Formação - Perfil Psicoeducacional: Terceira Edição (PEP-3) por Eric Schopler, Ph.D., D. Margaret Lansing, Robert J. Reichler, MD, e M. Lee Marcus.
A terceira edição deste teste permite avaliar as habilidades e comportamentos de crianças com perturbação no espectro do autismo e problemas relacionados com a comunicação com uma idade de desenvolvimento entre 6 meses e 7 anos. Através do perfil resultante do PEP-3 é possível determinar as competências emergentes e as características comportamentais das crianças avaliadas. É possível também determinar desequilíbrios no desenvolvimento psico-motor dos avaliados. Individualmente administrado, o PEP-3 atende a necessidade de um instrumento de avaliação para auxiliar na programação educativa para crianças com deficiência e é particularmente útil no planeamento dos PEI’s.
O teste de rendimento composto scores 3 (Comunicação, Motricidade e Comportamento) e apresenta 10 sub-testes de desempenho:
Cognição Verbal / Pré-verbal
Linguagem Expressiva
Linguagem Receptiva
Motricidade Fina
Motricidade Global
Imitação Visuo-Motora
Expressão da Afectividade
Reciprocidade Social
Características Motoras
Características Verbais
Formadoras
Dra. Sofia Pedrosa e Dra. Helena Sousa
Responsável: APPDA - Associação Portuguesa para as Pertubações do Desenvolvimento e Autismo, Lisboa e do Pólo de Formação da Região Centro.
Destinatários
Professores e outros técnicos, familiares de pessoas com autismo. Público em geral.
Local
Departamento de Psiquatria do Hospital de São Teotónio, Abraveses, Viseu
Acção de formação - Sensibilização ao PEP- 3-Perfil Psicoeducativo, dia 18 de Junho de 2010 das 9h às 17h e dia 19 das 9h às 13h.
Acção de Formação - Curriculo Funcional, dia 19 de Junho de 2010 das 14h 17h.
Workshop - Programa PECS – Sistema de Comunicação por troca de imagens (Frost e Bondy, 1980) 3 de Julho de 2010 das 9h às 17h
Formadoras:
Dra. Sofia Pedrosa e Dra. Helena Sousa
Secretariado
APPDA - Lisboa
Telef: 21 3616250
Fax: 21 3616259
E-mail: secretaria@appda-lisboa.org.pt
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