nosso papel, que continuaremos a dar o melhor que sabemos, o melhor que pensamos e o melhor que sabemos agir para cuidar das crianças, dos jovens e todas as pessoas implicadas em programas de Educação em Portugal.

10. Para isso precisamos de todos. Não podemos fazer todo este trabalho sozinhos, precisamos que famílias, comunidades, entidades públicas e privadas estejam connosco. Precisamos, para fazer bem o nosso trabalho, da confiança, do respeito e da colaboração com todos. Precisamos que se invista no apoio e na capacitação dos professores. Porque ser professor é cuidar do melhor que nos pode trazer o Futuro.

A DIRECÇÃO DA ANDEE
http://proinclusao.com.sapo.pt/newsletter10.pdf

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

http://www.proinclusao.com.sapo.pt/

3 comentários:

Atena disse...

FELIZ DIA para si Elvira e para aqueles professores que entendem, dignificam e praticam com dedicação, a mais nobre e importante profissão do mundo. (Para os outros, a reforma, ou a escolha de qualquer outra coisa para fazer).
Grande beijinho e até breve
Cristina

EC disse...

Obrigada Cristina pelas suas palavras. É com muito prazer que sinto as suas visitas.
Um até breve, muito breve, espero!
Elvira

Gonçalo disse...

No dia que se comemora o centenário da República, celebra-se o dia dos professores. É justo, afinal de contas, os professores foram parte importante na mudança de mentalidades e costumes de um regime para o outro.

Os meus parabéns :)

Beijinhos***

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Para além do óbvio- Histórias sociais

Para além do óbvio- Histórias sociais
Clicar na imagem para ler o post

Autismo

Autismo
clicar na imagem para ler o post

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias
clicar na imagem para ler o post

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos