segunda-feira, 21 de junho de 2010

"Falando com quem faz" - Transição para a vida adulta – Desenvolvimento de Experiências Sócio-Ocupacionais“

No passado sábado dia 19 de Junho, decorreu mais um “Falando com quem faz!” com a temática:
"Transição para a vida adulta – Desenvolvimento de Experiências Sócio-Ocupacionais“.

A apresentação esteve a cargo de Ana Rosa Trindade, docente de educação especial, juntamente com Elsa Gomes, educadora social e Raquel Nunes, assistente social, representando uma equipa de sete pessoas. A dinamização teve a particularidade de ser nas próprias instalações da escola, em plena festa de final de ano lectivo, o que permitiu in loco poder-se sentir o envolvimento de toda uma equipa escolar no envolvimento das actividades.

De referir que, como não poderia deixar de ser, a dinamizadora Ana Rosa, em nome da direcção da PIN aproveitou o momento para a divulgação do lançamento da revista (primeiro número desta associação) que foi entregue aos associados presentes!



Dando inicio à sessão, a oradora solicitou aos presentes uma frase, comentário ou pensamento sobre a TVA (Transição para a vida adulta), que foram colocadas num quadro e foram sendo discutidas paralelamente ao longo da palestra.

Foi apresentado o enquadramento teórico e legal da TVA (Art. 14 da Lei 3/2008), a referência ao PIT (Plano Individual de Transição - documento que regula a transição para a vida adulta e que deve responder às expectativas dos pais e jovens, devendo ser elaborado três anos antes da escolaridade obrigatória). A pertinência da Declaração de Salamanca que refere a responsabilidade da escola em proporcionar aos alunos competências necessárias na vida diária profissional. Referiu-se o trabalho de Lou Brown e de Ana Maria Bérard da Costa com a realização dos currículos funcionais.


Foi referido, através de uma citação de Paulo Afonso (2005) “que a implementação de todo o processo de TVA deve ser feita por um grupo de elementos que envolvem não somente o docente de educação especial mas também o de ensino regular e outros técnicos, constituindo o que se pode considerar uma equipa multidisciplinar que funciona verdadeiramente de forma articulada”.

Constatando que actualmente, nas sociedades ocidentais, surgem dificuldades associadas ao processo de inclusão social das jovens gerações, é evidente que foi referido as dificuldades acrescidas da população com Necessidades Educativas Especiais, facto corroborado por todos os presentes neste sábado, referindo-se como exemplos os concursos e entrevistas destes alunos, a formação e entrada no mercado de trabalho. Torna-se assim necessário, estabelecer protocolos com instituições da comunidade, neste caso, no projecto apresentado, com o mini mercado, a quinta pedagógica, o café e, curiosamente, mas com toda a pertinência, com a própria escola (buffet da escola, a biblioteca, o jardim de infância).

Considera-se assim, que a TVA é definida como parte de um longo e complexo processo que engloba a fase da vida de uma pessoa e que necessita de ser orientada, sendo um assunto de tema prioritário previsto no trabalho da Agência Europeia no período compreendido entre 2007 e 2013.

Em jeito de síntese pode-se referir que a TVA é um processo de transfer e mudança, que exige medidas políticas (de preferência adequadas, com medidas de apoio e financiamento); equipas multidisciplinares com medidas criativas; articulação entre escola/família/comunidade com a efectiva participação do aluno (contemplando necessidades e competências); construção de redes sociais ou profissionais (aumentando o sistema dual (princípio de combinar a teoria na escola com a prática nas empresas), melhorando a comunicação entre os intervenientes e a necessidade do acompanhamento das escolas neste processo dos alunos, reforçando os serviços de Orientação Vocacional.
De referir ainda, que nesta partilha foi apresentada a caracterização do agrupamento e em especial a escola onde se insere este projecto, a dinâmica do mesmo, desde o apoio individual, à frequência das aulas e às áreas curriculares especificas, as saídas, o atelier de bijuteria, entre outros.

Manhã muito rica em partilha e calorosa no acolhimento, que teve a particularidade de ser muito dinâmica e contar com o envolvimento dos participantes, quer na palestra como na participação da festa da escola, podendo-se mesmo adquirir os produtos realizados por estes alunos, na valorização do produto final.


Em jeito de conclusão, mais uma vez, também nesta partilha, fica patente a importância da direcção da escola na aposta a estes projectos como fundamentais numa escola inclusiva. Aproveitando uma frase abordada nesta manhã, termino com a reflexão de que o caminho é feito de avanços e recuos, mas que fazemos o percurso numa busca incessante de soluções!

Parabéns, por mais uma excelente partilha, a todos aqueles que a tornaram possível!

7 comentários:

David Rodrigues disse...

Falando com quem faz, ficamos a saber melhor o que fizemos, o que fazemos e o que queremos fazer. O "outro" oferece-se não como modelo mas como espelho para nós nos vermos melhor.
Muito bom! Parabéns à Ana Rosa & Cia e a todos os que acreditam em espelhos...

David Rodrigues

EC disse...

;) Lindissimas palavras. Sem mais, com um agradecimento muito especial a si que é também para nós um grande espelho!
Um abraço Elvira

nedav disse...

Parabéns...

Professor David que palavras lindas...Fantástico...sem palavras !!!

Ana Rosa Trindade disse...

Parabéns a quem escreceu a noticia! Quem não esteve presente fica com uma ideia clara do que se passou.
Em relação à partilha efectuada considero-a muito rica, com "gente" muito interessada que abdicou de uma manhã de lazer para se juntar a nós!
Apesar da dificuldade da temática tratada e das "não respostas" constantes acredito nos caminhos que percorremos por detrás do espelho!

Unknown disse...

Ana, Estive presente e gostei muito! A partilha foi rica e se mais tempo houvesse, mais seria...
Ajudaste a desembaciar muitos espelhos.
Obrigada.

EC disse...

Rosa e Fátima
bem vindas :)
Rosinha a noticia só está bem escrita porque a dinamizadora é uma profissional e peras!! Quando for grande quero ser como vocês!! Como diz a Fátima tu, bem como a Fátima, vocês ajudam-me a "desembaciar" e sobretudo aprender nos vossos espelhos!!!
bjs grandes!

Ana Rosa Trindade disse...

Voçês são umas queridas!!
Como tal minhas concorrentes directas em busca dessa competência :o)
Continuando a "brincadeira" pena que o meu espelho seja cada vez mais desobediente e a "sabedoria" se esteja a estender cada vez mais na horizontal :o) :o)

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Para além do óbvio- Histórias sociais

Para além do óbvio- Histórias sociais
Clicar na imagem para ler o post

Autismo

Autismo
clicar na imagem para ler o post

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias
clicar na imagem para ler o post

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos