domingo, 26 de setembro de 2010

Falando com quem faz





Ainda no seguimento do "Falando com quem faz" realizado ontem dia 25/09/10, podem aceder ao link http://hen2.no.sapo.pt/PIN_Set2010.pdf   e ter acesso à apresentação realizada pelo orador.
Partilho ainda um post retirado de Grito de Mudança sobre este momento de reflexão e partilha.

"Durante a manhã deste sábado, dia 25/09/10, decorreu no Instituto Piaget de Almada o Ciclo de Sábados: "Falando com quem faz...": sobre o tema: "A utilização das TIC nas NEE, organização da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.
A Sessão foi dinamizada pelo Dr. Henrique Santos, Educador de Infância na EB1/JI de S. Miguel - Enxara de Bispo. A sua apresentação denominava-se de "Escola: Espaço Facilitador para o Desenvolvimento de Competências Tecnológicas.
O orador começou a sessão fazendo uma breve reflexão sobre a Escola.

"Educar para uma acumulação de conhecimento deixou de ser a grande finalidade da educação, apontando-se antes para a necessidade de proporcionar a cada individuo as condições que lhe permitam aproveitar e utilizar, do berço até ao fim da vida, todas as oportunidades que se lhe oferecem."

Mais importante do que utilizar as novas tecnologias é saber porque as utilizamos e com que objectivo as pretendemos utilizar. Em que é que elas vão valorizar o processo ensino/aprendizagem...
A escola tem a missão fundamental de ensinar, mas também tem que se aferir as aprendizagens. Mas para isto é necessário ''Aprender a conhecer... Aprender a Aprender... ao longo da vida"... Temos que nos certificar que as aprendizagens que os nossos alunos vão fazendo servirão para o dia-a-dia.

A Escola de Hoje deve também transmitir a Importância de "Aprender a viver em comum" e este deve ser um lema a utilizar para se viver uma real inclusão... de Todos... para Todos sem excepção!

Falar em inclusão é aprender no dia-a-dia a incluir, por isso... é tao importante a escola poder "Aprender a viver"...para que as nossas crianças/jovens saibam viver em comunidade, saibam cooperar...
Na nossa profissão esta questão ainda mais Importante se torna.
A Escola tem mesmo de permitir/potenciar o ''Aprender a ser..." e é fundamental que não se olhe só para os alunos, e importante que se olhe para a "sala de professores"...
Tudo isto para salientar é que é necessário mudar práticas...atitudes...mentalidades...
É importante saber porque queremos utilizar as tecnologias e para que objectivo as pretendo...

"Na verdade, as tecnologias são uma peça-chave na criação de ambientes de aprendizagem motivadores e construtores do ser humano. Todas as crianças aprendem melhor se tiverem tarefas, desafios, ou problemas nos quais as respostas não sejam óbvias ou demasiado simples".

Mas para que isso aconteça é fundamental avaliar/aferir em que contexto as vamos utilizar, as interacções entre alunos e professores existentes, o tipo de situações a que os alunos são expostos para determinar que meios utilizar...

Foi referido por alguns colegas a utilização indevida, por parte de alguns alunos, de telemóveis...A esta questão o orador referiu, e na minha opinião bem, que essa utilização indevida acontece porque, muitas vezes, os professores (alguns) perderam a capacidade de se sentar com os seus alunos e educar para os valores...
E não adianta dizerem que não há tempo para se falar com os nossos alunos...Porque depois dos acontecimentos acontecerem também não legitimidade para julgar ou criticar...

Se a sociedade está a mudar, a Escola também está a mudar...Logo temos de pensar se faz sentido continuarmos a utilizar as "antigas" práticas...
Cabe-nos a nós enquanto educadores/professores estimular para o uso das Tecnologias envolvendo-nos cada vez mais com Toda a comunidade educativa de modo a partilhar, valorizar, estimular, produzir, utilizar e sensibilizar para a utilização responsável das Tecnologias.
Importa adoptar práticas que levem ao envolvimento dos alunos, promovendo momentos de reflexão e prolongando os momentos de aprendizagem no tempo e no espaço.

"aqueles que não forem capazes de utilizar e compreender minimamente os processos Informáticos correrão os riscos de estar tão desinserido na sociedade do futuro como os anafalbeto o estão na sociedade de hoje.''
Ponte, 1999

O orador terminou mostrando algumas práticas do seu dia-a-dia...Através desta apresentação demonstrou como é possível utilizar as tecnologias em prol do desenvolvimento sustentável das nossas crianças/jovens.
Foi uma sessão que ultrapassou as minhas expectativas, tanto pela partilha como pelo diálogo existente ao longo de toda a sessão, bem como pela qualidade de toda a sessão...
Respondendo ao orador...a sua dinamização foi tudo menos chata. A apresentação foi um excelente momento de aprendizagem e crescimento pessoal…Será um momento que recordarei não só nesta segunda, mas ao longo da vida."

2 comentários:

nedav disse...

Obrigado pela divulgação do resumo...Abraço

EC disse...

Em nome da Pin-ANDEE eu é que agradeço o quanto nos divulgas, bem como a prestação à educação especial.

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Para além do óbvio- Histórias sociais

Para além do óbvio- Histórias sociais
Clicar na imagem para ler o post

Autismo

Autismo
clicar na imagem para ler o post

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias
clicar na imagem para ler o post

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos