Crianças em Risco e Perigo
Contextos, Investigação e Intervenção
Vários autores.
Organizado por:
Maria Manuela Calheiros e Margarida Vaz
Garrido
Vol. 4
Edições Silabo (2014)
Um livro recentemente
apresentado no Simpósio Internacional INTOVIAN – “Proteger as crianças
dos 0 aos 3 anos do mau trato e negligência” que se realizou dia
21 e 22 de novembro de 2014 no auditório do ISCTE-IUL em Lisboa.
Na continuidade dos três volumes que lhe precedem, insere-se
na linha temática orientadora dos anteriores, tendo como objetivo divulgar
trabalhos de investigação, neste caso, de vários mestrados de diversas
universidades do país, na área da proteção de crianças e jovens em diversos
sectores de intervenção (social e de saúde) pretendendo contribuir para um
melhor conhecimento e consequentemente uma adequada intervenção.
A obra divide-se em quatro partes. As três primeiras focam os contextos
sociolegal, institutiocinal e familiar.
No primeiro caso: Adoção
Homoparental - Consensos e controvérsias de Rute Agulhas e Alexandra
Anciães, constitui um referencial que não é apenas um enunciado de leis,
refletindo questões não só no âmbito do enquadramento legislativo em Portugal e
em outros países, como se debatem atitudes e preconceitos sociais.
O Contexto Institucional é
abordado em três capítulos: identificação e caraterização de Problemas de comportamento das crianças em
centros de acolhimento temporário, de Inês Amaral e Paula Cristina Martins,
apresentando
algumas respostas por parte das instituições; As redes sociais pessoais de
crianças e jovens em perigo em regime de acolhimento residencial por Cláudia Parente, Eloísa Mendes, Vanessa
Teixeira e Paula Cristina Martins, foca a caraterização e a relação estreita
entre qualidade dos relacionamentos, sentimentos e desenvolvimento psicológico;
Ajustamento Emocional e comportamental de
crianças e jovens em acolhimento institucional de Eunice Magalhães e Maria
Manuela Calheiros, apresenta uma revisão de literatura cuidada que
procura compreender a conexão das experiências prévias de mau trato e
negligência, na relação com o funcionamento psicossocial em acolhimento
residencial.
Ao nível do Contexto
Familiar, a relevância da família é apresentada também em três capítulos: nomeadamente
um estudo sobre as Perceções dos
professores acerca da parentalidade de Joana Pinhel e Carla Moleiro; As representações de crianças expostas à
violência interparental acerca das figuras parentais de Tânia Mendes e Ana
Sani; por último um instrumento pertinente para operacionalizar a avaliação das
capacidades e competências parentais e contribuir para a possibilidade de
mudança – Guia de Avaliação das
capacidades parentais, estudo exploratório de Dora Pereira e Madalena
Alarcão.
Na quarta parte é
apresentado um programa de intervenção dirigido aos pais, visando aumentar as
capacidades parentais na resposta eficaz às necessidades das crianças, descrevendo
não só o modelo teórico como a intervenção e descrição das atividades, trabalho
realizado por Cláudia Camilo, Margarida Garrido e Odete Sá.
Contextos abordados
a par de um conjunto de bibliografia de referência para investigadores e
interessados no conhecimento da temática transversal, proporcionando
um contributo significativo de conhecimento teórico, anuindo na promoção de
boas práticas de intervenção institucional, familiar e comunitária.
Um livro extenso com
cuidada apresentação da discussão dos resultados, de uma temática inquietante e
bastante pertinente, infelizmente, sabendo que, seja qual for a atuação/intervenção,
continuará aquém do que se desejaria expectável em prole da criança. Infelizmente
necessária a sua publicação pois, lamento que nutro, sobretudo por considerar a
assimetria do ser humano que procurou durante todo o século XX olhar a criança como
ser distinto de plenos direitos, chegado ao século XXI inexplicavelmente não a
cuide, negligenciando-a e violentando-a.
Elvira Cristina Silva
in: Sugestão de leitura da Newsletter nº 79 (dezembro 2014) - 1ª quinzena; pág 9) Pró-Inclusão
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