No livro que Marçal Grilo escreveu e a que deu o título "Se não estudas estás tramado", o ex-Ministro da Educação, que deu visibilidade e ênfase à importância do pré-escolar na educação, refere que a autonomia das escolas, é fundamental, designadamente para resolverem problemas de insucesso.
Actualmente administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Marçal Grilo, publica neste livro um conjunto de "notas e reflexões", a que juntou vários textos já publicados com o intuito de contribuir para o debate sobre as questões educativas.
Esta obra aborda a escola inclusiva e o direito de escolha, os conhecimentos, as competências necessárias à vida de hoje, as questões da inovação e da mudança, o combate ao abandono e ao insucesso escolar, bem como a educação para a cidadania e reserva um capítulo para a universidade.
No final, há ainda uma nota escrita sobre o que considera os principais desafios que se colocam aos protagonistas da Educação nos tempos de hoje, entre eles o ensino superior e a responsabilidade da universidade e dos universitários.
O autor considera que o livro está mais direccionado para o poder da autonomia das escolas, para o papel dos pais, dos professores e da sociedade,enquanto organizações, mais do que para o poder político. O título, realça a ideia de que, cada um, se quer por si progredir e realizar-se do ponto de vista pessoal e profissional, o estudar, o aprender e sobretudo o saber é muito importante e pode até ser determinante no futuro individual, acreditando que que cada vez mais as famílias e restante comunidade educativa compreendem a necessidade de uma boa formação de base para que se tenha conhecimentos, se saiba pensar, raciocinar e assentar a vida num conjunto de valores.
Marçal Grilo, neste livro apresenta uma reflexão muito optimista de quem valoriza e acredita na importância da escola e do seu papel na vida do individuo!!!
2 comentários:
Muito bom!!!:)
Mais que bom, muito interessante!!!!
Enviar um comentário