Retirei esta noticia do facebook Educar em Portugues, assinada pela Bárbara Wong:
"Na próxima quinta-feira, a ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues lança o livro A escola pública pode fazer a diferença, que será editado pela Almedina.
O livro é sobre as políticas que Maria de Lurdes Rodrigues lançou durante o seu mandato. Lá pelos corredores do ministério corre que foram muitos os documentos pedidos pela ex-ministra para coligir a obra.
Ao todo são abordadas 24 medidas, para as quais é apresentado um diagnóstico, o modo como foram postas em prática e os seus resultados. Diz a Lusa que o livro está dividido em três partes: equidade e diminuição das desigualdades, qualidade e eficiência e modernização.
Já se sabe, há temas que serão incontornáveis como as actividades extra-curriculares e o inglês no 1.º ciclo, a modernização do parque escolar e as novas tecnologias, as novas oportunidades, o alargamento dos cursos profissionais e tecnológicos. Será que a avaliação e o ECD também estarão entre os capítulos deste livro?
Depois de tão contestada, também já há quem suspire pela ex-governante... É sempre assim!" BW
Eu acrescento que não sei se se suspira por ela, que ela volte, ou coisa do género...Não sei se é sempre assim, se é costume...ou se não deveria ser! Se se contesta...é porque haverá razão! Eu pessoalmente tenho as minhas e claro, o meu ponto de vista. Já agora acrescento e pergunto...o que se devia ter feito que não se fez? Talvez seja mais fácil analisar quando se está do outro lado...Ou restam sempre medidas que não se conseguem implementar? Ou...? Muitas questões se colocam.
A escola pública pode fazer a diferença...pode, deve e faz. Os professores nas escolas acreditam nisso, é para isso que se trabalha diariamente. Falta, em muitos casos politicas educativas, meios financeiros e recursos humanos que o facilitem!
EC
Sem comentários:
Enviar um comentário