A Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE) com o objectivo de desenvolver, junto dos mais variados públicos, acções de sensibilização relativamente à afirmação pessoal e a valorização das capacidades da pessoa com Necessidades Especiais decidiu investir na realização da iniciativa denominada “Falando com quem escreve”.
Através da apresentação de uma publicação, edição ou livro, no qual se retratam as vivências pessoais e familiares suscitadas no seio de uma família com uma criança ou jovem com NEE, pretende-se, por um lado, partilhar saberes, conhecimentos, experiências, por outro, valorizar pela positiva as capacidades da pessoa com NEE, assim como, tomar consciência dos seus direitos para que o exercício da cidadania seja uma realidade constante.
Hoje, 29 de Janeiro contámos com o testemunho de Sandra Mourato que no seu livro “Sara, a luz” testemunhou a sua experiência materna, pessoal e familiar com uma criança com Trissomia 21. A 16 de Fevereiro Ana Martins apresentará também, a partir do livro “Autista, quem?... Eu?”, a sua experiência pessoal.
Tratando-se de publicações elaboradas por mães, que dão conta do seu percurso mais pessoal, não as consideramos exclusivamente destinadas a grupos de pais com experiências semelhantes. Encaramo-las principalmente como uma abordagem às questões da Educação Especial numa outra perspectiva sobre a qual, também os profissionais da área, precisam de compreender para que dessa forma ajustem as suas práticas e adeqúem a sua intervenção às necessidades das crianças e suas respectivas famílias.
Sem comentários:
Enviar um comentário