quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Crianças em Risco e Perigo - Contextos, Investigação e Intervenção - VOL 4



Crianças em Risco e Perigo
Contextos, Investigação e Intervenção
Vários autores.
Organizado por:
Maria Manuela Calheiros e Margarida Vaz Garrido
Vol. 4
Edições Silabo (2014)


Um livro recentemente apresentado no Simpósio Internacional INTOVIAN – “Proteger as crianças dos 0 aos 3 anos do mau trato e negligênci​a” que se realizou dia 21 e 22 de novembro de 2014 no auditório do ISCTE-IUL em Lisboa.
Na continuidade dos três volumes que lhe precedem, insere-se na linha temática orientadora dos anteriores, tendo como objetivo divulgar trabalhos de investigação, neste caso, de vários mestrados de diversas universidades do país, na área da proteção de crianças e jovens em diversos sectores de intervenção (social e de saúde) pretendendo contribuir para um melhor conhecimento e consequentemente uma adequada intervenção.
A obra divide-se em quatro partes. As três primeiras focam os contextos sociolegal, institutiocinal e familiar.
No primeiro caso: Adoção Homoparental - Consensos e controvérsias de Rute Agulhas e Alexandra Anciães, constitui um referencial que não é apenas um enunciado de leis, refletindo questões não só no âmbito do enquadramento legislativo em Portugal e em outros países, como se debatem atitudes e preconceitos sociais.  
O Contexto Institucional é abordado em três capítulos: identificação e caraterização de Problemas de comportamento das crianças em centros de acolhimento temporário, de Inês Amaral e Paula Cristina Martins, apresentando algumas respostas por parte das instituições; As redes sociais pessoais de crianças e jovens em perigo em regime de acolhimento residencial por Cláudia Parente, Eloísa Mendes, Vanessa Teixeira e Paula Cristina Martins, foca a caraterização e a relação estreita entre qualidade dos relacionamentos, sentimentos e desenvolvimento psicológico; Ajustamento Emocional e comportamental de crianças e jovens em acolhimento institucional de Eunice Magalhães e Maria Manuela Calheiros, apresenta uma revisão de literatura cuidada que procura compreender a conexão das experiências prévias de mau trato e negligência, na relação com o funcionamento psicossocial em acolhimento residencial.
Ao nível do Contexto Familiar, a relevância da família é apresentada também em três capítulos: nomeadamente um estudo sobre as Perceções dos professores acerca da parentalidade de Joana Pinhel e Carla Moleiro; As representações de crianças expostas à violência interparental acerca das figuras parentais de Tânia Mendes e Ana Sani; por último um instrumento pertinente para operacionalizar a avaliação das capacidades e competências parentais e contribuir para a possibilidade de mudança – Guia de Avaliação das capacidades parentais, estudo exploratório de Dora Pereira e Madalena Alarcão.
Na quarta parte é apresentado um programa de intervenção dirigido aos pais, visando aumentar as capacidades parentais na resposta eficaz às necessidades das crianças, descrevendo não só o modelo teórico como a intervenção e descrição das atividades, trabalho realizado por Cláudia Camilo, Margarida Garrido e Odete Sá.
Contextos abordados a par de um conjunto de bibliografia de referência para investigadores e interessados no conhecimento da temática transversal, propor­cionando um contributo significativo de conhecimento teórico, anuindo na promoção de boas práticas de intervenção institucio­nal, familiar e comunitária.
Um livro extenso com cuidada apresentação da discussão dos resultados, de uma temática inquietante e bastante pertinente, infelizmente, sabendo que, seja qual for a atuação/intervenção, continuará aquém do que se desejaria expectável em prole da criança. Infelizmente necessária a sua publicação pois, lamento que nutro, sobretudo por considerar a assimetria do ser humano que procurou durante todo o século XX olhar a criança como ser distinto de plenos direitos, chegado ao século XXI inexplicavelmente não a cuide, negligenciando-a e violentando-a.

