Contributos para o estudo das Práticas de Intervenção Precoce em Portugal
Joaquim Bairrão Ruivo e Isabel Chaves de Almeida (2002). Contributos para o estudo das Práticas de Intervenção Precoce em Portugal. Lisboa: Ministério da Educação - Departamento da Educação Básica – Núcleo de Orientação Educativa e de Educação Especial.
A existência da legislação que regulamentava na época (2002) as práticas de Intervenção Precoce no Despacho Conjunto nº 891/99 de 19 de Outubro inspirou-se nos pressupostos modelos teóricos e organizacionais à semelhança do que se pratica nos E.U.A. à diversos anos, num país com uma cultura e tradição diferente do nosso, acrescido ainda de um desenvolvimento científico superior.
Sendo necessário olhar sobre como a prática se encontra ou não dentro das linhas orientadoras de tal despacho o Departamento da Educação Básica do Ministério da Educação, em colaboração com a Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto e o centro de Estudos de Apoio à Criança e à Família do CDSSS de Lisboa, realizou no âmbito do Observatório dos Apoios Educativos, um estudo nacional sobre a realidade portuguesa no que se referia ao atendimento de crianças com necessidades educativas especiais nas faixas etárias dos O aos 6 anos.
Este livro divulga os resultados do referido estudo a partir da análise das respostas ao “Questionário aos Educadores de Apoio Educativo”, bem como permite a reflexão sobre como era feito o atendimento e perspectiva o panorama futuro da Intervenção Precoce em Portugal, que se encontrava (e encontra ainda) distanciado do seu referencial teórico.
Elvira Cristina Silva
in rubrica Prelo Cadernos de educação de Infância nº 64 (Out. Nov.Dez/2002)
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