Na sequência da Resolução 60/7 de 1 de Novembro de 2005 da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que estabeleceu o dia 27 de Janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, Portugal determinou, nos termos do n.º 5 do artigo 166º da Constituição Portuguesa, associar-se à comemoração internacional, lembrando e homenageando a memória das vítimas que pereceram, assim como assumir o compromisso de promover a memória e a educação sobre o Holocausto nas escolas e universidades, nas nossas comunidades e outras instituições, para que as gerações futuras possam compreender as causas do Holocausto e reflectir sobre as suas consequências [Resolução da Assembleia da República n.º 10/2010, de 2 de Fevereiro].
Com o objectivo de evocar o Dia Internacional de Memória do Holocausto, o ME/DGIDC recebe nas suas instalações a visita de uma delegação de peritos da Task ForceInternacional para a Educação, Memória e Investigação do Holocausto (ITF).
Esta Delegação, constituída por Kathrin Meyer, Secretária-Geral da ITF, Richelle Budd Caplan, Directora do Departamento Europeu – Escola Internacional de Estudos do Holocausto do Yad Vashem e Jerry Gotel, Director de Projectos Externos do Centro Cultural Judaico de Londres, realizará uma apresentação sobre o Ensino do Holocausto.
Esta sessão realiza-se no dia 26 de Janeiro de 2011, com início às 15h00, na DGIDC –Espaço NOESIS, Av. 24 de Julho 140 C – Lisboa, e será transmitida em directo, por videodifusão, através do endereço: http://videodifusao.dgidc.min-edu.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário