segunda-feira, 31 de maio de 2010

Classificação Internacional de Funcionalidade leva à reflexão

"O uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde em educação causa mais danos aos alunos com Necessidades Educativas Especiais do que lhes traz benefícios", esta é a conclusão do primeiro estudo sobre a matéria.

"A Educação Especial é uma das áreas mais negligenciadas do sistema educativo português." A crítica vem de Luís de Miranda Correia, investigador da Universidade do Minho, autor de Modelo de Atendimento à Diversidade (1995) e um dos maiores especialistas portugueses nesta matéria. Durante o primeiro Encontro Internacional de Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais (NEE), realizado em Braga, este fim-de-semana, o investigador apresentou um estudo sobre a "Utilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em Educação".

Trata-se de um instrumento de uso obrigatório para a elegibilidade de um aluno com NEE para beneficiar dos serviços de educação especial e de um programa educativo individual (PEI). No entanto, para quem lida diariamente com alunos com NEE, a CIF é apenas um instrumento "burocrático", "subjectivo" e "inútil".

Os resultados do estudo realizado por Luís de Miranda Correia e Rute Lavrador confirmaram o que há muito os professores de Educação Especial já sabiam: obrigar ao uso da CIF para servir de base à elaboração de um programa educativo individual foi um dos erros cometidos no Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro. Rute Lavrador vai mais longe ao afirmar que o uso da CIF em educação "é altamente desaconselhado", pelo que na sua opinião o decreto-lei devia ser "suspenso" ou "revogado".

No final, a legislação apenas decepcionou quem, como Maria Leitão, professora de Educação Especial, no Agrupamento de Escolas Taveiro, em Coimbra, esperava um documento "que inferisse mais nas práticas, no como fazer e trabalhar e nas metodologias". Esta é a maior dificuldade no que toca a leccionar para alunos com NEE.

De facto, um outro estudo, ainda a publicar, realizado por alunos de mestrado em Educação Especial, veio mostrar que para muitos professores a inserção de alunos com NEE significativas na sua sala de aula não é bem-vinda devido à falta de recursos, à indefinição dos conceitos relacionados com a Educação Especial e à ausência de colaboração que deve existir nas escolas.

No que toca a conceitos como o de Necessidades Educativas Especiais ou de Inclusão, entre outros, usados diariamente pelos profissionais da Educação Especial, lamenta Luís de Miranda Correia: "Não há uniformidade!" Segundo o investigador, seria importante que estes conceitos "fossem perfilhados ao nível nacional", para que todos os intervenientes pudessem "falar a mesma linguagem e a partir daí criar um processo que levasse a respostas educativas eficazes para os alunos com NEE e criasse ambientes profícuos para que pudesse haver uma articulação entre a escola, os pais e os especialistas."

Com ou sem CIF?

Com mais de 20 anos de trabalho na área da Educação Especial, Maria Leitão não tem dúvidas: "A CIF teve como objectivo arranjar uma maneira de muitos alunos saírem da Educação Especial." Ao longo dos três anos em que foi coordenadora do serviço de Educação Especial, Maria Leitão apercebeu-se do quanto a CIF dificulta o trabalho nas escolas. "Para mim importante é descrever o perfil de funcionalidade do aluno em termos das suas competências, porque é a partir daí que planifico o PEI." Por isso, esta professora admite sentir até uma certa "desonestidade pedagógica", quando preenche a informação que lhe é pedida na CIF. "Estou a usar um instrumento que, para mim, não tem validade nenhuma", conclui.

Alice Couceiro, docente no Agrupamento Vertical António José de Almeida, em Penacova, não podia estar mais de acordo. A trabalhar na área de Educação Especial há 12 anos, a sua experiência tem confirmado a pouca utilidade da CIF. "A nossa observação do aluno, a avaliação e o trabalho que desenvolvemos antes [do preenchimento da CIF] é que nos permite saber que tipo de apoio o aluno precisa." Por isso, a sua forma de actuar é simples: "Se me chega um relatório ou uma referência, antes de classificar o aluno pela CIF, vou observá-lo e daí vejo logo se ele é ou não elegível para a Educação Especial." Posto isto, Alice Couceiro já se habituou a ver a CIF como uma mera formalidade. "Quando classifico um aluno pela CIF estou só a formalizar o processo."

Sobre o estudo de Luís de Miranda Correia e Rute Lavrador, que mostrou como a mesma criança com NEE foi classificada usando a CIF de modo diferente em sete agrupamentos, Alice Couceiro não se mostra surpreendida. E arrisca uma explicação para o sucedido: "As classificações foram diversas, porque quem as fez só olhou para a parte formal do processo, se existisse um conhecimento intrínseco da situação não teria acontecido assim."

Então, quantas crianças a CIF excluiu dos apoios de Educação Especial? Esta é a questão que tem incomodado os profissionais. Luís de Miranda Correia responde com alguns dados elucidativos das problemáticas que se inserem no conceito de necessidades educativas especiais. Cerca de 50% dos alunos com NEE têm dificuldades de aprendizagem específicas, entre 16 e 18% problemas de comunicação, entre 8 e 10% sofrem de perturbações emocionais e comportamentais, 6 e 8% sofrem de problemas intelectuais e 2 e 3% de outras problemáticas como o autismo, impedimentos visuais, auditivos e motores. Quase 90% dos alunos com NEE estão enquadrados nas quatro primeiras problemáticas. Por isso, "é importante considerar que estas crianças também têm direito a respostas por parte do sistema educativo", refere Luís de Miranda Correia.

No entanto, as dificuldades de aprendizagem específicas, que se prendem com problemas neurológicos ligados à cognição e se reflectem em dificuldades na leitura, no cálculo e nas interacções sociais, não são elegíveis para os apoios educativos especiais. "Como não as entendemos, não lhes damos resposta e é uma falha grave do nosso sistema não incluir estas crianças no atendimento das NEE", acusa Luís de Miranda Correia.

No encerramento do encontro as conversas versavam o estudo divulgado sobre a utilidade da CIF. Entre a assistência, um professor perguntava a Luís Miranda Correia, se já havia alguma reacção do Ministério da Educação à sua investigação. "O estudo só foi apresentado hoje", respondia o investigador. Ninguém arrisca antever uma reacção. Mas "no mínimo é preciso fazer-se uma reflexão", advoga Alice Couceiro.

Andreia Lobo

In Educare

Liberdade actua dia 2 de Junho

Liberdade actua dia 2 de Junho n Pavilhão da União Sintrense num espectáculo de Angariação de Fundos para Apoio à Terceira Idade
O espectáculo tem inicio às 20h30, Liberdade actua cerca das 21h30.


mais informações em:
http://www.myspace.com/dialogomudo09

sábado, 29 de maio de 2010

Prémio Dardos

Com o Prémio Dardos se reconhece os valores que cada blogueiro mostra cada dia no seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais etc., que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras.

Foi com particular agrado que tomei conhecimento de ter sido o Pontos de Vista agraciado com o Prémio Dardos.
Sinto-me muito honrada por este prémio, oferecido com carinho, pela Isabel Pires do Blog http://bilroseberloques.blogspot.com/, o meu sincero obrigada.

O Prémio DARDOS tem três regras:

- Exibir a imagem do selo no blog.
- Exibir o link do blog que  recebeu a indicação.
- Escolher 15 blogs para dar indicação e avisá-los.

Ofereço com muito carinho e prazer, a:














São todos cantinhos muito especiais.
"Onde quer que nos encontremos, são os nossos amigos que constituem o nosso mundo." (William James)














Foto EC (2009)

«Por vezes julgamos que o que conseguimos é só uma gota de água no oceano. Mas sem ela o oceano estaria incompleto.»
Madre Teresa de Calcutá

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Imagens valem mais que mil palavras - Planeta Terra

consegue pensar em outras razões pelas quais crianças com necessidades especiais devem frequentar escolas comuns?

"Can you think of other reasons why children with special needs should attend ordinary schools"

(Extraído de documento da UNESCO, tirado da Internet, parte de documentos para orientação de professores com o nome: UNDERSTANDING AND RESPONDING TO CHILDREN´S NEEDS IN INCLUSIVE CLASSROOMS (Comprendendo e respondendo às necessidades de crianças em salas de aula inclusivas)

Traduzido do inglês e digitado em São Paulo por Maria Amélia Vampré Xavier, da Rede de Informações sobre Deficiências e Projeto Futuridade, Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais), Carpe Diem, SP, Sorri Brasil, SP, Rebrates, SP, Inclusion InterAmericana e Inclusion International em 13 de setembro, 2009.

Algumas pessoas fazem-nos perguntas se somos contra ou a favor da educação inclusiva, considerando que somos integrante da Diretoria Executiva da Federação Nacional das APAEs, já que alguns defensores inflexíveis da inclusão educacional acham que pertencer ao movimento apaeano é ser radicalmente contra a educação inclusiva, o que não é verdadeiro salvo no caso de pessoas muito radicais, que não prestam atenção ao que se passa em redor.

É verdade que existem no movimento apaeano correntes de pensamentos opostos a esse respeito, mas isso é salutar, as pessoas vão lendo, estudando, e frequentemente mudando sua opinião neste ou naquele setor específico. A verdade é que as escolas das APAEs durante meio século representaram o que mais se adequava a nossas famílias, e vivemos aqueles anos já longínquos, com muito amor no coração e muita vontade de ver nossos filhos se desenvolverem mais e melhor.

