terça-feira, 27 de abril de 2010

Não subescrevo

Circula na Net e recebo por mail  o que a seguir descrevo, porém hoje resolvi escrever o MEU ponto de vista sobre isso:

"Os professores Excelentes devem ficar com as turmas mais difíceis da escola.
MUITO BOA!
Além de ficarem com as turmas mais difíceis devem ficar com as turmas de maior insucesso escolar e com os alunos mais indisciplinados, pois só com "Excelência" será possível dar uma boa resposta a tudo isto!!!
Subscrevo! E tu?
Repassa...
Ora aqui está uma boa sugestão!
Documento apresentado ao Conselho Pedagógico de algumas escolas:
Ser-se avaliado em Professor Excelente não é a mesma coisa que ser-se um excelente professor.
E não é fácil, um professor ser avaliado em EXCELENTE!
É difícil, muito difícil mesmo e, numa escala de valores, ser EXCELENTE é ainda mais do que ser-se MUITO BOM. Eu disse mesmo M-U-I-T-O--B-O-M; não disse BOM.
Ser-se portanto EXCELENTE é o mesmo que ser-se perfeito, distinto, notável, admirável, brilhante, magnífico, óptimo. São sinónimos que o qualificam extraordinariamente, que o qualificam como O MELHOR de entre aqueles que já são MUITO BONS.
Tal como o Ministério preconiza, os professores titulares têm obrigação de ter as maiores responsabilidades nas escolas porque os considera melhores que os outros; então, também deve caber aos professores EXCELENTES serem os mais responsáveis em todo o processo ensino/ aprendizagem e em todas as funções e tarefas do contexto escolar.
E se um professor titular, de acordo com o ministério, já é do melhor que existe numa escola, então, um professor Titular Excelente é muito mais! Além de distinto, perfeito, admirável, notável, brilhante, magnífico e óptimo, ainda tem mais um atributo: ser TITULAR. Este título não é para muitos!
E, mesmo, ser-se apenas EXCELENTE já haverá poucos, muito poucos!
Posto isto, gostaria de propor para análise aos colegas deste Conselho Pedagógico o seguinte: aos professores que, nesta fase, forem avaliados em EXCELENTE, sejam eles ex titulares ou não, deverão, a partir do próximo ano lectivo, leccionar as turmas mais «difíceis» da escola, bem como direcções de turma e cursos que só eles, pelas suas reconhecidas qualidades evidenciadas neste rigoroso processo que tem sido a avaliação de desempenho docente, serão capazes de resolver ou minimizar problemas da melhor forma, contribuindo, assim, para que a escola seja também melhor.
O rigor desta avaliação deu-lhes esse direito. É por isso que vão ser beneficiados na pontuação para concursos, no concurso para titulares, em prémios pecuniários, ... É por serem EXCELENTES, por serem os MELHORES DOS MELHORES, por serem perfeitos, distintos, notáveis, admiráveis, brilhantes, magníficos e óptimos que devem mostrar aos outros como se deve fazer.
Não é pois justo nem razoável que a escola deixe escapar este capital de conhecimentos mantendo os restantes professores com turmas difíceis e funções e tarefas complicadas, aparentemente bons professores, é verdade, mas incapazes de evidenciar os dotes que, em rigor, os professores EXCELENTES foram capazes de demonstrar nesta avaliação criteriosa dirigida ao desempenho de cada docente.
Certo da melhor atenção dos colegas e consciente da importância desta análise, solicito que, após reflexão devida, esta proposta baixe aos Departamentos e deles seja considerado o conjunto de opiniões formuladas".

Não, não subescrevo!!! Estou já cansada de tanto mail que nos demite da nossa missão!!! Depois daquele power point q circula na net para não nos envolvermos e limitarmos a nossa acção a fazedores de conhecimento (tenham paciência). Quero lá saber se quem tem excelente é q deve ficar com os alunos mais indisciplinados….por favor!!! Que é isto??? Concordo q esta avaliação não é correcta nem a subescrevo!!! Não concordo, detesto-a, mas não lhe dou tanta importância!!
Gosto do q faço, dou o meu melhor!! E por favor para além de não saber encontrar esses alunos q referem, preocupo-me é com eles e com o melhor q lhes posso dar em vez de escamotear as competências de cada um, que disso, enfim nem me atrevo a falar!!
Tenho receio q estas linhas q circulam por mail e q passamos aos colegas professores (q acreditam q estamos lá para educar qq um independentemente das suas problemáticas, mais ou menos difíceis de cada aluno) não retratem bem o nosso papel na escola!!, Mais do q continuarmos nestes protestos surdos, pessimistas q, na minha opinião pouco nos dignificam na nossa missão!!! PERDOEM-ME O DESABAFO!! Temos é q acreditar q fazemos a diferença!!! Independentemente da avaliação, professor Excelente é aquele que se assume como tal, todos os dias, vinte e quatro horas por dia, trezentos e sessenta e cinco dias por ano!!!

Já estou um bocadinho farta de andarmos a culpar aquilo q não queremos melhorar!!

A sério e eu tenho tanto agora para fazer mas não posso deixar de me indignar com tanta reivindicação pouco sustentada!! Protestem contra a forma injusta de avaliação (e não sei se ela alguma vez será justa, com tanto q vejo ao meu redor).
Mas NUNCA com estes ARGUMENTOS (mais difíceis devem ficar com as turmas de maior insucesso escolar e com os alunos mais indisciplinados). Professores que são excelentes não podem nunca rever-se nesta afirmação e eu não tenho nem sequer aspirações a sê-lo!! Esforço-me para dar o meu melhor q sei todos os dias!!

Peço desculpa, não subescrevo, é o meu ponto de vista!!!

8 comentários:

Tixa disse...

Na minha opinião, os professores deveriam PARTILHAR os seus conhecimentos/ estratégias para cada um de nós possa o MELHOR naquilo que faz.

nedav disse...

Não aceito as desculpas...Junto-me à não subscrição desse e-mail...

Por Favor!!! Mas que imagem querem passar da nossa profissão?!? Que raio andam a fazer que se esquecem que também já foram crianças?!?

Também não concordo com esta avaliação...Tal como a minha chefinha também eu sou contra esta avaliação...A avaliação devia estar a decorrer com pés e cabeça e não com estes parâmetros...

Eu só gostaria de lembrar mais uma coisa...Não é justo as crianças pagarem pela incompetência de muitos professores...Não sou melhor que ninguém, limito-me a OUVIR e a RESPEITAR as crianças!!!

Porque também eu já fui criança, Porque também eu sou Professor digo não a esta subscrição...

EC disse...

:o) Ainda ebm que não estou sozinha!! Às vezes penso que vivo noutro planeta!!!!

Atena disse...

É realmente inacreditável que circule uma petição com este conteudo. Não dignifica uma das mais nobres profissões e é reveladora do caracter de quem eventualmente a subcreve (que quase duvido seja mesmo professor). Soa a jogada de interesses, bastante distante do interesse da aluno a quem deveriam transmitir - entre outros ensinamentos - valores... e é hipocrisia da mais barata, nada condizente com a postura expectável de uma classe importante demais para tais brejeirices. Gosteí que tivesse efectuado uma critica tão construtiva em defesa dos professores, porque a postura que aqui toma é que é concordante com a missão de ensinar para a vida. Poderão até haver uns com mais capacidade que outros, mas penso que grande parte dos seus colegas, não assinarão esta petição. Os que assinam (que obviamente os há) serão uma minoria - pelo menos quero acreditar que sim!

EC disse...

Olá Cristina, bem vinda!!!
Obrigada pelo seu comentário! Gostava de acreditar mesmo, como diz, que duvida que esta petição seja de professores... Tenha ela começado de que forma for o que me incomoda são colegas que o fazem circular subescrevendo-o e isso pode crer...irrita-me solenemente!!!
Acredito que sinceramente os verdadeiros professores não se revejam nela!!!
Um abraço grande!!

Anónimo disse...

Olá.
Apesar de não ser professor também não subscrevo!

Margarida Talefe disse...

Estou contigo Amiga.
Também já tinha receido esse mail mas al vi o início apaguei-o, nem li o resto. Jà não tenho pachorra para tanto lamento. Se cada um se preocupasse em fazer o seu trabalho e retirar do que vê nos outros (trabalhos, comportamentos, etc) algo com que se pudesse enriquecer e deixasse o resto em paz...
bjs

EC disse...

Olá Margarida
Que bom o teu coments!! de facto é muito triste mas acredito que muitos de nós acreditamos em algo mais valioso!! bjcas e Bem vinda!!

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Para além do óbvio- Histórias sociais

Para além do óbvio- Histórias sociais
Clicar na imagem para ler o post

Autismo

Autismo
clicar na imagem para ler o post

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias
clicar na imagem para ler o post

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos