A vencedora do Concurso Nacional do Cartaz alusivo ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de 3 de Dezembro de 2010 - é Joana Margarida Ribeiro.
A autora frequentou o Curso Científico-humanístico de Ciências e Tecnologias, é membro do Clube de Astronomia da Escola Secundária das Caldas das Taipas e participou em 2009/2010 no projecto COMENIUS, que tem por objectivos gerais melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia no ensino escolar, contribuir para a promoção da aprendizagem de línguas e promover a consciência intercultural.
Segundo a autora, a sua intenção foi causar uma impressão de choque, para o que ilustrou uma imagem de uma pessoa discriminada levada à solidão, ao desespero e ao sofrimento. Cores berrantes foram utilizadas, de modo a chamar a atenção, assim como texturas. não só no rosto como também no próprio "ambiente" sobre o qual o cartaz fala.
A este respeito, interroga-se a autora:
"(...) deverá ser o facto de sermos diferentes servir como uma razão para nós próprios nos fecharmos num mundo à parte de tudo o resto? Não, pois mesmo que os outros vejam em nós algo que não somos, mesmo que tudo pareça com que nós sejamos a única coisa que não se "encaixa" no Mundo, porquê desistir? Porquê criarmos correntes e algemas que nunca estiveram lá na realidade? Porquê ceder aos estereótipos, perfis e imagens criadas por gente que não entende? Diferentes? Sim. E depois?"
Foi atribuída uma menção honrosa a Maria Alice Carvalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário