O Jardim de Infância e a Família
Maria Luísa Homem(2002). O jardim de infância e a família – As fronteiras da cooperação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Esta obra resulta da dissertação de mestrado da autora, que investigou a organização de um estabelecimento de educação pré-escolar e como neste funcionava a participação dos pais. Tendo sido utilizada como metodologia a observação directa das práticas relacionais, bem como realização de entrevistas às educadoras, às auxiliares da acção educativa e a pais, os dados permitiram analisar e divulgar a organização das relações e o modo como se concretizava na prática a participação daqueles.
Descrevem-se perspectivas e expectativas dos pais face ao Jardim de Infância, como se situam e que imagem têm dele. Aborda a forma como se estabelecem as relações entre os actores participativos e a sua natureza. Reflectindo nos diferentes obstáculos que condicionam uma maior participação das famílias no trabalho que se realiza no Jardim de Infância.
Descrevem-se perspectivas e expectativas dos pais face ao Jardim de Infância, como se situam e que imagem têm dele. Aborda a forma como se estabelecem as relações entre os actores participativos e a sua natureza. Reflectindo nos diferentes obstáculos que condicionam uma maior participação das famílias no trabalho que se realiza no Jardim de Infância.
Elvira Cristina Silva
in: CEI 66 (abril/junho 2003)
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