Ciclo de Sábados - "Falando com quem faz": "Utilizando a CIF"
Teve início, dia 30 de Janeiro de 2010, o Ciclo de Sábados - "Falando com quem faz", actividade organizada pela Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, subordinado ao tema "Utilizando a CIF" e tivemos o privilégio, a honra de contar com um dinamizador considerado por mim e por quase todos os profissionais ligados à Educação Especial como um dos "GIGANTES", o Dr. Francisco Ramos Leitão.
As expectactivas eram elevadas, tanto pela qualidade do prelector como pela pertinência do tema.
Tal como o Dr. David Rodrigues, Presidente da PIN, (outro dos "GIGANTES" da Educação Especial, na minha opinião) referiu na apresentação da actividade, esta é uma actividade para realizar uma "conversa de cotovelo em cima da mesa" onde se pretendem reflectir práticas do dia-a-dia.
Foi uma sessão que decorreu num sábado de manhã e que contou com uma sala cheia de profissionais ligados à Educação Especial, o que prova que todos juntos podemos fazer uma Mudança sustentada e equilibrada.
O professor Ramos Leitão começou a sua prelecção referindo que o grande problema da CIF não era o documento em si, mas sim a sua obrigatoriedade e a sua colocação como um instrumento de avaliação, quando a CIF não é um instrumento de avaliação. Ela classifica contextos, circunstâncias e ecossistemas que envolvem/rodeiam o aluno. Para já não falar que ela não foi construída para a Educação.
Os médicos ou psicólogos também possuem esta obrigatoriedade em utilizarem um instrumento?!?
Outra das questões polémicas que envolve a CIF assenta numa subjectividade que acaba num código e consequentemente num número...Acabamos por obter dessa forma uma falsa objectividade.
A CIF acaba por ser uma estrutura de pensamento, uma taxonomia para organizar e obter uma linguagem comum.
Este objectivo, que a própria tutela definiu não foi atingido, daí ser necessário tentar tirar partido da CIF e adaptá-la ao contexto educativo; devemos retirar os ítens mais relevantes a nível pedagógico, de acordo com a população escolar com que cada um trabalha.
É importantíssimo partir do currículo e retirar o que é importante para nós e para os docentes da turma, até porque estes são os maiores conhecedores da criança.
Depois de termos em conta estes pontos, é fundamental criar/adaptar um documento onde cada escola consiga retirar as áreas fortes e as áreas fracas de cada aluno.
Devemos utilizar esse documento numa lógica educativa, de forma dinâmica uma vez que não é um documento "feito ou único".
Um dos conselhos dados pelo Professor Ramos Leitão passava por "esquecer a CIF" e evidenciar a criança, o contexto em que está inserida, que dificuldades tem, a sua família, os professores, a escola (entre outros).
Devemos fazer uma avaliação que dê pistas, estratégias que permitam o desenvolvimento sustentável de cada criança, até porque "a Escola é um local de construção de valores (a origem da razão está por trás da emoção)".
Numa lógica de Inclusão o importante é avaliar a criança numa perspectiva ecológica e não numa perspectiva clínica. Devemos ter em conta o Ambiente onde o aluno está integrado. Não podemos ter em conta apenas a actividade como fundamental, porque também as limitações e tudo o que rodeia as actividades são essenciais e importantes para o desenvolvimento de cada criança.
Importa lembrar que não se deve colocar em causa a criança e a sua família por fragilidades da legislação. É essencial a colaboração entre docentes que tenham sempre no pensamento a criança e tudo o que a rodeia.
O Professor Francisco Ramos Leitão apresentou um conjunto de documentos, como exemplos, que fundamentava tudo o que ia referindo ao longo da sessão. De excelente qualidade
Ficou no "ar" a possível criação de um grupo que dinamize a operacionalização destes documentos. Eu gostaria de pedir, e desculpem-me a ousadia, não deixem morrer essa ideia, pois considero, tal como o Professor Francisco Ramos Leitão, que só com a constante colaboração entre todos é possível mudar e criar um futuro diferente na Educação Especial.
O Professor Ramos Leitão aproveitou para fazer uma breve apresentação do seu novo livro, "Valores Educativos, Cooperação e Inclusão", que pelo que foi descrito devo confessar, estou ansioso por começar a ler.
Toda a equipa da PIN está de parabéns, apesar de estarmos apenas na primeira sessão, pelo sucesso da actividade, mas também pela pertinência dos temas escolhidos para o Ciclo de Sábados.
Devo referir que as expectactivas iniciais foram atingidas, ou melhor, foram ultrapassadas.
Aguardo o próximo sábado (20 de Fevereiro) para poder "beber" mais um pouco de sabedoria com os "Gigantes" da Educação Especial.
Publicada por nedav em Sábado, Janeiro 30, 2010
Retirado na íntegra de:http://gritodemudanca.blogspot.com/
No próximo sábado, a "convidada" é Ana Paula Joaquim e o tema é o "Processo de identificação das NEE",
Para quem queira efectuar a inscrição no "Ciclos de Sábados", durante 2010, poderá fazê-lo através do link:
http://proinclusao.com.sapo.pt/sabados.pdf
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