A Salvação da Primavera
textos e ilustrações de Filipe Keil
Edição de autor (2020)
Filipe Keil, autor das letras que canta e de textos que vai escrevendo no seu blogue http://filipekeil.blogspot.com/, homenageia, nesta publicação, alguns desses poemas escritos no referido blogue ao longo de oito anos. Poemas, que porventura refletem, talvez a maturidade e a visão do mundo pessoal e coletivo numa passagem individual pela vida.
Num tempo conturbado, mediaticamente afastado dos tempos próximos de envolvimento são visíveis dúvidas atuais (como o caso do poema Rua, onde se “visualiza” as ausências vividas durante uma pandemia), contrastando com um tempo passado (como o poema Cor onde são notáveis as metáforas de serenidade e de esperança).
As “cores” das relações e as narrativas ficcionais ou não, permitem viajar numa linha cinematográfica da vida de um jovem, cujos poemas, embora não apresentados de forma cronológica da sua criação, constantemente se cruzam com a justificação da reescrita de sentimentos numa viagem pessoal.
As ilustrações, também da autoria de Filipe Keil, de composição totalmente digital, iluminam o texto, extrapolando-o para outra leitura expressiva, alargando os significantes textuais.
Este pequeno livro, de capa mole, termina com um poema intitulado A minha verdade, onde o autor escreve, questionando: “quem serei eu nesta terra em que habito?”.
Questões e memórias de uma verdade que se manifesta e possibilita em muitas interpretações e argumentações, dando-nos esta capacidade ficcional, embora porventura, com relevância para dados autobiográficos, (afinal somos reflexo do que vivemos e os poemas, obviamente são também simbolicamente um retrato do autor), mas na sua versão existe, como é óbvio, a margem para que o leitor possa construir outra narrativa pessoal, disseminando o deleite e a riqueza da poesia peculiar, justificando e remendando alguns sentimentos da realidade de que somos feitos enquanto seres humanos.
O livro físico, e-book ou audiobook (com declamações do autor) podem ser adquiridos no seu site http://www.filipekeil.com/ ou em https://www.amazon.com/
in: vol. 11 - nº 2 Revista educação inclusiva dezembro 2020
Sem comentários:
Enviar um comentário