Comportamentos e Estratégias de Actuação na Sala de Aula
Sanches,I.R. (2001), Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula. Porto: Porto Editora.
Livro de linguagem clara e acessível que faz repensar a sala de aula da actualidade, e toda a escola capaz de se criar e mudar hoje, representando desta forma, um contributo para a reflexão acerca do que devem ser as tendências actuais, para a intervenção e estratégias na sala de aula.
Reflecte sobre a situação que se vive actualmente, identificando dificuldades e necessidades existentes na escola dos dias de hoje. Faz recuar alguns de nós aos nossos tempos de escola, à disposição das salas, ao sentimento do papel passivo do aluno.
Apela para o facto de que a necessidade de mudança, tem que partir de dentro de cada um dos profissionais, por exemplo no “simples” acto de alterar a disposição da sala, de modo a poder tornar a escola apetecível. Abordando-se desta forma, a importância do espaço que deve ser motivador ás práticas e estratégias para mudar a escola, evidenciando assim a importância do “querer” do professor ser mobilizador e factor dessa mudança,
A diversidade da população de hoje exige diferenciação das práticas educativas, acrescentando-se as formas de actuação para uma inclusão responsável, numa escola para todos, com sentido para todos.
“Quão pobres ficaremos” se não nos predisposermos à mudança dessas práticas educativas na sala de aula...
A autora apresenta para além de instrumentos de trabalho já realizados, propostas de trabalho para professores e alunos, de modo a que se possa verificar uma colaboração positiva e efectiva entre os agentes da acção educativa, sabendo que os alunos querem ser implicados, e não querem ser meros receptores passivos do que os envolve, propondo algumas respostas a diversas questões colocadas pelos profissionais de educação, numa transição e mudança da escola na sociedade.
Um livro que alia uma linguagem prática à sua importância pedagógica. Sabendo que esta profissional, enquanto formadora de outros profissionais, põe em prática junto destes últimos o que realmente defende ao longo dos quatro capítulos deste livro, tomo a liberdade de citar a própria autora em alguns desses contextos educativos, permitindo-me acrescentar que este livro é “pertinente e oportuno”.
Reflecte sobre a situação que se vive actualmente, identificando dificuldades e necessidades existentes na escola dos dias de hoje. Faz recuar alguns de nós aos nossos tempos de escola, à disposição das salas, ao sentimento do papel passivo do aluno.
Apela para o facto de que a necessidade de mudança, tem que partir de dentro de cada um dos profissionais, por exemplo no “simples” acto de alterar a disposição da sala, de modo a poder tornar a escola apetecível. Abordando-se desta forma, a importância do espaço que deve ser motivador ás práticas e estratégias para mudar a escola, evidenciando assim a importância do “querer” do professor ser mobilizador e factor dessa mudança,
A diversidade da população de hoje exige diferenciação das práticas educativas, acrescentando-se as formas de actuação para uma inclusão responsável, numa escola para todos, com sentido para todos.
“Quão pobres ficaremos” se não nos predisposermos à mudança dessas práticas educativas na sala de aula...
A autora apresenta para além de instrumentos de trabalho já realizados, propostas de trabalho para professores e alunos, de modo a que se possa verificar uma colaboração positiva e efectiva entre os agentes da acção educativa, sabendo que os alunos querem ser implicados, e não querem ser meros receptores passivos do que os envolve, propondo algumas respostas a diversas questões colocadas pelos profissionais de educação, numa transição e mudança da escola na sociedade.
Um livro que alia uma linguagem prática à sua importância pedagógica. Sabendo que esta profissional, enquanto formadora de outros profissionais, põe em prática junto destes últimos o que realmente defende ao longo dos quatro capítulos deste livro, tomo a liberdade de citar a própria autora em alguns desses contextos educativos, permitindo-me acrescentar que este livro é “pertinente e oportuno”.
Elvira Cristina Silva
in: rubrica Prelo CEI 61
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