Dois anos depois de uma noite esgotada em que gravou o primeiro DVD, David Fonseca volta ao Coliseu dos Recreios
Há dois anos, David Fonseca esgotou o Coliseu dos Recreios numa noite em que gravou o primeiro DVD da sua carreira. Hoje, o "criminoso" contraria o ditado e volta ao lugar onde cometeu o ilícito. As razões têm que ver com os primeiros passos dados numa carreira que já supera a dezena de anos: "Não tenho esse encanto do grande. Perdi-o logo com os Silence 4. Nós tocámos no Pavilhão Atlântico e foi divertido, mas seria perfeitamente capaz de tocar numa Aula Magna", explica a propósito da opção por não actuar numa sala maior. Repetem-se os actores mas não necessariamente o cenário. Vem aí uma produção cénica "muito mais complexa" e, nas palavras do próprio, inédita mundialmente.
O conhecimento adquirido em 2008 não reduziu o tempo de preparação - dois meses - de um espectáculo "muito difícil de fazer", "falado" e "planeado" desde o ano passado. O alinhamento deverá focar o mais recente álbum Between Waves, em que David Fonseca toca praticamente todos os instrumentos. Esse foi o primeiro desafio lançado aos músicos que o acompanham: "Apreender a essência do disco sem que se perdesse o espírito com que as canções foram gravadas." Como a banda de David Fonseca "toca muito melhor" que o próprio, "não foi nada difícil" superar a primeira prova. Em 2010, há também Francisca Cortesão (que a solo assina como Minta) em vez de Rita Redshoes, o que implica a presença de três guitarras em palco. "Ela vem de um universo mais próximo da folk. É uma abordagem diferente."
Ainda no capítulo das comparações, David Fonseca constata que, anteriormente, "os discos vendiam muito numa época", o que agora acontece "mais devagarinho" e com a ajuda de algumas "campanhas da indústria como o nice price". Between Waves caminha para ser o álbum mais bem- -sucedido comercialmente do artista individual David Fonseca, mas ainda hoje continua sem saber "o que faz vender os discos". A "postura", os "concertos", os "vídeos" e os "singles" são algumas das explicações apresentadas. Certo é que "há uma maior compreensão do que eu sou". Há uma teoria que sustenta esta opinião: "Antes, as pessoas apanhavam os artistas por acaso na rádio ou na televisão. Hoje, escolhem."
David Fonseca actua hoje no Coliseu dos Recreios e no dia 16 no Coliseu do Porto.
por DAVIDE PINHEIRO em:
Sem comentários:
Enviar um comentário