A rede social Facebook continua debaixo de críticas: desta vez é o botão «Gosto» que está a causar polémica, uma vez que permite o armazenamento de informações como as páginas a que o cibernauta acede, sem o seu consentimento.
De acordo com o CNET, um portal informativo especializado em tecnologia, citado pela edição online do diário espanhol El País, a informação é recolhida mesmo que o cibernauta não seja membro do Facebook ou que, sendo subscritor, esteja desligado no momento em que acede a uma página que tenha esta opção instalada. Portais como cnn.com, espn.com ou yelp.com têm este botão instalado depois de terem feito um acordo com o Facebook. Nestes portais, a transmissão de dados de navegação é feita apenas com a visita à página, sem que seja necessário clicar no botão «Gosto».
Nicole Ozer, da ACLU, entidade responsável pela proteção das liberdades civis na Califórnia, afirmou que, se alguém instalar o referido botão no seu portal, está potencialmente a vender informações privadas, mesmo que nunca se carregue naquela opção. Esta funcionalidade foi lançada pelo Facebook como um sistema de recomendação de informação por parte de membros da rede social.
Ao CNET o Facebook disse que a informação recolhida se converte em informação anónima passados três meses e que esta não é partilhada nem vendida a terceiros.
O Facebook tem estado no centro de grande polémica nas últimas semanas devido à sua política de privacidade, que obrigou a empresa a anunciar alterações para simplificar a forma como os utilizadores podem administrar o grau de abertura da sua atividade na rede social a terceiros. No entanto, esta solução não contentou os críticos nem as autoridades de proteção de dados, que criticam o facto de o Facebook deixar abertas várias zonas cujo acesso deve ser definido por cada utilizador.
Diário Digital / Lusa
http://diariodigital.sapo.pt/ 2/6/2010
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