Elvira Cristina Silva 



in: Sugestão de leitura  da Newsletter nº 79 (dezembro 2014) - 1ª quinzena; pág 9)  Pró-Inclusão

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A vida na porta do frigorífico

"A vida na porta do frigorífico"
Alice Kuipers
Editorial Presença (2009)


Mãe e filha vivem no mesmo espaço. Por "infortúnio" da vida laboral de uma e da adolescência irrequieta de outra, pouco se encontram, mas é na porta do frigorifico que se comunicam. Que deixam expresso como a humanidade não pode viver isolada.
É exclusivamente através das mensagens em post its que podemos conhecer ambas as personagens, a sua vida, desejos e receios. A comunicação impessoal, feita de tempos de desencontro, funciona como meio de interação, até mesmo nas palavras que em muitos casos constituem desabafos  escritos, por falta de coragem de os dizer olhos nos olhos.
Relações num quotidiano apressado onde o ponto de encontro da comunicação é a porta do frigorifico. Portal de vida que se esbate e onde emana a frivolidade dos nossos dias.
Um frigorifico, talvez a metáfora de fonte de consumo e alimento, a par da frieza do contacto humano, muro de lamentações e afixe de palavras. Mural de lembrete da vida apressada. As palavras, a sua existência ou a falta delas. Palavras que existem mais virtualmente escritas do que proferidas oralmente. Um olhar realista sobre a sociedade, as relações, os afetos, a culpa, o ressentimentos e frustração, medos e perdas.
O silêncio de quem corre apressado mas tem a necessidade imperiosa de viver e de comunicar.
Leitura fácil, despretensiosa e rápida, a par talvez da simetria da rapidez da vida, deixa suspensa a reflexão do que diariamente valorizamos e que narrativa deixamos escrita nesta passagem efémera pela vida.


Elvira Cristina Silva

in: Sugestão de leitura  da Newsletter nº 78 (novembro 2014) - 2ª quinzena; pág 9)  Pró-Inclusão

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
James Bowen
Porto Editora (2014)

Uma história verídica, contada em nome próprio. Relata a vida de James Bowen, músico de rua, no seu relacionamento com o gato que conheceu nas escadas do prédio onde vive e de como esse facto mudou a sua vida. Dessa experiência, e da relação com o felino que o ajudou a sair do mundo da droga, conta-a num primeiro livro “A minha história com BOB” (2007). 
Após um passado difícil e atribulado, (de quem vive em espaços hostis, mais em concreto na rua), neste segundo livro as peripécias do gato Bob continuam como tema fulcral acrescentando uma narrativa mais intensa.
Se no primeiro livro Bowen apresenta-nos o seu salvador, demonstrando a cumplicidade de sentimentos que existe entre o autor e o seu gato, nesta continuação, continua a retratar as aventuras do felino, contudo adita mais acerca do indivíduo enquanto narrador da sua própria biografia comovente, profunda e dolorosa, evidenciando algum sabor  de vitória pessoal. Com um emprego embora precário (vendedor ambulante de revistas) elucida o funcionamento da Fundação que promove a revista "Big Issue"  (de intuito de apoio social, como modo de capacitação de pessoas em situação de risco, semelhante à existente revista "Cais" em Portugal). 
A leitura deste livro pode naturalmente provocar alguns sorrisos (tal como acontecia no anterior), nos relatos de generosidade e despretensiosa relação da sua vida com o gato e na relação próxima com o seu pequeno núcleo de amigos, mas, também é provável surtir algumas lágrimas ou incómodos na nossa condição de seres humanos através da leitura dos episódios que relata de uma sociedade elitista e com preconceitos,  onde se evidencia a crueldade humana, descrita nos momentos vividos reais e intensos da vida nas ruas. Retrato sem lamechices da exclusão e marginalização de uma sociedade pouco inclusiva e nada preocupada com os seus semelhantes em pleno século XXI.
Prosa informal, numa apresentação cumulativa de ideias e acontecimentos, seguindo a associação da narração na fluência de ideias e memórias, descrevendo, em parte o seu percurso  de vida e a realização do seu primeiro livro. A sua leitura é fluída e fácil, lendo-se num ápice em algumas horas.
Para melhor compreender, todos os detalhes desta história de vida, recomendo a leitura de ambos os livros.



Elvira Cristina Silva


in: Sugestão de leitura  da Newsletter nº 77 (outubro  2014) - 2ª quinzena; pág 9)  Pró-Inclusão. 

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

"Desvarios de um lápis azul" no Museu Arqueológico do Carmo

Desvarios de um lápis azul
Visão desapaixonada sobre o 25 de Abril, onde se pretende que as estórias narradas sejam, maioritariamente, metáforas de situações vividas antes e depois da Revolução. Nada é dado de bandeja, mas tudo está lá para ser descoberto. Texto, Teatro, Música, Narração, são os ingredientes fortes deste espectáculo. Uma outra forma de aniversariar Abril nos seus quarenta anos.

Reserva de bilhetes:
932559636

domingo, 12 de outubro de 2014

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador – O Futuro da Humanidade
Augusto Cury
Pergaminho (2010 - 2ª edição)

Até que ponto somos livres e não estamos “presos” nos nossos preconceitos?
Como somos superficiais no julgamento que fazemos das diferenças dos outros (pág. 26)?
Alguns indivíduos, num mundo formatado para poderem sobreviver necessitam de uma dose de loucura, de aproveitar a vida e serem coerentes com ela, acreditando nela como controlo encarcerado ou como forma de libertação (pág. 149).
Sempre me questionei o que torna um homem num mendigo. Que histórias, que opções  e experiências de vida o fazem enveredar por esse caminho? Neste livro há uma óbvia resposta “Ninguém teria coragem de abandonar completamente o conforto social  se não tivesse uma vida dilacerada” (pág. 40), “muitos dos que têm morada certa passam pela existência sem nunca percorrer as avenidas do seu próprio ser.” (pág. 42).
Repensar  a sociedade e a vida individual é a permanente reflexão que fica da leitura deste livro. Em forma de romance o autor narra a história de Marco Polo, estudante de medicina, numa analogia ao veneziano do século XIII, um indivíduo que questiona o que o rodeia, um visionário idealista da humanidade.
Da sala de aula de Anatomia para a identificação dos corpos estendidos, a busca das histórias de cada indivíduo para além de um corpo inerte. A vida dos sem abrigo, do anónimos com que diariamente nos cruzamos. Uma viagem pelas doenças mentais e pela indústria de antidepressivos não pondo em causa a prescrição médica mas a reflexão sobre a banalização e a vulgaridade da mesma.
O modo como a sociedade e a escola se encontram estruturadas, “mercado de tédio, sem poesia e sensibilidade” (pág. 35),  para disciplinar e uniformizar, não permitindo que as pessoas se tornem indivíduos pensadores, livres e  críticos. (pág. 151), “um grande hospital psiquiátrico ou uma sociedade de mendigos que não abandonaram os seus lares, mas se abandonaram a si mesmos” (pág. 253).
A importância da escuta e da possibilidade de acreditar em sonhos (pág.114).
Um livro que reflete a necessidade da compreensão e aceitação do outro numa visão humanista e holística, necessárias na sociedade atual, a fronteira entre a loucura e a sanidade mental, as relações sem preconceitos. Um romance idealista para o que seria uma sociedade ideal. O ideal de uma humanidade que tende a desorganizar-se. Fica o romance.


Elvira Cristina Silva

 in: Sugestão de leitura  da Newsletter nº 76 (outubro  2014) - 1.ª quinzena; pág. 10)  Pro-Inclusão 

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Para além do óbvio- Histórias sociais

Para além do óbvio- Histórias sociais
Clicar na imagem para ler o post

Autismo

Autismo
clicar na imagem para ler o post

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias
clicar na imagem para ler o post

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos