Da investigação às Práticas
Da investigação à prática - estudos de natureza educacional (2000), Lisboa,
Escola Superior de Educação de Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa
Esta publicação da Escola Superior de Educação de Lisboa vem incidir num assunto fundamental que é o da reflexão e questionamento das práticas educativas e dos contextos onde elas ocorrem.
Permite reflectir sobre a importância da inter relação entre prática e teoria numa constante necessidade de ser cada vez mais o profissional envolvido na realidade a assumir a investigação ou ser ele protagonista da mesma, possibilitando uma constante aferição entre a fundamentação teórica e a vivência da prática educativa.
Possibilita a que mais insistentemente se possa intervir com credibilidade fundamentada, numa pertinência constante de confirmar o que é do conhecimento e prática comum num assunto cíentifico que conduz à reflexão.
A referida publicação conta com cinco participações, abordando diferentes temáticas bastante relevantes, como é o caso, por exemplo, do trabalho de Fernando Serra, que nos apresenta uma abordagem sócio-política e contextualização das transformações ocorridas após a revolução de 25 de Abril de 1974, na área da educação, nomeadamente a nível do ensino do 1º ciclo.
Partindo dos príncipios político-ideológicos, apresenta as diferentes concepções educativas, revelando assim, as políticas educacionais postas em prática e das condições permissivas face a um contexto sócio - cultural de constante mutação.
A abordagem de um estudo de caso, sobre a importância do ensino de línguas estrangeiras em escola de 1º ciclo tendo em conta a formação dos profissionais nessa área e implicações nas práticas pedagógicas é a proposta de Orlando Strecht Ribeiro.
Maria Emília Nabuco remete-nos para a importância da observação / avaliação em educação de infância,com base em processos de a efectuar e na utilização de diversos instrumentos, de modo a dar consolidação e mais credibilidade à acção educativa facilitando as aprendizagens das crianças.
O tema da "escola para todos" é abordado no artigo de Maria Teresa Lopes Vieira que tem como objectivo clarificar em termos conceptuais a noção de apoios educativos no âmbito histórico e legal.
A aceitação da diferença e a perspectiva de inclusão reforçam a imagem do professor de apoio educativo como participante activo em todo o processo, constituindo ele próprio, um elemento mediador e facilitador das aprendizagens.
Maria de Lurdes Serrazina foca a pertinência da reflexão sobre a acção educativa. Com base num trabalho de colaboração com três professoras do 1º ciclo, é abordada a questão da percepção sentida pelos profissionais para o envolvimento na auto-reflexão sobre a sua prática, consequente confiança do profissional e envolvimento dos alunos, implicações no processo ensino-aprendizagem, reforçando-se as competências e capacidades adaptativas de mobilidade dos professores.
Recomendo vivamente esta obra de interessantes contributos que nos permite incessantemente conhecer e reflectir sobre as práticas educativas.
Permite reflectir sobre a importância da inter relação entre prática e teoria numa constante necessidade de ser cada vez mais o profissional envolvido na realidade a assumir a investigação ou ser ele protagonista da mesma, possibilitando uma constante aferição entre a fundamentação teórica e a vivência da prática educativa.
Possibilita a que mais insistentemente se possa intervir com credibilidade fundamentada, numa pertinência constante de confirmar o que é do conhecimento e prática comum num assunto cíentifico que conduz à reflexão.
A referida publicação conta com cinco participações, abordando diferentes temáticas bastante relevantes, como é o caso, por exemplo, do trabalho de Fernando Serra, que nos apresenta uma abordagem sócio-política e contextualização das transformações ocorridas após a revolução de 25 de Abril de 1974, na área da educação, nomeadamente a nível do ensino do 1º ciclo.
Partindo dos príncipios político-ideológicos, apresenta as diferentes concepções educativas, revelando assim, as políticas educacionais postas em prática e das condições permissivas face a um contexto sócio - cultural de constante mutação.
A abordagem de um estudo de caso, sobre a importância do ensino de línguas estrangeiras em escola de 1º ciclo tendo em conta a formação dos profissionais nessa área e implicações nas práticas pedagógicas é a proposta de Orlando Strecht Ribeiro.
Maria Emília Nabuco remete-nos para a importância da observação / avaliação em educação de infância,com base em processos de a efectuar e na utilização de diversos instrumentos, de modo a dar consolidação e mais credibilidade à acção educativa facilitando as aprendizagens das crianças.
O tema da "escola para todos" é abordado no artigo de Maria Teresa Lopes Vieira que tem como objectivo clarificar em termos conceptuais a noção de apoios educativos no âmbito histórico e legal.
A aceitação da diferença e a perspectiva de inclusão reforçam a imagem do professor de apoio educativo como participante activo em todo o processo, constituindo ele próprio, um elemento mediador e facilitador das aprendizagens.
Maria de Lurdes Serrazina foca a pertinência da reflexão sobre a acção educativa. Com base num trabalho de colaboração com três professoras do 1º ciclo, é abordada a questão da percepção sentida pelos profissionais para o envolvimento na auto-reflexão sobre a sua prática, consequente confiança do profissional e envolvimento dos alunos, implicações no processo ensino-aprendizagem, reforçando-se as competências e capacidades adaptativas de mobilidade dos professores.
Recomendo vivamente esta obra de interessantes contributos que nos permite incessantemente conhecer e reflectir sobre as práticas educativas.
Elvira Cristina Silva
in: rubrica Prelo CEI 56 (out/dez 2000)
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