quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Intervenção Precoce e Educação Especial: Práticas de Intervenção

Editora: PsicoSoma
Autores: Maria Manuela Alves


Neste trabalho, enquanto texto e pretexto de um conjunto de sínteses significativas da literatura publicada e da investigação produzida em Portugal neste domínio da Educação, é visível o equilíbrio e articulação entre os 5 capítulos que o compõem. No quadro empírico, a autora identifica representações de diversos actores educativos e práticas sócio – organizacionais e pedagógicas por eles desenvolvidas, mantendo o fio condutor da sua pesquisa, ao proceder à análise e interpretação dos dados recolhidos, à luz das abordagens feitas nos capítulos anteriores.



O leitor, ao revisitar políticas implementadas ao longo dos tempos e ao convocar conceitos, teorias e modelos que marcaram etapas importantes da História da Educação Especial em Portugal, poderá encontrar a resposta a duas questões fulcrais – “De onde viemos?” e “Onde estamos?”, potenciando, desde logo, o equacionar de uma 3ª questão, (já numa dimensão prospectiva) – “Para onde queremos/deveremos ir?”



O Caminho percorrido conduz-nos a uma desafiante reflexão em torno desta temática, recentrando a nossa atenção numa nova concepção teórica de Intervenção Precoce. São claras as diferenças (de pressupostos, políticas, práticas e implicações) entre a “Abordagem Centrada na Criança” e a “Abordagem Centrada na Família”, implicando, esta última, mudanças de fundo na Cultura da Sociedade, em geral, e da Escola, em particular. Emerge, neste contexto, uma concepção recriada e revitalizada de Liderança Educacional – de estilo “democrático”, “moral” e “transformacional” – como “motor” e” garante” do desenvolvimento de todo este processo inovador.



O Plano Individualizado de Apoio à Família (PIAF), construído, colegialmente, com base na realidade concreta de cada criança e seu contexto, surge como uma “ferramenta fundamental” nesta nova abordagem, podendo funcionar como um “reforço significativo para os pais,” contagiando outras áreas do funcionamento das famílias, com “repercussões positivas no desenvolvimento das crianças”. Sendo os primeiros anos de vida determinantes na construção do adulto de “amanhã”, a aposta na “prevenção” em idades precoces surge-nos, nesta obra, com a devida fundamentação, sendo realçada a importância da planificação e da programação, bem como das formas de agir, interagir e reagir, não só em contexto de “prevenção”, como em contexto de “remediação”.



Esta concepção teórica de Intervenção Precoce e a ênfase colocada no PIAF implicam uma nova forma de olhar, ver e sentir a Escola (na sua multiplicidade de finalidades e funções) e, consequentemente, uma nova forma de prestação de serviços educativos, norteada pelos “saber ser”, “saber estar”, “saber fazer” e “saber viver em relação com os outros”.



Assistimos, assim, à construção e aplicação progressiva de um novo léxico na Família, na Escola e na Sociedade, corporizado na estreita cooperação e co-responsabilização dos diversos elementos que integram estes três sistemas.



Foi com muito gosto que prestei a minha homenagem a este trabalho, partilhando-o com a autora, que o elaborou com tanta dedicação e empenhamento, exercendo, cumulativamente, a sua actividade docente.



Engrácia Castro


In: http://www.psicosoma.pt/

3 comentários:

Livraria PsicoSoma disse...

Desde já a PsicoSoma agradece o facto de divulgar a nossa obra. É com apreço que vemos as nossas obras a serem comentadas e apreciadas.

Gostariamos de ter o seu contacto de mail, para enviarmos um talão de descontos nas nossa obras.

Gratos PsicoSoma

Livraria PsicoSoma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

1000 facebook likes
buy facebook likes

http://www.bfi.org/about-bucky/resources/books/operating-manual-spaceship-earth http://ndn.org/blog/2011/03/invite-april-1st-webcast-dhs-sec-napolitano-distinguished-panel-discuss-21st-century-bo
get facebook likes get facebook likes buy facebook likes
I've been ripping songs off of videos using video2mp3 for a really long while and then a week ago, I got a computer virus--but I don't think it was from ripping but could it be? Also, if the songs are already on my iPod, does the iPod retain the virus as well yet is just unaffected by the virus? I saved all my music files on a flash drive before I reformatted my computer and I haven't installed any anti virus software yet--should I reload all my files or no?

1000 facebook likes buy facebook likes [url=http://1000fbfans.info]buy facebook likes [/url] 1000 facebook likes

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Para além do óbvio- Histórias sociais

Para além do óbvio- Histórias sociais
Clicar na imagem para ler o post

Autismo

Autismo
clicar na imagem para ler o post

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias
clicar na imagem para ler o post

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos