quinta-feira, 20 de maio de 2010

Diferenciação Pedagógica: mais do que palavras...

Hoje disseram-me que é fácil falar em diferenciação pedagógica quando não se tem um grupo de alunos numa sala... Pois este post que partilho vem mesmo a calhar...eu não diria melhor! Não mudaria uma vírgula.
Além do mais, já tive grupos de alunos, ainda os tenho em algumas circunstâncias... e porque, não só acredito, como sei, que é possível !!


"Ontem durante uma formação que estou a frequentar fomos "sensibilizados para a diferença", trabalhando vários aspectos de uma forma muito dinâmica...
De lá surgiram muitas interrogações, mas uma pergunta ficou para reflexão...

Se todos nos acomodarmos o que restará do individual?

Ao ouvir esta questão, surgiram-me outras que ficaram a "viajar" pela minha cabeça durante todo o dia.

Será que a Escola e os Agentes Educativos respeitam a individualidade de cada criança?

Será que se respeitam e/ou"aproveitam" as diferenças individuais em prol do grupo?

Não...a minha resposta a estas duas questões é Não, mas claro que existem excepções (felizmente digo eu...)...Senão vejamos...

Os Professores, na sua grande maioria estão preocupados com o currículo, defendem-se que este é demasiado extenso e que se sentem demasiado pressionados para o cumprirem...Ok...Até posso aceitar esta justificação, mas nada os obriga a "dar" aulas para o geral da turma, tendo como referência o "aluno-padrão" e/ou a média da turma...esquecendo-se daqueles que por um motivo, ou outro tem mais dificuldade...

Nada pode justificar esta postura até porque todos nós, em algum momento também já tivemos (ou temos) dificuldades e nunca gostámos de ser o "patinho-feio"...

É urgente que todos os agentes educativos alterem as suas práticas, respeitem as "diferenças" individuais para "crescimento" do grupo...E quando falo em agentes educativos, falo em TODOS!!!Não apenas em professores!!!

Muitos que estão a ler este texto devem estar a dizer: "Boa, mais um com muita conversa...isso é tudo muito bonito mas eu tenho 20 e poucos alunos"...A isto apenas posso responder, E qual é o problema?!?

Ouve-se falar em diferenciação pedagógica, ela está bem "vincada" em documentos que regem a nossa prática, mas depois no dia-a-dia muito fica por fazer...

A diferenciação pedagógica existe (ou deveria existir para...) para potenciar as capacidades de cada um, para valorizar a individualidade de cada criança...

Assim temos de ter um ensino dinâmico, a aprendizagem deve ser activa e deve haver interacção, não só entre as crianças e o professor (criação de relações), mas também entre as crianças e os objectos ...O tempo do Professor na mesa no topo da sala a leccionar junto ao quadro já acabou...É preciso que haja trabalho cooperativo...que os alunos sintam, vivam, experimentem...é preciso que eles aprendam vivendo...(vivendo aprendemos mais e melhor)...

Diferenciação Pedagógica não pode ser apenas um termo utilizado no Papel, ou porque fica bem (está na "moda"...).

Diferenciação Pedagógica é um conjunto de estratégias utilizadas para "retirar" do Individual e "colocar" em benefício do grupo...É o valorizar da partilha, da parceria, do grupo...é "crescer com o outro" criando responsabilidade individual para trabalhar de forma autónoma...É criar uma sala de aula "apetecível"...

É preciso repensar práticas e tal como referem Cardoso et al. (2000) é necessário que a escola privilegie o “saber”, o “saber-fazer” o “ser” e “ajudar a ser”, sendo o aluno o principal responsável pela sua própria aprendizagem, e o professor um prático reflexivo que exerce a sua profissão com autonomia, favorecendo a construção do conhecimento e o “aprender a aprender”,o que passará pelo abandono de uma pedagogia da dependência (reprodutora) em favor de uma pedagogia para a autonomia (transformadora)."



3 comentários:

Rosa Carioca disse...

Felizmente, não estou sozinha...
Custa-me muito que os Agentes Educativos (alguns, quero crer!), ainda não perceberam que não estão numa fábrica a produzir objectos em série. Trabalhamos com seres humanos, ÚNICOS.

nedav disse...

Obrigado pela confiança :)

EC disse...

Que bom não nos sentirmos sozinhos!!
Obrigada :)

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos