A artista Joana Vasconcelos tem uma peça de colecção intitulada "Ponto de Encontro" (2000).
"É uma peça da colecção da Caixa Geral de Depósitos, feita primeiro em Serralves. É um carrossel ao estilo antigo português. Uma estrutura de ferro, como se via nos parques infantis das décadas de 70 e 80. Venceu o prémio Tabaqueira de Arte Pública. Este carrossel gira em torno de um eixo fixo e as suas cadeiras são objectos de “design” ,em metal cromado, madeira, tecidos, ferro metalizado e pintado.
O “ponto de encontro” para o qual Joana Vasconcelos convoca o espectador, converte-se num “jogo das cadeiras” ou num “jogo da roda”, cujas regras são estabelecidas por cada um ao aceitar a cumplicidade ou a estranheza das referências sociais evocadas.
Acentua-se nesta obra a diversidade de cada um, características individuais de cada ser humano. Cada cadeira é única, tal como cada ser humano o é!!
Não podia ter sido escolhido melhor nome para esta obra. "Ponto de encontro". Que apela e respeita a identidade de cada individuo nas suas características únicas!! Já postei esta noticia num blog do mesmo nome. Hoje sinto a necessidade de o postar aqui. Ponto de encontro de quem por vezes ainda observa tantos desencontros e falta de aceitação pela diferença.
Sem comentários:
Enviar um comentário