A ESCOLA CERTA para os seu filho
Carla Marina Mendes
Livros Horizonte (2017)
A autora deste livro, jornalista, é enquanto mãe que lhe surge as preocupações do sistema de ensino. É, na procura, perfeitamente legítima de qualquer progenitor, da escola ideal para a sua prole, que surge este livro, tal como bem evidente no título.
Organizado, com introdução e apresentação de bibliografia pesquisada, sem a existência de índice, apresenta em seis capítulo as várias temáticas, (1.O meu filho não encaixa; 2. A origem do problema: os suspeitos do costume; 3.Diagnóstico ou rótulo; 4. Rapazes vs raparigas; 5. A escola certa para o meu filho; 6. Escola é...).
Destaca alguns assuntos em caixas de artigos, de fácil leitura e intuitiva, para os diferentes tópicos a abordar, incluindo relatos e estudos sobre as diferentes matérias.
Sem criar um modelo meritocrático, são esplanadas dicotomias como as escolas e diferentes pedagogias, a escola privada e pública, métodos e sondagens; Problemas de sono e dificuldades de diagnósticos em crianças com dificuldades na capacidade de aprender; A questão da legislação que nem sempre é acertiva na sua aplicação, ou mesmo os obstáculos sentidos dos pais na elegibilidade e interpretação diversificada de cada escola face à respetiva lei, são alguns dos aspectos focados, não esquecendo o reconhecimento da diferença, entre o ser-se reconhecido e elogiado ou o excluído permanentemente identificável com adjetivos pejorativos.
A escola que necessita de mudar e ser um espaço de pensamento crítico onde pais e alunos, métodos e nomenclaturas sejam uma linha comum no sentido da aprendizagem da vida e para a vida.
Sem que obviamente, se consiga no capítulo final, encontrar a resposta ao título da obra, esta, de pesquisa de campo, coloca questões pertinentes e reflexivas sobre a questão tão transversal da importância da escola, vantagens e desvantagens dos diferentes sistemas e métodos. Discussão e premissas tão vastas e complexas, quanto a própria sociedade.
Uma obra de leitura esclarecedora na forma da concepção dos conteúdos, que questiona mudanças de práticas e contextos geradores de mudança e desencadeadores de aprendizagem, que conta episódios de personagens reais numa abordagem das diferentes pedagogias.
Muitos dos bons exemplos, relatados, destacam a diferença na intervenção pedagógica da intenção educativa de cada profissional. De um modo global podem existir medidas, apoios e estratégias diversificadas, mas tudo passa por professores atentos, disponíveis e motivados em acreditar nos alunos com que se cruzam. Não é o sistema educativo ou a implementação de mais decretos e despachos, mas sim a execução de cada professor. É esse o binómio profissão e envolvimento, que faz a diferença. Ensinar é uma especificidade humana que exige competência profissional, generosidade e comprometimento. Por isso mesmo, é perfeitamente, óbvio, que cada família procure com o auxilio deste livro, a par da vida real, a escola que considere a que melhor se coaduna de acordo com as convicções familiares e que sejam um espaço onde se criem experiências de encontro significativas para todos os envolvidos!
Sem comentários:
Enviar um comentário