Inclusão – Um Guia Para Educadores E Professores
Luis de Miranda Correia e Ana Paula Loução Martins (2002). Inclusão – Um Guia Para Educadores e Professores. Braga: Quadrado Azul Editora.
Tendo como principal objectivo as publicações na área das Necessidades Educativas Especiais, a recém criada editora Quadrado Azul, que tem como coordenador científico o Doutor Luís Miranda, inicia esta colecção com este livro que constitui um forte instrumento de trabalho, para todos aqueles que desejam ver clarificado o conceito e modelo de inclusão, bem como de recorrerem a diversas informações e estratégias que valorizam e dignificam a diversidade como factor primordial de partilha.
Descreve a evolução histórica da inclusão na sua filosofia e nas vantagens do modelo de atendimento à diversidade. Refere a componente da intervenção na programação educativa. Enumera os princípios gerais para a construção de escolas inclusivas e as parcerias pais/professores na educação da criança com NEE.
Sendo o objectivo deste livro o de proporcionar toda a informação que releva para os pressupostos e atitudes dos profissionais, sabendo-se como é urgente provocar alterações nas atitudes e mentalidades. Este livro aborda não só a questão de reconhecer o aluno com NEE, com o direito de aprender junto dos seus pares atendendo às suas necessidades específicas, bem como evidencia as vantagens para todos os outros, permitindo-lhes ver que todos somos diferentes e que estas diferenças devem ser respeitadas e aceites numa educação actual que deve atender à diversidade e heterogeneidade como factor positivo, respondendo às necessidades educacionais de cada um.
Como o título refere, este livro é um guia, essencial não só para todos quanto acreditam na inclusão e que ela é possível, mas sobretudo para todos os que desejam implementá-la com sucesso.
Elvira Cristina Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário