sábado, 6 de fevereiro de 2010

Aprender Juntos para Aprender Melhor




Rodrigues, David e Magalhães, Maria Bibiana (Org.) (2007). Aprender Juntos para Aprender Melhor. Fórum de Estudos de Educação Inclusiva – Faculdade de Motricidade Humana





Aprender juntos para aprender melhor, porque a Inclusão para além de um direito é um dever, uma oportunidade que nos torna mais humanos!
Para além de uma grande verdade esta é a ideia central deste livro - uma edição do Fórum de Estudos de Educação Inclusiva - que resulta da compilação de algumas das comunicações apresentadas no Simpósio Nacional “Educação Inclusiva: que perspectivas?”, nomeadamente David Rodrigues, Francisco Carvalho, José Morgado, Jorge Serrano e Teresa Brandão.
David Rodrigues intitula o seu artigo de “Sopa de Pedra” e Educação Inclusiva utilizando como analogia, a sabedoria do frade que usa a pedra como estratégia para adicionar outros ingredientes à sopa. Deste modo a organização escolar, mais do que eliminar barreiras e suprimir as dificuldades, deve encontrar as condições necessárias para a mudança inclusiva dado que, na grande maioria dos casos, tem ao seu alcance as respostas necessárias para a optimização desse espaço educativo/escolar para o combate à exclusão e descriminação.
O artigo “Escola para todos? Perspectivas da Ecologia Humana” de Francisco Carvalho, refere a existência de dois pressupostos em educação inclusiva, o de analisar a educação das crianças com deficiência, devendo ter conhecimentos da problemática em questão, e por outro lado, analisa-la numa perspectiva de ecologia humana, abrangente e diversificada.
José Morgado no seu “Contributo para a definição de uma política (de facto) Inclusiva” salienta a necessidade de se definirem modelos de organização institucional com a clarificação de competências e objectivos; de se identificarem e regularem as actividades desenvolvidas no âmbito da educação inclusiva, bem como se desenvolverem estratégias que resultem em apoio verdadeiramente efectivo. Capaz de promover uma educação de qualidade para todos.
Na procura de respostas diferenciadas e ajustadas ao aluno e ao grupo, como facilitadoras da qualidade em educação inclusiva, Jorge Serrano no seu artigo “A sala de aula: Porta para a realidade ou para a utopia da educação inclusiva?” apresenta-nos alguns procedimentos metodológicos conducentes à implementação de práticas e de ambientes inclusivos.
Sem menosprezar nenhum dos artigos, realço o artigo de Teresa Brandão - “Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na creche e jardim infantil - elementos de sucesso” – pela pertinência da abordagem em contextos de creche e jardim-de-infância, onde refere a vantagem do contacto precoce de crianças, com problemáticas ao nível do seu desenvolvimento, com os seus pares.
Elvira Cristina Silva

Publicado posteriormente in: Newsletter nº 62 - junho 2013 - pág. 5 (2ª quinzena) - Pin-ANDEE

3 comentários:

Atena disse...

Não há duvida de que uma precoce intervenção sobre crianças com NEE tem tremendos benefícios e uma das mais importantes "intervenções" seria um acolhimento positivo das creches e infantários que recebem estas crianças. Esta é uma fase rica na absorção que fazem àquilo que os rodeia. Entra aqui a capacidade de imitação que grande partes destes meninos efectivamente também tem, e o papel que pode ter esta forma de "terapia" no desenvolvimento das crianças com dificuldades. Para o meu filho, foi muitíssimo importante, e foi-o, mesmo que nem sempre nas melhores condições (Penso que me entende). Foi uma fase de grandes desenvolvimentos que a meu ver, se deveu sobretudo ao facto de ele estar inserido com todas as crianças e não ter estado isolado. Esta foi uma "terapia" preponderante. (Devo-o às pessoas que se esforçaram para isto fosse possivel).
Pena que poucos na sociedade entendam como isto é benéfico para estas crianças, e não demonstrem interesse em proporcionar-lhes da forma adequada esta possibilidade. Bem sei que cada caso é um caso, e alguns poderiam não ter um grande sucesso, mas mal não faria... pelo menos tentarem. A todos os outros que teriam uma maior capacidade para beneficiar com esta integração, seria tão bom que os acolhessem bem. Muitos obstáculos se colocam aqui: desde logo os profissionais e auxiliares (as pessoas),que à partida limitam, mesmo sem quererm, os horizontes a estas crianças porque elas vêm com um rótulo; depois - e o mais dificil de aceitar por nós pais - é o afastamento de outros pais, cujos filhos não apresentam dificuldades... a segregação, o não querer que privem muito com os nossos por receio que os prejudique... Isto também é um impeditivo e é pena, porque acho que também eles teriam a ganhar, além de que nada destas problemáticas são "contagiosas". È a ignorancia a actuar em conjunto com um medo do desconhecido e a ansia de ser pai e mãe... (Até entendo que o sentissem momentanea e instintivamente), mas podiam parar para pensar que somos também pais e mães como eles, apenas temos uma luta maior... muito maior.

EC disse...

Olá Cristina
No seu comentário está lá tudo...Entendo-a perfeitamente, sei que as familias deveriam todas sem excepção ser apoiadas na fase inicial da inclusão das crianças sem rodeios e entraves alguns. Já não basta o stress acrescido q estas familias têm (sei q me entende) deveria ser posto de parte a necessidade de uma luta constante para eleminar barreiras ( e não são as arquitéctónicas q + me preocupam mas as barreiras ideológicas de muitos individuos). Sem dúvida acredito que APRENDER JUNTOS não é uma filosofia. É um dever de cidadania, porque como diz, todos temos a ganhar. É lento o processo, mas acredito que estamos no percurso certo...Muitos de nós pelo menos esforçamo-nos por isso.
Um abraço
Elvira

nedav disse...

As práticas de Intervenção Precoce podem e devem constituir-se como uma dinâmica para potenciar e optimizar a participação comunitária de forma a atenuar ou eliminar as barreiras económicas, socioculturais e psicológicas que são experienciadas no seio de muitas famílias.
O Envolvimento Parental é uma variável de sucesso no programa de Intervenção Precoce. A colaboração entre a família e os técnicos é extremamente útil e benéfica não só para a criança como para os seus pais e, por conseguinte, para os profissionais envolvidos.
O sucesso da Intervenção Precoce está intimamente relacionado com a qualidade dessa mesma relação família/técnico, podendo esta melhorar os sentimentos e a auto-estima da família onde o apoio é prestado.
O artigo é excelente...os comentários a este artigo deixaram-me sem palavras...Muito Bom!!!

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Para além do óbvio- Histórias sociais

Para além do óbvio- Histórias sociais
Clicar na imagem para ler o post

Autismo

Autismo
clicar na imagem para ler o post

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias
clicar na imagem para ler o post

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos