domingo, 15 de março de 2015

A arte de ensinar grandes ideias, regras simples

A arte de ensinar
grandes ideias, regras simples
Alan Haigh
Academia do Livro (2010)


Alan Haigh, professor britânico, com mais de 30 anos de experiência, neste livro em modo ST “simplifique tudo” (pág. 13) aborda a atitude do professor na relação com os alunos através de uma reflexão pedagógica.
Despretensioso, sem recurso a trabalho teórico e sem pragmatismo, embora crente do adágio “A prática sem a teoria é estática; a teoria sem a prática é estéril" (pág. 14).
Comenta o modo como podemos transmitir, de forma mais clara e eficaz, os conhecimentos, centrando o alvo de concentração da aula (por parte do professor) no foco do conhecimento, a compreensão, competência e atitude (percepção dos alunos; avaliação critica e comportamento emocional). A necessidade de questionar frequentemente: "Porque estão os alunos a fazer isto? " (pág. 22 e 56); o que vão eles aprender? " (pág. 22).  Sabendo a razão de se fazer uma determinada coisa, não se evita que se torne menos maçadora, mas pode-se torná-la mais aceitável (pág. 26).
Em quatro partes (Planeamento; Comportamento e Gestão da sala de aula; Ensino e aprendizagem; e Avaliação), num total de 19 capítulos, explana a aprendizagem num contexto com significado para os alunos, reforçando  que deve ser clara, ter utilidade, ser estruturada, com um foco e uma direção. Ser "claro" (com a linguagem apropriada)  e “não conduzir os alunos através de túneis escuros" (pág. 28).
Menciona a importância da estrutura de aula com inicio, meio e fim, resumindo a referida estrutura de modo a consolidar a aprendizagem, referida, por vezes, como plenário. Alude para o facto de que o início de aula deve funcionar como introdução e contexto, sendo a aula (o meio) "o objetivo de ensino", estabelecendo ligações que os alunos possam captar de forma a ligarem ideias a aprendizagens anteriores (pág. 31).
Através das atividades, recursos e organização de aula (pág. 46), destaca  a análise em conjunto com os alunos, para identificarem o que aprenderam na aula que anteriormente não sabiam (pág. 47). Evidentemente aborda a necessidade de diferenciar para ajustar (variando o grau de dificuldade de trabalho ajustando à diversidade de capacidades e ritmos (pág. 50).
Refere a diferenciação, em função do resultado ou da tarefa (os resultados finais podem ser diferentes, mesmo que a tarefa seja a mesma e diferentes tarefas, podem ter ou não, pontos de partida diferentes (pág. 51).
Ao nível do planeamento, refere ainda a necessidade de serem planeadas outras atividades para os alunos que rapidamente terminam as suas tarefas iniciais, devendo aquelas ser desafiadoras (pág. 52).
Refletir com os alunos a razão de cada atividade permite-lhes uma aprendizagem mais agradável, com maior independência, incentiva as competências de pesquisa e estimula o pensamento e a capacidade para tomar decisões (pág. 56).O autor, remete assim, para um planeamento com criatividade, mencionando estratégias periféricas para aumentar o interesse e agrado dos alunos, como o é caso das expressões(pág. 63).
Ao nível de gestão de sala de aula  salienta o primordial repertório de vozes, pistas e sinais comportamentais que os alunos devem interpretar (pág. 71), estabelecendo posição de autoridade sem ser autoritário (pág. 72), clarificando expectativas de trabalho e comportamento (pág. 74), aludindo para o reforço de ações desejáveis como uma reação positiva, ou seja, condicionamento operante (pág. 77), respeito mútuo (pág. 79), linguagem do elogio e a sua sofisticação (pág. 81), que presume elogiar e explicar porquê.
Salienta a importância do currículo oculto (expresso nos conteúdos programáticos de nenhuma disciplina, mas que é igualmente importante para os alunos aprenderem de modo a atingirem os seus objetivos de aprendizagem (pág. 85).
Lembra que para uma plena gestão de sala de aula é importante valorizar os alunos nas suas competências, ter uma percepção dinâmica do que se passa na sala de aula (pág. 92), posicionando-se de forma a ver todos os alunos. Deste modo, previne atuar antes de alguma irregularidade, especialmente com observação de espírito leve em vez de ameaça (pág. 92).
O professor deve ser constante e confiável, estabelecendo rotinas e responsabilidade dos atos. Ao nível do ensino deve usar abordagens diferentes, aplicando estratégias diferenciadas em momentos distintos. Professores que orientam, incentivam a descoberta (pág. 120), envolvem os alunos na aprendizagem, escutam as  respostas e expandem-nas (pág. 130), porque pensar e raciocinar é mais importante do que simplesmente evocar corretamente (pág. 143). Proporcionar ambientes que conduzam à pesquisa (pág. 154), valoriza a cooperação e o incentivo mútuo na aprendizagem (pág. 162).
Ao nível da avaliação, sublinho uma premissa inclusiva que ainda escasseia: todos os alunos contam, (pág. 174), enfatizando que se deve direcionar o ensino para ajustar às necessidades da turma e de cada um (pág. 176). 
Considerando que ensinar é um constante desafio, o seu fascínio nunca é maçador (pág. 179), o professor deve avaliar o próprio trabalho e diagnosticar as realizações dos alunos, analisando e identificando problemas individuais. Em suma, desenvolver aprendizes independentes para a vida (pág. 194).
Trata-se de uma leitura motivadora, para alguns um auxiliar de memória, pois não constituirão novidade as estratégias aqui mencionadas, para outros, mais  cépticos, será provavelmente uma utopia.
Saliente-se, que estas abordagens pedagógicas, não são inovadoras, pelo contrário, há muito que anuímos (a investigação e a prática assim o confirmam) de serem as adequadas, o mais comum, lamentavelmente, é não serem executadas.
Questiono, por vezes, o feedback destas sugestões de leitura que periodicamente partilho, e é com satisfação que vou sabendo que contribuíram, em alguns casos, para reflexão. Se esse objetivo for cumprido com a leitura deste livro, é com júbilo que aqui o partilho, pois o compromisso que em cada dia assumimos para com os alunos deve conduzir à razão de escolha da profissão (pág. 195), esperando evidentemente que essa escolha não tenha sido inadequada...


Elvira Cristina Silva

In: Sugestão de leitura na Newsletter Pró.Inclusão nº 82 pág. 12 (março 2015- 1ª quinzena) 

Sem comentários:

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos