A Escola Profissional de Braga lançou o desafio aos alunos e cerca de 160 projectos apresentaram-se ao concurso "A imagem da Matemática". Vinte fotos e textos estão agora expostos no centro comercial Braga Parque.
Nuno Silva colocou a máquina em modo multi-sequencial, o que lhe permitiu colocar fotos em cima de outras fotos. Pediu a três colegas da turma para olharem para a lente e assim nasceu uma fotografia com três rostos sobrepostos e que ficou em primeiro lugar no concurso "A imagem da Matemática". Pelo segundo ano lectivo, a Escola Profissional de Braga desafiou os estudantes a captarem fotograficamente várias situações do dia-a-dia, tendo como ponto de partida que a Matemática tem uma clara ligação com o espaço que rodeia o mundo.
Nuno Silva, de 19 anos, aluno do 3.º ano de Desenho Gráfico, respondeu à chamada e ganhou o desafio. "A imagem representa o tempo, a simetria que existe entre as três caras", explica. "O desafio foi lançado e tentei fazer uma coisa totalmente diferente do que se tem feito ultimamente", acrescenta. O concurso estipula que as fotos tenham um pequeno texto explicativo. "Há coisas bem reais e outras serão somente um mito, e isto repete-se num ciclo infinito. O padrão acaricia o fundo e o trio preenche a foto. O tempo une as almas e a Matemática insiste na simetria. Três é um todo e figuras a senha. E ainda afirmam que não vivemos da Matemática?", escreveu com uma interrogação no final.
Repto lançado, cerca de 160 projectos foram apresentados pelos alunos, que podiam concorrer com um máximo de três trabalhos. Um júri, composto por professores de Matemática, Português e Desenho Gráfico, escolheu os 10 melhores projectos que, posteriormente, foram colocados à apreciação de toda a comunidade educativa. Mais uma votação e daí saíram os três vencedores. Neste momento, e até 21 de Maio, o centro comercial Braga Parque mostra os 10 melhores projectos deste ano e mais 10 recuperados do rol de concorrentes.
Tiago Ribeiro ficou em segundo lugar com uma fotografia de árvores que se reflectem na água. "Num deambular pela Natureza, uma companheira acabei por ter porque a água também via o que os meus olhos acabavam de ver!", escreveu para explicar a sua imagem.
Nuno Araújo conquistou o terceiro lugar com um caminho rodeado de árvores. "Há coisas que parecem não ter fim", escreveu. Uma máquina fotográfica, um vale de compras na Fnac e uma pen drive foram os prémios distribuídos pelo primeiro, segundo e terceiro classificados, respectivamente.
Concisão e precisão. Matemática em fotos e textos criativos. A disciplina dos números como uma linguagem e uma arte. E assim a Escola Profissional de Braga proporcionou um envolvimento lúdico de toda a comunidade num saudável encontro com a Matemática, aliando imagem e texto. "Este projecto pretende quebrar o gelo em relação à imagem que se tem da Matemática", adianta José Pedrosa, professor de Matemática e coordenador do projecto. "E o desafio foi o seguinte: que os alunos captassem uma imagem que tivesse a ver com a Matemática e que produzissem um texto que associasse a imagem à Matemática."
A Matemática está em todo o lado de várias formas e, nesse sentido, a escola de Braga não retira do seu programa o concurso, que tem sido bastante participado e que se enquadra nos seus propósitos de potenciar aptidões profissionais, técnicas, científicas e comunicacionais dos estudantes. "Com a Matemática podem escrever-se frases com conteúdos e estilos diferentes, sob aspectos estéticos; fazer esboços, esquemas, diagramas e gráficos, e desenhos e fotografias", refere-se no folheto de divulgação do concurso.
Nuno Silva - 1.º lugar
"Há coisas bem reais e outras serão somente um mito, e isto repete-se num ciclo infinito. O padrão acaricia o fundo e o trio preenche a foto. O tempo une as almas e a Matemática insiste na simetria. Três é um todo e figuras a senha. E ainda afirmam que não vivemos da Matemática?"
Tiago Ribeiro -2.º lugar
"Num deambular pela Natureza, uma companheira acabei por ter porque a água também via o que os meus olhos acabavam de ver!"
Nuno Araújo -3.º lugar
"Há coisas que parecem não ter fim."
"Há coisas que parecem não ter fim."
Fonte: http://www.educare.pt/
1 comentário:
A matemática está em tudo. Tive sorte nos professores que cruzaram meu caminho, nessa área. Mantiveram a paixão viva.
Enviar um comentário