quinta-feira, 13 de maio de 2010

Interacção Família - Escola

Desde a sua criação que sigo o blog: http://gritodemudanca.blogspot.com. Primeiro pelo facto de ser de um colega meu que muito prezo, em segundo e em simultâneo pela qualidade do mesmo. 
Neste blog a informação é diária, três vezes por dia, fruto de muita pesquisa e gosto pelo conhecimento, o que implica em muitos casos a dificuldade de "captar" todos os posts na mesma velocidade a que são colocados... Nem sempre o seu criador se dedica a posts da sua autoria, mas quando o faz é visivel o empenho e a dedicação que entrega à sua (nossa) profissão.
É precisamente, um dos posts de sua autoria que não resisto a partilhar, pelo facto de a mim também me incomodar o termo de "familias destruturadas". Familias que nos ensinam a importância de viver um dia de cada vez!!
Aqui deixo na integra o referido post:


“Actualmente muitos são os comentários, artigos e "vozes" que questionam a Escola, as suas políticas, as suas práticas e que pretendem discutir o "caminho" a seguir...
Cada vez ouço mais pessoas a falarem em famílias desestruturadas e que essas famílias são a causa do insucesso dos alunos...Pergunto-me...
Será que alguém já tentou "chamar" essas famílias até à Escola?
Será que alguém já tentou compreender o motivo para a Família estar desestruturada?
Essas famílias, a que muitos chamam desestruturadas, por vezes atravessam momentos de "luto", situações tremendas que necessitam de todo o apoio para poderem superar essas situações...principalmente da entidade Escola...
A interacção com as famílias é importante, com as famílias que atravessam estas situações, estes obstáculos é fundamental.
As famílias necessitam dessa interacção para ultrapassar essa dificuldade, ambas as entidades (Escola e Família) precisam dessa interacção para que as crianças adquiram um desenvolvimento sustentado e estável.
Mais uma vez alerto para a importância do Diálogo entre a Família e a Escola, só assim podemos "ver" as capacidades e necessidades individuais de cada criança e assim desenvolvê-las adequadamente.
Enquanto professores devemos reformular práticas: sentir as necessidades da Família, perceber e ser sensível às informações que recebemos e passamos...
Devemos centrar os nossos esforços na criança enquanto uma pessoa cheia de potencialidades/capacidades que esperam ser desenvolvidas.
Estruturar a Escola passa, obrigatoriamente, por Dialogar e reflectir em parceria com a Família.
Ambas as entidades (Família e Escola) têm de deixar as suas práticas e discursos egocêntricos. A cooperação tem de ser estabelecida com respeito "olhando" para a "missão" comum: a criança e o seu desenvolvimento”.

5 comentários:

nedav disse...

Realmente nem sempre lanço posts da minha autoria...por vezes falta a motivação para escrever algo que muitos julgam ser impossível...

Muito me inspira o trabalho diário com colegas e amigas maravilhosas e acima de tudo com as crianças :) e com as suas famílias...

Também vou buscar muito do que escrevo "ao que bebo" das tuas palavras...Aquilo que "cresci" durante este ano tem sido impressionante...graças a ti e a todas as pessoas extraordinárias com quem vou trabalhando...

Grande abraço e obrigado...

O Desafio foi aceite ;)

Isabel Lopes disse...

Elvira
Não resisto a comentar...pois acredito que o trabalho com as famílias tem que partir da capacitação do que cada família tem de positivo...mesmo as tais "destruturadas"
Gostei do que o Nelson escreveu e fiz um comentário - pois é fundamental a aproximação da escola à família - os benefícios do envolvimento parental na escola são muito evidentes nas investigações deste âmbito.
Nós os professores ainda temos muitos receios da participação dos pais, ainda questionamos a legitimidade da sua participação nos processos deliberativos. Tenho investido em projectos de envolvimento parental na escola e educação parental e observo que continuamos num patamar de desconfiança em relação aos pais e por outro lado, os pais assumem uma posição de passividade. Tenho-me questionado sobre esta passividade...parece-me existir uma multiplicidade de factores, mas a atitude dos professores influencia em muitoooo....

EC disse...

Bem, Nelson, deixas-me sem palavras...
"Beber as minhas palavras" é para mim uma grande responsabilidade!!
A aprendizagem tem sido recíproca!!
Quanto a ti Isabel, em primeiro lugar bem vinda, claro que este assunto te faz todo o sentido!!E o quanto aprendi contigo!!!
Da minha experiência cabe-nos muito a nós este papel de envolver mais as familias!!
Agora tenho q confessar q me sinto feliz por ter tido sorte em encontrar colegas como vocês que fazem a diferença e que acreditam nela!!!
Curiosamente cruzámo-nos em contextos semelhantes!! Coincidências ou não!!!
Bjs aos dois!!

Isabel Lopes disse...

Felizmente que nos vamos cruzando ...mas sinto-me a remar contra a maré

EC disse...

Isabel
Nem penses nisso!! Poucos mas acreditamos, desanimar jamais!!! não te estou a conhecer???

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Para além do óbvio- Histórias sociais

Para além do óbvio- Histórias sociais
Clicar na imagem para ler o post

Autismo

Autismo
clicar na imagem para ler o post

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias
clicar na imagem para ler o post

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos