quinta-feira, 24 de março de 2011

Visita pedagógico-formativo a Salamanca

Decorreu nos dias 18, 19 e 20 de Março, uma visita pedagógico-formativa a Salamanca. Actividade organizada pela PIN-ANDEE.
Cidade marcante, onde em 1994 foram traçados princípios que defendiam uma Educação para Todos fundamentais para o desenvolvimento de uma Escola Inclusiva.

Da visita pelas ruas de Salamanca podemos destacar a imponência da arquitectura e a grandiosidade dos monumentos. Esta cidade é simplesmente encantadora, com muita beleza e combinação de estilos e excelentes acessibilidades.

O aproveitamento de edifícios históricos sem descurar a conservação das estruturas é simplesmente fantástico.

                                                            
As conferências decorreram num ambiente de partilha de experiências entre todos os presentes. Embora haja diferenças nos Sistemas Educativos de cada País (Portugal e Espanha) intrínsecas às diferenças culturais, pudemos verificar que as boas práticas existem e estão “espalhadas” por esse Mundo fora. Não poderia deixar de realçar a excelente recepção que tivemos na Universidade de Salamanca por parte do Professor Doutor Miguel Ángel Verdugo, Professora Doutora Francisca González, Professora Elena Martin Pastor, Professora Doutora Isabel Calvo e Professora Doutora Dolores Andrés.

Esta visita veio reforçar que a Inclusão é todo um processo onde as práticas, metodologias e intervenção educativas dependem de cada professor/educador. A mentalidade e sensibilidade de cada um vai influenciar todo o processo.

É necessário termos em conta que a diversidade não é “sinónimo de desigualdade, mas sim parte da universalidade”, bem como uma constante “colaboração e responsabilidade partilhada para garantir os princípios de igualdade”.

Não ter recursos, não é desculpa para não fazer … Se não temos algo, devemos adaptar o que temos para atingir o que pretendemos. É importante que coloquemos “mãos à obra” para fazer com que a Inclusão passe a ser uma realidade em toda a Sociedade. Para que isto aconteça é fundamental que haja trabalho de equipa, colaboração entre todos os intervenientes, não desistir apesar dos obstáculos…é indispensável que haja diálogo para uma efectiva mudança do contexto educativo, das práticas e metodologias para atender à diversidade de cada aluno.


Em jeito de conclusão refiro que foi mais uma iniciativa de sucesso da PIN-ANDEE, uma associação que cada vez mais se assume como uma referência na Educação em Portugal.

Foi um fim-de-semana muito rico em partilha de experiências com debates enriquecedores entre todos os intervenientes que teve a particularidade de ser muito dinâmico e contar com o envolvimento de todos os participantes, quer nas conferências como nos momentos de lazer.
por Nelson Santos
in : Grito de Mudança e Ponto de Encontro Inclusivo

quarta-feira, 23 de março de 2011

Dia internacional da trissomia 21- Dia aberto na APPT21/Diferenças

No dia 21 de Março de 2011, comemorou-se o Dia Internacional da Trissomia 21, bem como os 20 anos da APPT21 - Associação Portuguesa dos Portadores de Trissomia 21/Síndrome de Down.
 
Estiveram presente autoras de livros - Sandra Morato, Ana Cardoso, Bibá Pita, Fátima Marinho e o próprio Dr Palha - que abordam a temática da Trissomia 21/sindrome de Down, sob a forma de testemunho positivo.
 
Um ambiente de partilha e de enriquecimento pessoal e colectivo, ora com a presença das autoras, de outros pais, do próprio Dr Miguel Palha e sua equipa, e o encontro encerrou com o lançamento do livro do Dr Miguel Palha - "Por Amor às Diferenças", e consequente sessão de autógrafos.
Assistiu-se ainda ao lançamento de mais um recurso didáctico para crianças com Trissomia 21, ou outra qualquer perturbação do desenvolvimento, ou sem qualquer problema - o "Papa Palavras" brevemente disponível através da Nasturtium - www.nasturtium.com.pt .
 
Contou-se ainda com a presença do Portal Ajudas - www.ajudas.com, (através da sua fundadora e responsável, a Dra. Carla Faria) e do Bipp - Banco de Informação de Pais para Pais - www.bipp.pt , (através da Dra. Raquel Monteiro), que não deixaram de ser salientados pelo seu papel no apoio a pais e a famílias de pessoas com deficiência.
 

O Director do INR - www.inr.pt/contactos - Prof. DR. Rui Ribeiro esteve presente na parte da manhã e reconheceu o trabalho desenvolvido na Appt21/ Diferenças em prol da Inclusão e Integração de crianças com problemas do desenvolvimento, nomeadamente no âmbito da Trissomia 21.
 
Da parte da tarde, o Prof David de Andrade, Odontologista (em Espinho), que em parceria com o Dr Miguel Palha e as suas equipas, acompanha crianças com Trissomia 21, pôde estar presente e ser galardoado com o "Cromossoma de Ouro", atribuído pelo Grupo Pais 21, na pesso
a de uma das suas fundadoras - Marcelina Souschek (Mãe da Vera).
 
Este galardão foi atribuído ao Dr David de Andrade pela sua dedicação e excelente contributo à causa da Trissomia 21. Sem ter de facto qualquer outro envolvimento que não seja a sua contribuição pessoal (para que estas crianças possam ter uma melhor Integração e Inclusão em sociedade), ajuda-as bem como às suas famílias, a corrigir situações, de forma a que a sua Linguagem e saúde maxilo-facial, seja a melhor possível.

Julgamos por isso ter sido uma atribuição justa e honrosa.
 
Parabéns ao Dr. David e também ao Grupo Pais21 pelo contributo que dá, unindo pela internet pais de crianças e jovens com Trissomia 21/Síndrome de Down de qualquer ponto do globo. Para ter este apoio deve aderir ao grupo enviando um pedido para os moderadores pelo e-mail: pais21.appt21@gmail.com

A Dra Mónica Pinto - uma das pediatras do desenvolvimento que integra a equipa do Diferenças, pôde ainda comunicar aos presentes que está em fase de criação e elaboração de um "Pacote de Boas Vindas" aos pais, em especial às mães de bebés recém-nascidos com T21, que terá uns miminhos semelhantes aos que as mães recebem na maternidade, com a mais valia de dispor de informação importante sobre a Trissomia 21, amostras de produtos de higiene infantil, e sempre um carinho a pensar nos pais.
 
Espera-se que este Pacote possa estar pronto a ser preparado e distribuído dentro de aproximadamente 6 meses.
 
Foi efectivamente um espaço de partilha fantástico.
 
Parabéns à APPT21 pelos seus 20 anos.

terça-feira, 22 de março de 2011

A propósito de uma visita - Pin-ANDEE em Salamanca

A PIN-ANDEE realizou, nos dias 18, 19 e 20 de Março, uma visita-pedagógica a Salamanca. Poderão perguntar: Porquê a Salamanca?

Para aqueles que possam andar um pouco mais esquecidos foi em Junho de 1994 que mais de trezentos participantes, em representação de noventa e dois governos (incluindo o português) e vinte e cinco organizações internacionais, se reuniram para promover a reflexão e as linhas orientadoras para uma Educação para Todos, assim como examinar “as mudanças fundamentais de política necessárias para desenvolver a abordagem da educação inclusiva, nomeadamente, capacitando as escolas para atender todas as crianças, sobretudo as que têm necessidades educativas especiais” (Declaração de Salamanca, ONU, 1993, p. iii).

Decorreram já dezassete anos sobre esta conferência internacional, no nosso entender tempo suficiente para os países envolvidos, terem implementado e solidificado as estratégias, os meios e recursos, para responder ao repto lançado e tão presente nas palavras de Frederico Mayor. O desafio para que “Todos os interessados devem agora aceitar o desafio e trabalhar, de modo a que a Educação para Todos seja, efectivamente, PARA TODOS, em especial para os mais vulneráveis e com mais necessidades. O futuro não está marcado, mas será, antes, configurado pelos nossos valores, pensamentos e acções. O nosso sucesso nos anos vindouros dependerá não tanto do que façamos, mas do que consigamos realizar (Declaração de Salamanca, ONU, 1993, p. iv).

No caso do estado português, subscritor da Declaração de Salamanca, há questões que permanecem e outras que (re)nasceram. Entre essas questões destacam-se: Qual a missão, os valores e os objectivos que norteiam em Portugal a Educação, em geral e a Educação Especial e a Educação Inclusiva, em particular? Quais as políticas que se vêm desenvolvendo e o seu respectivo impacto junto dos agrupamentos de escolas, dos departamentos de Educação Especial; dos professores do ensino regular e dos docentes de educação especial? Quais as medidas concretas que permitem uma Educação para Todos e em especial os “mais vulneráveis e com mais necessidades”? A definição das crianças e alunos a apoiar corresponde aos critérios de elegibilidade definidos actualmente? As acções desenvolvidas junto das crianças e alunos com Necessidades Educativas Especiais “não permanentes” são adequadas e eficazes? A comunidade em geral, a comunidade escolar, as famílias (entre outros) estão envolvidas na promoção de uma educação de sucesso para todos?

Ao longo desta visita, os professores do ensino regular, os professores de educação especial, entre outros, partilharam informalmente muitas das preocupações anteriormente expressas. Foi também possível constatar que, embora pesem as particularidades inerentes a cada um dos sistemas educativos, comungamos, com o país vizinho, muitas destas inquietações e apontamos (particularmente os investigadores e especialistas na matéria, assim como, os docentes de educação especial) para muitas das possíveis soluções.

Por último reforçamos que esta visita a Salamanca, tendo aliado saber e lazer, permitiu a todos os que não desistiram uma consciência mais alargada de que a caminhada para a educação de qualidade para Todos não é fácil, não é linear e que há muito a fazer.

Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE)
 
No decorrer da visita a Salamanca foi possível melhor conhecer as actividades do Instituto Universitário de Integração na Comunidade (INICO) (www.inico.usal.es; inico@usal.es) e do Servicio de Información sobre Discapacidadd (SID) (http:sid.usual.es).

O INICO tem como finalidade a realização de acções de investigação, formação especializada e assessoria de forma a encaminhar e potenciar, facilitar e melhorar as condições de vida das pessoas em situação de desvantagem social em diferenttes contextos e ao longo de todo o seu ciclo vital : pessoas com incapacidades físicas, psíquicas e sensoriais, assim como, pessoas com doença crónica, doença mental, minorias e populações marginalizadas.

O SID, contando com a com a colaboração diária de dez investigadores, tem-se consolidado, nestes últimos 10 anos, como a página de referência sobre a deficiência. Nela poderemos encontrar inúmera informação havendo a destacar a biblioteca digital através da qual temos acesso directo a obras completas e que podem ser descarregadas para o seu computador.
 

terça-feira, 15 de março de 2011

Segredos


Your secret from Jean-Sebastien Monzani on Vimeo.


"Your secret" é um filme sobre a individualidade, sobre o mistério de cada um de nós. Evoca a cumplicidade entre o espectador e o narrador. De tão simples que é, tão pessoal e misterioso é arrebatador aos nossos sentidos. Uma experiência única, individual...
EC

segunda-feira, 14 de março de 2011

A importância de ser o modelo



Como as atitudes dos adultos influenciam as crianças. Para que não se aplique o velho ditado: "faz o que eu digo e não faças o que eu faço"...
Para reflectir.

Competências Essenciais Vs. Orientações Curriculares



Filme que analisa, através de imagens, a organização das competências essenciais para a educação básica a partir da Educação Pré-Escolar

Comemoração do dia 21 de Março - Dia Mundial da Trissomia 21


Como vem sendo hábito comemoramos no mês de Março, o Dia Mundial da Trissomia 21, a 21 de Março. este ano quisemos fazer algo de diferente. Porque não comemorarmos uma semana.
 
Vai daí juntámos muitos amigos e elaborámos um conjunto de iniciativas que vão deste ao espectáculo de Bailado que reverte para a nossa instituição, o dia aberto a todos os que desejarem visitar a nossa instituição e onde vão decorrer várias actividades e ao longo da semana de 16 a 26 de Março, vão decorrer várias acções de sensibilização por todo o país.
 
A companhia nacional de bailado, juntou-se a esta iniciativa e o espectáculo de dia 16 de Março (ensaio geral) reverte na totalidade para a instituição. Se estiver interessado em assistir a este espectáculo poderá ainda adquirir os últimos bilhetes através do 21 839 42 22.
 
No dia aberto (21 de Março), realizam-se várias iniciativas, estas todas já confirmadas:
 
11:00 - Apresentação do livro "Sara a Luz"  Sandra Morato
14:30 - Lançamento do Cd de Fichas de Actividades "Papa-Palavras"  Teresa Condeço
15:30 - Apresentação do Livro "Teresa e os Passarinhos" Ana Cardoso
16:15 - Apresentação do Livro "O Cromossoma do Amor" Bibá Pitta
17:00 - Apresentação do Livro "À procura de um lugar" Fátima Marinho
18:00 – Lançamento do livro "Pelo amor às diferenças"  Miguel Palha
 
As iniciativas decorrem nas instalações do Centro de Desenvolvimento Infantil - DIFERENÇAS e estão abertas a todos os interessados.

No dia 26 de Março realiza-se na Maia um encontro de famílias T21.
 
Todas as informações encontram-se actualizadas no nosso site em http://www.appt21.org.pt/
in: pais21

Apresentação pública dos resultados e recomendações do estudo "Avaliação Externa da Implementação do Decreto-Lei n. º 3/2008"

Encontram-se disponíveis o Relatório Final do “Projecto da Avaliação Externa da Implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008”, bem como as comunicações da sessão pública de apresentação dos resultados e recomendações do referido estudo, realizada no dia 7 de Março no CIUL – Picoas Plaza. Esta sessão contou com a presença da Ministra da Educação e do Secretário de Estado Adjunto e da Educação.
-Apresentação de Manuela Sanches Ferreira
-Apresentação de Rune Simeonsson
-Sumário Executivo - Projecto da Avaliação Externa da Implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008
-Relatório Final - Projecto da Avaliação Externa da Implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008


ver Anexos
in: DGIDC

quarta-feira, 9 de março de 2011

Avaliação à legislação que regula educação especial


Foi apresentada, na passada segunda feira, dia 7 de Março, uma avaliação externa da implementação da legislação que regula a educação especial.
Esta cerimónia contou com a presença da ministra da Educação, docentes, pais e vários dirigentes do setor.
De acordo com o projeto de avaliação externa da implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008, realizado por uma equipa de avaliação externa, composta por Rune Simeonsson e Manuela Sanches Ferreira, a legislação resultou numa "escola mais inclusiva, um ensino de maior qualidade e mais tempo e envolvimento dos alunos com necessidades especiais na sala de aula".
"A implementação do decreto-lei e a aproximação a uma escola inclusiva tem sido conseguida pelo envolvimento e profissionalismo dos diferentes profissionais e pelos recursos disponibilizados pela tutela", lê-se no relatório que inclui ainda várias recomendações.
À direção da escola, por exemplo, os avaliadores recomendam, entre outras coisas, "um reforço da articulação entre o programa educativo individual, o projeto educativo e o plano de atividades da escola capaz de gerar mecanismos mais eficazes de integração das respostas educativas inscritas nos programas educativos individuais".
Aos docentes é recomendada a "integração do aluno, sempre que existam condições, como elemento da equipa na elaboração do programa educativo individual", enquanto ao Ministério da Educação é preconizado que continue a utilizar a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde como referencial na avaliação especializada e na elaboração do perfil de funcionalidade".
A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) é utilizada pelo Ministério da Educação para a elegibilidade de crianças com necessidades educativas especiais.
Para alguns presentes, nomeadamente do setor da saúde foi referida a dificuldade existente na utilização desta classificação.

A avaliação, do referido decreto, durou dois anos e assentou em três eixos fundamentais:
-a utilização da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: versão para Crianças e Jovens (CIF-CJ) nos processos de referenciação, de avaliação e de intervenção com alunos com necessidades especiais que necessitam de respostas educativas de educação especial;
-os recursos e apoios disponibilizados pela escola, para permitirem a adequação do processo de ensino-aprendizagem às necessidades educativas individuais dos alunos;
e
-as medidas organizativas e de funcionamento previstas nos projetos educativos, bem como as modalidades específicas de educação

Sendo referido que a implementação do decreto resultou numa melhor qualidade das respostas educativas e do ensino, ainda existe um caminho a percorrer, foi salientado por alguns presentes que esta avaliação deveria abranger a educação pré-escolar. Que falta ainda a parceria do Ensino Superior para as respostas pós escolaridade, bem como maior parceria da comunidade em geral nos protocolos de transição para a vida activa. Mais necessidade de respostas para aprendizagens funcionais de alguns alunos. Necessidade de maior diversidade de respostas educativas para alunos fora do âmbito de Curriculos Especificos Individuais, mas com dificuldade em acesso ao curriculo comum.
Sentindo-se que existe também ainda, algumas dúvidas, sobre o referido decreto, sugere-se a consulta em: perguntas frequentes.

Existe um caminho a percorrer, sem dúvida, mas continuo a referir, mais do que a existência da legislação, que é necessária, acredito no compromisso de cada docente que faz, com o recurso que tem, no seu quotidiano, o melhor que sabe fazer.  
EC

Mais informações em: Educare

segunda-feira, 7 de março de 2011

Hoje Festa de carnaval no TeatroEsfera - Queluz

Hoje realiza-se a mega festa que terá lugar no Teatroesfera – Massamá.
Num programa especial, incluem-se, uma primeira parte por Liberdade com L.O.M.B.O.S. depois teatro animado pelo Grupo Teatroesfera e numa estreia “universal”, um grupo especialmente vindo da “Bagazdra”, os ”Short Padari”. A loucura total!

O preço é de 7€50 e inclui uma bebida. Preço especiais para grupos.
TeatroEsfera
R. Cidade Desportiva 2745 Sintra - 214 307 228
Já agora, venham mascarados, com uma pequena mascara ou indumentária completa.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Escola da Ponte

Às vezes ainda ouço que não é possível...
Deixo um video, datado de 2008, trecho do documentário "Fazer a Ponte", sobre a escola da Vila das Aves, em Portugal, que realizou na prática a transformação de paradigmas educacionais considerados ultrapassados por tantos educadores e educandos.
Com cenas do trabalho realizado na escola, depoimentos de pais, professores, ex-alunos e do Prof. José Pacheco, coordenador da escola na época.

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Para além do óbvio- Histórias sociais

Para além do óbvio- Histórias sociais
Clicar na imagem para ler o post

Autismo

Autismo
clicar na imagem para ler o post

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias
clicar na imagem para ler o post

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos