A experiência motora no meio aquático
Sarmento, Pedro. (2001), A experiência motora no meio aquático. Algés: Omniserviços.
Desde há vários anos que Pedro Sarmento se dedica a esta temática da adaptação humana ao meio aquático, no âmbito da pedagogia. Neste livro aborda a água, na sua importância histórica à pedagógica, reflectindo preocupações e questões pertinentes, como é o caso do número de mortes num país à beira mar, como é o nosso, por afogamento tornando-se de extrema importância uma educação aquática.
Refere uma perspectiva generalizada e pormenorizada da adaptação à água ao saber nadar, num percurso pedagógico e de importância motora, salientando o factor emocional e afectivo que implica a disponibilidade do adulto, nomeadamente os pais.
“A natação para bebés aparece então com a intenção de proporcionar uma experiência motora no meio aquático que facilite, tão cedo quanto possível, uma experiência sensorial e psicomotora, (...), facilitadora do desenvolvimento pessoal e social” (pg.41).
Nesta obra destaco um capítulo em especial, (sem menosprezar os restantes), - A criança e o meio aquático, com particular incidência no que se refere ao trabalho com (os) pais e o jogo, considerando que é no envolvimento destas trocas afectivas de contacto corporal, de experiências mutuas que se enriquece o desenvolvimento da criança na diversidade de situações vividas e na potenciação dos laços relacionais, na relação familiar que está implícita, “imprescindível à estimulação e evolução individual” (pg.93).
É um livro acessível de linguagem clara e objectiva, que apela à reflexão de pais, profissionais de educação e saúde sobre uma temática tão fascinante e lúdica, à partida motivante, reflexo ou não das emoções e vivências de cada um de nós.
Refere uma perspectiva generalizada e pormenorizada da adaptação à água ao saber nadar, num percurso pedagógico e de importância motora, salientando o factor emocional e afectivo que implica a disponibilidade do adulto, nomeadamente os pais.
“A natação para bebés aparece então com a intenção de proporcionar uma experiência motora no meio aquático que facilite, tão cedo quanto possível, uma experiência sensorial e psicomotora, (...), facilitadora do desenvolvimento pessoal e social” (pg.41).
Nesta obra destaco um capítulo em especial, (sem menosprezar os restantes), - A criança e o meio aquático, com particular incidência no que se refere ao trabalho com (os) pais e o jogo, considerando que é no envolvimento destas trocas afectivas de contacto corporal, de experiências mutuas que se enriquece o desenvolvimento da criança na diversidade de situações vividas e na potenciação dos laços relacionais, na relação familiar que está implícita, “imprescindível à estimulação e evolução individual” (pg.93).
É um livro acessível de linguagem clara e objectiva, que apela à reflexão de pais, profissionais de educação e saúde sobre uma temática tão fascinante e lúdica, à partida motivante, reflexo ou não das emoções e vivências de cada um de nós.
Elvira Cristina Silva
in: rubrica Prelo CEI 67 (julho/set 2003)
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