Mas o que de importante aconteceu nas escolas das APAEs foi que sempre representaram um lugar a que as famílias, angustiadas e cheias de medo, recorriam para começar a estimular os bebes que nasciam nos excelentes setores de Estimulação Precoce que temos por todo o Brasil. Nossas famílias, as apaeanas, sempre foram muito pobres, não tinham como têm alguns pais modernos o dinheiro necessário para levar os filhos ao psicólogo, ao terapeuta ocupacional, ao psiquiatra, ao neurologista. Não ganhavam o suficiente para manter a família: como gastar dinheiro com a criancinha que era mais lenta, parada, sem muita reação, se o essencial era alimentar toda a família?

O que acontece, e muitos professores têm nos relatado isso, quando uma criança com deficiência é matriculada numa escola comum, como deveria mesmo ser se obtivesse a ajuda necessária, se precisar de um psicólogo, um outro profissional para ajudá-la, essa ajuda dada através de serviços públicos variados tem uma demora de um, dois, mais anos. Claro que filhos de pessoas de classes abonadas, com o dinheiro pronto para despesas adicionais, podem e têm suas necessidades extras atendidas, são bem encaminhadas a escolas inclusivas nas quais contam com todos os recursos adicionais que precisam obter.

Não é nossa intenção confrontar famílias ricas com famílias pobres; todos nós sabemos, em nossa vida pessoal, que a questão de ter dinheiro é crucial, não havendo fartura dele não há tratamento odontológico, nem tratamento psicológico, muito menos a presença de um Cuidador, bem informado, que acompanhe a criança algumas horas por semana, contribuindo decisivamente para seu progresso como indivíduo..

Portanto, vamos todos caminhando no sentido do progresso, para o que contribuirá e muito a presença de pais e profissionais brasileiros na próxima e grande reunião de Salamanca, sobre educação inclusiva, em outubro 2009. Todos iremos sair ganhando com essa bela iniciativa!

Vamos ler com atenção o que a UNESCO nos diz sobre razões - e dificuldades – para a matrícula de nossos filhos com deficiências na escola boa para todos!

Plena Participação E Igualdade
A principal razão para que seja promovida a frequência de crianças com deficiências em escolas comuns, ou mesmo crianças vindas de ambientes muito desprivilegiados, é aumentar suas oportunidades de aprender através da interação com os outros e para promover sua participação na vida da comunidade.

Muitas vezes estas crianças são excluídas da sociedade. Elas podem estar escondidas em casa se tiverem aparência diferente, em razão de medo e superstição. Ou a pobreza força as família sa viver em favelas da cidade com poucas amenidades.. Frequentemente as necessidades dessas crianças não são reconhecidas e o pensamento geral é que têm pouco que contribuir para a comunidade. Porém, esta exclusão reduz as oportunidades das crianças de aprender, crescer e se desenvolver. Elas estão duplamente em desvantagem!Frequentar a escola local é a principal maneira de garantir que todas as crianças estão incluídas na sociedade.
As crianças não aprendem, simplesmente, só nas escolas. Elas aprendem com suas famílias, através de contato com colegas e amigos, e através da participação em todas as atividades variadas que ocorrem em comunidades. Porém, a frequência à escola ajuda a promover também estas outras formas de aprendizado.
Os professores têm uma responsabilidade específica para garantir que todas as crianças participem integralmente da sociedade e que tenham igualdade de oportunidade em educação.
Através de educação para todos deveria ser possível capacitar todos os seres humanos – incluindo deficientes – a desenvolver seu potencial máximo, contribuir para a sociedade e, acima de tudo, se enriquecer com sua diferença e não serem desvalorizados. No nosso mundo, constituído de diferenças de todos os tipos, não são os deficientes, mas a sociedade como um todo que precisa de educação especial a fim de se tornar uma sociedade genuína para todos.
Federico Mayor – ex-diretor geral da UNESCO.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

"Falando com quem faz"

Os ciclos de sábado da Pin- ANDEE, "Falando com quem faz" continuam no próximo sábado dia 29/05/2010.



Tema: Transição para a vida activa


Dinamizadoras: Maria de Belém e Alcinda Almeida


Local: FPCEUP


Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto


Rua do Dr. Manuel Pereira da Silva, 4200-392 Porto
http://proinclusao.com.sapo.pt/
inscrições em: proandee@gmail.com

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Diversidade

Sem mais palavras!!

Há pessoas diferentes

Cena do filme  "Amargo Pesadelo"
O vídeo é uma cena verídica.

O garoto não é actor, apenas uma criança com autismo que residia no local onde estavam   a ser realizadas as filmagens de "Amargo Pesadelo".

A equipe parou num posto de gasolina para abastecer e aconteceu a cena mais marcante que o director teve a felicidade de encaixar e imortalizar no filme.

Vale a pena contemplar a beleza do momento e, mais que tudo, a alegria do garoto...
a sua expressão num sorriso contagiante...

Ser Melga…

Ontem, durante uma conversa, chegámos ao termo melga...
Melga não tem para mim qualquer sentido pejorativo, para além da associação a um insecto, Ser Melga é aquele ou aquela que não larga, que ferra aqui e ali para fazer pela vida, não no sentido de sugar os outros sem nada dar em troca, até mesmo o próprio insecto quando pica deixa, normalmente, a marca da sua presença.
Ser Melga é usufruir do melhor dos que estão ao ser redor, cresce-se dando e recebendo. Ser Melga é quase  uma forma de estar na vida...
Ao procurar na net uma definição ou algo relacionado, encontrei um poema que revela bem esse sentido. Não pude deixar de constatar que se aplica ao que entendo por Ser Melga.
Aqui fica a partilha que dedico a todos os meus queridos melgas, aqueles que me fazem crescer em cada dia.
EC

Ser Melga…







Ser melga é um desafio! É viver um turbilhão; é estar confuso; é falhar; é crescer.

É ser inseguro e desconfiado.

É ser atento: aos outros, ao Mundo!

É estar em descoberta, em dúvida.

É fazer amigos para a vida em apenas um dia.

É preocupar-se; esforçar-se; superar-se.

É experimentar-se, conhecer-se.

É estar em constante excitação; é querer ser "O" mais, "O" melhor.

É querer ser incrível; querer ser super!

Ser melga, é ser crescido sem ainda o ser.

Ser melga é desejar ser tudo.

Ser melga, é ser mais."

Mafalda Sousa Guedes

terça-feira, 25 de maio de 2010

A sala de aula mágica

Uma amiga enviou-me este video com a legenda:
A vida de professor não é normalmente fácil. Mas um toque de magia - ou tecnologia - pode ajudar um pouco...
Eu sou posso acrescentar: deliciosamente criativo

A escola que eu sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir

O livro relata a experiência inovadora da Escola da Ponte, desenvolvida em Portugal e que conta com mais de trinta anos de existência.

O educador Rubem Alves ao tomar contacto com a escola da Ponte viu a materialização de todos os seus anseios educacionais na medida que, a escola da Ponte apresenta uma prática focada no aluno e em suas necessidades fazendo do espaço escolar um verdadeiro laboratório de novas experiências, onde a relação professor-aluno é repensada e trabalhada não de forma unilateral - eu professor detenho o saber- mas sim dentro de uma relação de diálogo onde saberes são trocados e através da experiência concreta e do exercício da responsabilização os alunos tornam-se protagonistas e com isso sentem-se motivados a aprender e fazer novas descobertas.

Após o autor passar alguns dias em contacto com a Escola da Ponte, conversando com professores, alunos e pais, começou a relatar essas experiências através de artigos publicados no Jornal Correio do Povo - em Campinas, artigos estes que foram reunidos neste livro e que expressam todo o encantamento de Rubem Alves com as práticas educacionais vivenciadas na Escola da Ponte.

A Escola da Ponte, que possui uma equipe sólida pois actua há mais de vinte e cinco anos na escola, passou no decorrer dos anos por um processo constante construção colectiva e através do ensaio e erro seus educadores, juntamente com a comunidade criaram as bases de uma proposta pedagógica comprometida com o aluno e o desenvolvimento de sua criatividade, partindo do pressuposto que o aprendizado pode acontecer de forma prazerosa e o trabalho com projectos e pesquisas possibilita a troca constante e o crescimento do espírito de investigação

Assim , a escola da Ponte não apresenta a clássica divisão de salas de aulas seriadas e nem os espaços são organizados como as escolas tradicionais. Os espaços são amplos, as salas são multisseriadas e o que determina o trabalho pedagógico são os temas escolhidos que possibilitam o agrupamento dos alunos de acordo com os interesses em determinados projectos. O autor relata por exemplo, que existe um quadro na escola onde consta:"tenho necessidade de..." e respectivamente outro que diz:"posso te ajudar", o que estimula a troca constante de saberes e a responsabilização contínua de todos com o seu aprendizado e dos demais colegas. Rubem Alves avaliando essas experiências constata no livro que a escola da Ponte não tem a cidadania como algo a ser atingido, discurso tão comum e corriqueiro na propostas pedagógicas das escolas, mas sim afirma que a escola da Ponte permite que seus alunos efectivamente vivam a cidadania. Um outro exemplo interessante relatado pelo autor é que os alunos mais velhos produzem textos para os mais novos estabelecendo assim uma troca entre os alunos sem a rigidez seriada e estanque das escolas tradicionais.

O encanto do autor por esta experiência dá-se sobretudo pelo fato que ele é um severo crítico das escolas tradicionais e por isso vê a Escola da Ponte, como um experiência autêntica que estimula a inclusão de todos os alunos, agregando valores que permitem a vivência da cidadania e formando alunos considerando sua totalidade e não se fragmentando como normalmente acontece, segundo o autor, as escolas organizadas nos moldes tradicionais.

O livro A ESCOLA QUE EU SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR retrata a crença de Rubem Alves de que a aprendizagem pode ser uma processo prazeroso e que experiências como essa devem ser estimuladas, valorizadas e sobretudo divulgadas para que os educadores sintam-se motivados a agregar novos valores as suas práticas, é portanto ,uma tentativa do autor de contagiar educadores para que promovam mudanças voltadas para um aprendizado mais lúdico, prazeroso e que promova a vivência da cidadania e que esta seja vista, não como algo abstracto, mas sim como algo concreto que pode e deve ser desenvolvido nas escolas.
por:vivianK em:http://pt.shvoong.com

Congresso de Educação Infantil

Congresso de Educação Infantil

http://www.agencia.fapesp.br/materia/12227/agenda/congresso-de-educacao-infantil.htm

De 15/6/2010 a 18/6/2010


Agência FAPESP – A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará de 15 a 18 de junho, em Araraquara (SP), a terceira edição do Congresso de Educação Infantil, com o tema “A educação informal constituindo a formalidade do atendimento na primeira infância”.

O evento é destinado a educadores de infância, pesquisadores e profissionais formados na área de humanidades e de outras que atendam e defendam os direitos da infância. Um dos objetivos do congresso é entender a criança inserida em determinada cultura e os elementos que a compõe.

Haverá palestras, conferências, mesa redondas e apresentação de trabalhos. “A ética na educação enfantil”, “Educação em arte”, “As contribuições das diferentes áreas para o desenvolvimento da infância e da implementação da educação infantil”, entre outros, serão alguns dos temas em discussão.

O evento será realizado no Sesc de Araraquara.

Mais informações: www.fclar.unesp.br/gpei

 
Evento é destinado a educadores de infância, pesquisadores e profissionais formados na área de humanidades e de outras área relacionadas aos direitos da infância


 

segunda-feira, 24 de maio de 2010

PERTURBAÇÃO DE HIPERACTIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO

PERTURBAÇÃO DE HIPERACTIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO

O Agrupamento de Escolas de Sátão vai promover um workshop subordinado ao tema "PERTURBAÇÃO DE HIPERACTIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO", no dia 31 de Maio e 2 de Junho.

Os temas a abordar são:

- Desordem por Défice de Atenção com e sem Hiperactividade, agitação motora e impulsividade

- Causas e processos inerentes à Hiperactividade e Défice de Atenção

- Comorbidades e Problemas associados: Dificuldades de Aprendizagem, Agressividade, comportamentos de Oposição, Auto-Estima

- Medidas pedagógicas para o Jardim de Infância e Ensino Básico

O ponto ...

O ponto...de partida e de chegada!!

"Falando com quem faz"

Ontem, sábado dia 22 de Maio a Pin-ANDEE, dinamizou mais um “Falando com quem faz”: O Sol quente de Primavera não afastou os mais de cerca de quarenta participantes para partilhar uma temática pertinente: Respostas Diferenciadas no âmbito dos PIT, uma experiência de uma escola de segundo e terceiro ciclo, partilhada por Jorge Humberto.

O dinamizador iniciou a partilha, com a citação de Mittler (2003) referindo que “o sucesso de qualquer sistema educativo inclusivo ou exclusivo, pode ser melhor pulsado pelos jovens que o estão deixando”, salientando deste modo, que a escola deve dar o seu melhor contributo com a melhor preparação possível. Dentro de uma perspectiva de escola inclusiva que se preconiza, referiu a Inclusão como o objectivo da eficácia na conjugação dos recursos para o envolvimento e participação plena de todos os alunos, porque a inclusão é mais que aprender todos juntos, é oferecer ambientes de aprendizagem adequada, mas promovendo sempre opções educativas de acordo com cada aluno.

A questão que nunca se pode colocar é que não se pode transitar um aluno por não ter as competências essenciais, o mais importante é que ele acompanhe ao máximo as actividades da sua turma num total envolvimento na vida escolar.

Foi ainda salientado a importância da equipa de toda uma instituição no envolvimento de actividades que privilegia em primeiro lugar o tempo e actividades dos alunos com Currículo Especifico Individual, existindo neste projecto diferentes oficinas (Culinária; Jardinagem; Costura; Bricolage), tendo como objectivo principal existir sempre um produto final, valorizando assim a aprendizagem no contexto tornando-a significativa. Estas oficinas têm um propósito crucial na funcionalidade, sendo os apoios antecipatórios em relação à turma e às actividades desta e não compensatório em relação à funcionalidade, de modo a contemplar a plena participação, mesmo em aprendizagens funcionais. Apresentou ainda os leques diversificados de soluções e recursos (humanos e físicos) para a implementação deste projecto.

Com o seu humor peculiar, o dinamizador foi referindo que mais do que preocupado com a legislação ou com um documento normalizado, o mais importante é fazer o que tem que ser feito, ou seja, a necessidade de executar na prática o melhor possível para bem dos alunos que acompanhamos.

Em jeito de conclusão, refiro que de facto as práticas educativas só são verdadeiramente avaliadas quando os alunos saem da escola mais do que quando estão nela, no sentido de nos preocuparmos com as oportunidades que proporcionamos aos alunos com que trabalhamos.

Para além dos recursos, tempos e espaços, o que mais realço nesta partilha é a eficácia e os factores promotores na pertinência da exequibilidade deste projecto, salientando-se aqui o papel da direcção da escola na aposta prioritária a este projecto, a importância fundamental do recurso humano com perfil, dos envolvidos que planificam atempadamente para que as actividades funcionem! Sabe-se e foi referido que muitos professores, dão da sua boa vontade para dar mais tempo à escola, porque muito do que foi apresentado vai para além do que um docente faz no seu horário.

Como questões finais e ainda sem resposta, foi lançada à discussão a transição destes alunos num futuro inclusivo com direito a trabalharem numa empresa ou a aquisição da habitação própria! Porque estas respostas têm que se prolongar para além da realidade educativa.

Autismo...uma forma diferente de ver o mundo

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Supere-se


Surpreender-mo-nos sempre é necessário...Como diz o poeta...agir como se estivessemos a ser contemplados...porque, embora pareça não estamos sozinhos...Quem acredita...Quem tem um porquê para atingir...acredita e faz!! Aqui fica para alento e reflexão!!

Diferenciação Pedagógica: mais do que palavras...

Hoje disseram-me que é fácil falar em diferenciação pedagógica quando não se tem um grupo de alunos numa sala... Pois este post que partilho vem mesmo a calhar...eu não diria melhor! Não mudaria uma vírgula.
Além do mais, já tive grupos de alunos, ainda os tenho em algumas circunstâncias... e porque, não só acredito, como sei, que é possível !!


"Ontem durante uma formação que estou a frequentar fomos "sensibilizados para a diferença", trabalhando vários aspectos de uma forma muito dinâmica...
De lá surgiram muitas interrogações, mas uma pergunta ficou para reflexão...

Se todos nos acomodarmos o que restará do individual?

Ao ouvir esta questão, surgiram-me outras que ficaram a "viajar" pela minha cabeça durante todo o dia.

Será que a Escola e os Agentes Educativos respeitam a individualidade de cada criança?

Será que se respeitam e/ou"aproveitam" as diferenças individuais em prol do grupo?

Não...a minha resposta a estas duas questões é Não, mas claro que existem excepções (felizmente digo eu...)...Senão vejamos...

Os Professores, na sua grande maioria estão preocupados com o currículo, defendem-se que este é demasiado extenso e que se sentem demasiado pressionados para o cumprirem...Ok...Até posso aceitar esta justificação, mas nada os obriga a "dar" aulas para o geral da turma, tendo como referência o "aluno-padrão" e/ou a média da turma...esquecendo-se daqueles que por um motivo, ou outro tem mais dificuldade...

Nada pode justificar esta postura até porque todos nós, em algum momento também já tivemos (ou temos) dificuldades e nunca gostámos de ser o "patinho-feio"...

É urgente que todos os agentes educativos alterem as suas práticas, respeitem as "diferenças" individuais para "crescimento" do grupo...E quando falo em agentes educativos, falo em TODOS!!!Não apenas em professores!!!

Muitos que estão a ler este texto devem estar a dizer: "Boa, mais um com muita conversa...isso é tudo muito bonito mas eu tenho 20 e poucos alunos"...A isto apenas posso responder, E qual é o problema?!?

Ouve-se falar em diferenciação pedagógica, ela está bem "vincada" em documentos que regem a nossa prática, mas depois no dia-a-dia muito fica por fazer...

A diferenciação pedagógica existe (ou deveria existir para...) para potenciar as capacidades de cada um, para valorizar a individualidade de cada criança...

Assim temos de ter um ensino dinâmico, a aprendizagem deve ser activa e deve haver interacção, não só entre as crianças e o professor (criação de relações), mas também entre as crianças e os objectos ...O tempo do Professor na mesa no topo da sala a leccionar junto ao quadro já acabou...É preciso que haja trabalho cooperativo...que os alunos sintam, vivam, experimentem...é preciso que eles aprendam vivendo...(vivendo aprendemos mais e melhor)...

Diferenciação Pedagógica não pode ser apenas um termo utilizado no Papel, ou porque fica bem (está na "moda"...).

Diferenciação Pedagógica é um conjunto de estratégias utilizadas para "retirar" do Individual e "colocar" em benefício do grupo...É o valorizar da partilha, da parceria, do grupo...é "crescer com o outro" criando responsabilidade individual para trabalhar de forma autónoma...É criar uma sala de aula "apetecível"...

É preciso repensar práticas e tal como referem Cardoso et al. (2000) é necessário que a escola privilegie o “saber”, o “saber-fazer” o “ser” e “ajudar a ser”, sendo o aluno o principal responsável pela sua própria aprendizagem, e o professor um prático reflexivo que exerce a sua profissão com autonomia, favorecendo a construção do conhecimento e o “aprender a aprender”,o que passará pelo abandono de uma pedagogia da dependência (reprodutora) em favor de uma pedagogia para a autonomia (transformadora)."



quarta-feira, 19 de maio de 2010

Para uma reflexão sobre competências em Educação Pré-Escolar

Numa semana em que me parece que alguns docentes ainda não compreendem bem o que é Educação Pré-Escolar sinto a necessidade de partilhar este post:

"A Educação de Infância tem vindo a ser progressivamente considerada a etapa inicial de educação básica. As razões que têm levado os países a actuar na base desse pressuposto derivam dos dados provenientes da investigação (que confirmam a vantagem educativa para as crianças da frequência de educação Pré-Escolar) e das características das sociedades desenvolvidas (urbanizadas, massificadas, informatizadas, mediatizadas, globalizadas e multiculturais) que tornam as famílias cada vez mais desprotegidas, impreparadas e indisponíveis para uma educação completa das crianças.

A frequência de um contexto formal tem-se tornado, assim, indispensável para proporcionar às crianças vivências alargadas, relevantes e adequadas que contribuam para a preparação para uma vida cujas características já experimentaram através da família e dos media.

Educar para uma acumulação de conhecimentos deixou de ser a grande finalidade da educação, apontando-se antes para a necessidade de proporcionar a cada indivíduo as condições que lhe permitam aproveitar e utilizar, do berço até ao fim da vida, todas as oportunidades que se lhe oferecem no sentido de actualizar, aprofundar e enriquecer os seus primeiros conhecimentos e de se adaptar a um mundo em permanente mudança.



Trabalhar de forma qualitativamente superior em educação de infância pressupõe que o educador seja capaz de responder adequadamente não só à diversidade das infâncias, observável nos diferentes contextos educativos, mas também que o educador seja um profundo conhecedor das áreas de conteúdos que aborda e que utilize estratégias de documentação e avaliação que fundamentem o desenvolvimento do currículo, os
processos de ensino e de aprendizagem.

Actualmente, assiste-se no nosso país, à semelhança do que acontece internacionalmente, a uma preocupação com a avaliação e o desenvolvimento do currículo na Educação Pré-Escolar, sobretudo procurando formas de regulação do sistema.

A Educação de infância tem, contudo, especificidades às quais não se adequam todas as práticas e formas avaliativas utilizadas tradicionalmente noutros níveis de ensino. Por outro lado, nesse contexto, assiste-se também a uma mudança ao nível dos papéis normalmente desempenhados no processo de avaliação: os educadores de infância tendem a envolver-se de forma mais intencional porque os resultados da avaliação lhes permite conhecer melhor as crianças e avaliar o seu próprio trabalho promovendo o seu crescimento profissional e são, ainda, úteis para suportar a continuidade do processo educativo; as crianças deixam de ter um papel passivo assumindo um papel mais activo e podem descobrir que os seus esforços são valorizados e os pais deixam de ser receptores passivos dos resultados de avaliação e passam a colaborar em todo o processo.

Podem contribuir com os seus conhecimentos sobre a criança e na elaboração de registos ao longo de toda a experiência educacional.

“Os pais não podem apenas ser vistos como receptores dos resultados da avaliação mas também como participantes de forma colaborativa no processo” (Zabalza, 2000).

Conhecer os objectivos e os projectos educativos e pedagógico, ter informações sobre o que está a acontecer e o que os seus filhos experienciam e colaborar no processo de avaliação facilita a compreensão e a valorização da componente educativa do jardim de infância e promove a confiança dos pais no profissional de educação de infância e na Educação em geral."
in: http://maiseducacaodeinfancia.blogspot.com/

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Fotografar a Matemática

A Escola Profissional de Braga lançou o desafio aos alunos e cerca de 160 projectos apresentaram-se ao concurso "A imagem da Matemática". Vinte fotos e textos estão agora expostos no centro comercial Braga Parque.



Nuno Silva colocou a máquina em modo multi-sequencial, o que lhe permitiu colocar fotos em cima de outras fotos. Pediu a três colegas da turma para olharem para a lente e assim nasceu uma fotografia com três rostos sobrepostos e que ficou em primeiro lugar no concurso "A imagem da Matemática". Pelo segundo ano lectivo, a Escola Profissional de Braga desafiou os estudantes a captarem fotograficamente várias situações do dia-a-dia, tendo como ponto de partida que a Matemática tem uma clara ligação com o espaço que rodeia o mundo.



Nuno Silva, de 19 anos, aluno do 3.º ano de Desenho Gráfico, respondeu à chamada e ganhou o desafio. "A imagem representa o tempo, a simetria que existe entre as três caras", explica. "O desafio foi lançado e tentei fazer uma coisa totalmente diferente do que se tem feito ultimamente", acrescenta. O concurso estipula que as fotos tenham um pequeno texto explicativo. "Há coisas bem reais e outras serão somente um mito, e isto repete-se num ciclo infinito. O padrão acaricia o fundo e o trio preenche a foto. O tempo une as almas e a Matemática insiste na simetria. Três é um todo e figuras a senha. E ainda afirmam que não vivemos da Matemática?", escreveu com uma interrogação no final.

Repto lançado, cerca de 160 projectos foram apresentados pelos alunos, que podiam concorrer com um máximo de três trabalhos. Um júri, composto por professores de Matemática, Português e Desenho Gráfico, escolheu os 10 melhores projectos que, posteriormente, foram colocados à apreciação de toda a comunidade educativa. Mais uma votação e daí saíram os três vencedores. Neste momento, e até 21 de Maio, o centro comercial Braga Parque mostra os 10 melhores projectos deste ano e mais 10 recuperados do rol de concorrentes.

Tiago Ribeiro ficou em segundo lugar com uma fotografia de árvores que se reflectem na água. "Num deambular pela Natureza, uma companheira acabei por ter porque a água também via o que os meus olhos acabavam de ver!", escreveu para explicar a sua imagem.

Nuno Araújo conquistou o terceiro lugar com um caminho rodeado de árvores. "Há coisas que parecem não ter fim", escreveu. Uma máquina fotográfica, um vale de compras na Fnac e uma pen drive foram os prémios distribuídos pelo primeiro, segundo e terceiro classificados, respectivamente.



Concisão e precisão. Matemática em fotos e textos criativos. A disciplina dos números como uma linguagem e uma arte. E assim a Escola Profissional de Braga proporcionou um envolvimento lúdico de toda a comunidade num saudável encontro com a Matemática, aliando imagem e texto. "Este projecto pretende quebrar o gelo em relação à imagem que se tem da Matemática", adianta José Pedrosa, professor de Matemática e coordenador do projecto. "E o desafio foi o seguinte: que os alunos captassem uma imagem que tivesse a ver com a Matemática e que produzissem um texto que associasse a imagem à Matemática."
A Matemática está em todo o lado de várias formas e, nesse sentido, a escola de Braga não retira do seu programa o concurso, que tem sido bastante participado e que se enquadra nos seus propósitos de potenciar aptidões profissionais, técnicas, científicas e comunicacionais dos estudantes. "Com a Matemática podem escrever-se frases com conteúdos e estilos diferentes, sob aspectos estéticos; fazer esboços, esquemas, diagramas e gráficos, e desenhos e fotografias", refere-se no folheto de divulgação do concurso.


                                                                Nuno Silva - 1.º lugar
"Há coisas bem reais e outras serão somente um mito, e isto repete-se num ciclo infinito. O padrão acaricia o fundo e o trio preenche a foto. O tempo une as almas e a Matemática insiste na simetria. Três é um todo e figuras a senha. E ainda afirmam que não vivemos da Matemática?"
                                                              
                                                                Tiago Ribeiro -2.º lugar


"Num deambular pela Natureza, uma companheira acabei por ter porque a água também via o que os meus olhos acabavam de ver!"
                                                               
Nuno Araújo -3.º lugar
"Há coisas que parecem não ter fim."

Fonte: http://www.educare.pt/

domingo, 16 de maio de 2010

Ciclos de Sábados: "Falando com quem faz!

A Associação Nacional de Docentes de Educação Especial continua com os seus ciclos de sábados.
O próximo Falando com quem faz é no próximo dia 22/05/2010

“Respostas Diferenciadas no âmbito dos PIT: uma experiência"

Dinamizador:Jorge Humberto

sábado, 15 de maio de 2010

Bem vindos à Holanda....

Uma pequena reliquia, já conhecia este texto, descobri agora o video que aqui deixo para partilha. 
Gostaria de acrescentar o meu enorme respeito por todos os pais que de alguma forma tiveram que alterar o seu percurso de viagem...

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A história de Van Gogh, O rapaz dos Girassóis.

Anholt, Laurence (2007). A história de Van Gogh, O rapaz dos Girassóis. Ed: Círculo de Leitores



A arte expressa-se por necessidade. Van Gogh, tal como as crianças sentia esse impulso. Tentava expressar os seus sentimentos e emoções nos seus quadros, trabalhando inúmeras vezes, dias sem parar. Vincent Van Gogh não foi muito reconhecido na sua obra e nas suas criações (em muitos casos, tal como nas crianças). Factos provam que não vendeu um único quadro em vida.

Hoje é reconhecido como um dos mais famosos pintores em todo o mundo. Durante a sua vida curta, pintou mais de 800 quadros. Um dos seus quadros mais enigmático é o Girassóis.
Este livro conta a história de um génio pintor, sobre esse quadro, mas também sobre a aceitação da diferença.

Neste livro apresenta-se reproduções dos seus quadros e a história é um convite a todos os sentidos!!
EC
Convido-os a ver o filme desta história em

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Para além do óbvio- Histórias sociais

Para além do óbvio- Histórias sociais
Clicar na imagem para ler o post

Autismo

Autismo
clicar na imagem para ler o post

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias
clicar na imagem para ler o post

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos