A Intervenção Precoce e a Criança com Síndroma de Down
Francisco Ramos Leitão (2000). A Intervenção Precoce e a Criança com Síndroma de Down - Estudos sobre Interacção. Porto, Porto Editora.
A recente colecção de educação especial da Porto Editora, colocou no mercado mais um livro sobre este tema.
Os contributos para esta obra são a consequência de trabalhos de investigação de mestrado, orientados por Francisco António Ramos Leitão e que abordam em seis capítulos a dimensão social dos padrões comunicativos nas primeiras idades em situação de actividade simbólica em diversos contextos de interacção (mãe-criança, educadora-criança e criança-criança).
O último capítulo, aborda as representações de educadores e outros profissionais, relacionados com a intervenção precoce, no que se refere às práticas de intervenção junto de crianças com necessidades educativas especiais abordando a participação dos profissionais na correlação com o envolvimento familiar (obstáculos/dificuldades). Para além de constituir uma obra pertinente reveste-se de todo o seu valor, salientando-se o facto de importância do seu reflexo na área da intervenção educativa.
A actividade lúdica tem sido alvo de diversas investigações. Muito se tem dito e defendido que o jogo é factor de grande importância no desenvolvimento da criança, esta pertinência não exclui as presentes investigações na área da intervenção precoce, junto de crianças com necessidades especiais educativas.
Também o envolvimento das famílias e as suas interacções na construção de laços emocionais, no contributo para as capacidades comunicativas são uma constante nos objectivos a trabalhar na área da intervenção precoce.
Os profissionais, leitores deste livro, encontrarão nele uma oportunidade de se actualizar e/ou aprofundar conhecimentos, potenciando, sem dúvida, novas formas de reflexão e de acção com sérias implicações numa pertinente e necessária escola para todos.
Os contributos para esta obra são a consequência de trabalhos de investigação de mestrado, orientados por Francisco António Ramos Leitão e que abordam em seis capítulos a dimensão social dos padrões comunicativos nas primeiras idades em situação de actividade simbólica em diversos contextos de interacção (mãe-criança, educadora-criança e criança-criança).
O último capítulo, aborda as representações de educadores e outros profissionais, relacionados com a intervenção precoce, no que se refere às práticas de intervenção junto de crianças com necessidades educativas especiais abordando a participação dos profissionais na correlação com o envolvimento familiar (obstáculos/dificuldades). Para além de constituir uma obra pertinente reveste-se de todo o seu valor, salientando-se o facto de importância do seu reflexo na área da intervenção educativa.
A actividade lúdica tem sido alvo de diversas investigações. Muito se tem dito e defendido que o jogo é factor de grande importância no desenvolvimento da criança, esta pertinência não exclui as presentes investigações na área da intervenção precoce, junto de crianças com necessidades especiais educativas.
Também o envolvimento das famílias e as suas interacções na construção de laços emocionais, no contributo para as capacidades comunicativas são uma constante nos objectivos a trabalhar na área da intervenção precoce.
Os profissionais, leitores deste livro, encontrarão nele uma oportunidade de se actualizar e/ou aprofundar conhecimentos, potenciando, sem dúvida, novas formas de reflexão e de acção com sérias implicações numa pertinente e necessária escola para todos.
Elvira Cristina Silva
in: rubrica Prelo CEI 56 (out/dez 2000)
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