segunda-feira, 24 de maio de 2010

"Falando com quem faz"

Ontem, sábado dia 22 de Maio a Pin-ANDEE, dinamizou mais um “Falando com quem faz”: O Sol quente de Primavera não afastou os mais de cerca de quarenta participantes para partilhar uma temática pertinente: Respostas Diferenciadas no âmbito dos PIT, uma experiência de uma escola de segundo e terceiro ciclo, partilhada por Jorge Humberto.

O dinamizador iniciou a partilha, com a citação de Mittler (2003) referindo que “o sucesso de qualquer sistema educativo inclusivo ou exclusivo, pode ser melhor pulsado pelos jovens que o estão deixando”, salientando deste modo, que a escola deve dar o seu melhor contributo com a melhor preparação possível. Dentro de uma perspectiva de escola inclusiva que se preconiza, referiu a Inclusão como o objectivo da eficácia na conjugação dos recursos para o envolvimento e participação plena de todos os alunos, porque a inclusão é mais que aprender todos juntos, é oferecer ambientes de aprendizagem adequada, mas promovendo sempre opções educativas de acordo com cada aluno.

A questão que nunca se pode colocar é que não se pode transitar um aluno por não ter as competências essenciais, o mais importante é que ele acompanhe ao máximo as actividades da sua turma num total envolvimento na vida escolar.

Foi ainda salientado a importância da equipa de toda uma instituição no envolvimento de actividades que privilegia em primeiro lugar o tempo e actividades dos alunos com Currículo Especifico Individual, existindo neste projecto diferentes oficinas (Culinária; Jardinagem; Costura; Bricolage), tendo como objectivo principal existir sempre um produto final, valorizando assim a aprendizagem no contexto tornando-a significativa. Estas oficinas têm um propósito crucial na funcionalidade, sendo os apoios antecipatórios em relação à turma e às actividades desta e não compensatório em relação à funcionalidade, de modo a contemplar a plena participação, mesmo em aprendizagens funcionais. Apresentou ainda os leques diversificados de soluções e recursos (humanos e físicos) para a implementação deste projecto.

Com o seu humor peculiar, o dinamizador foi referindo que mais do que preocupado com a legislação ou com um documento normalizado, o mais importante é fazer o que tem que ser feito, ou seja, a necessidade de executar na prática o melhor possível para bem dos alunos que acompanhamos.

Em jeito de conclusão, refiro que de facto as práticas educativas só são verdadeiramente avaliadas quando os alunos saem da escola mais do que quando estão nela, no sentido de nos preocuparmos com as oportunidades que proporcionamos aos alunos com que trabalhamos.

Para além dos recursos, tempos e espaços, o que mais realço nesta partilha é a eficácia e os factores promotores na pertinência da exequibilidade deste projecto, salientando-se aqui o papel da direcção da escola na aposta prioritária a este projecto, a importância fundamental do recurso humano com perfil, dos envolvidos que planificam atempadamente para que as actividades funcionem! Sabe-se e foi referido que muitos professores, dão da sua boa vontade para dar mais tempo à escola, porque muito do que foi apresentado vai para além do que um docente faz no seu horário.

Como questões finais e ainda sem resposta, foi lançada à discussão a transição destes alunos num futuro inclusivo com direito a trabalharem numa empresa ou a aquisição da habitação própria! Porque estas respostas têm que se prolongar para além da realidade educativa.

2 comentários:

David Rodrigues disse...

Ponto de vista:

Do meu ponto de leitura não é difícil saber que a sessão foi muito boa. Parabéns por este acompanhamento e serviço que este blog presta à causa da Educação Inclusiva!

David Rodrigues

EC disse...

Bem, depois deste comentário nem sei o que dizer a não ser muito obrigada!!!
Um abraço Professor David

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos