Hoje disseram-me que é fácil falar em diferenciação pedagógica quando não se tem um grupo de alunos numa sala... Pois este post que partilho vem mesmo a calhar...eu não diria melhor! Não mudaria uma vírgula.
Além do mais, já tive grupos de alunos, ainda os tenho em algumas circunstâncias... e porque, não só acredito, como sei, que é possível !!"Ontem durante uma formação que estou a frequentar fomos "sensibilizados para a diferença", trabalhando vários aspectos de uma forma muito dinâmica...
De lá surgiram muitas interrogações, mas uma pergunta ficou para reflexão...
Se todos nos acomodarmos o que restará do individual?
Ao ouvir esta questão, surgiram-me outras que ficaram a "viajar" pela minha cabeça durante todo o dia.
Será que a Escola e os Agentes Educativos respeitam a individualidade de cada criança?
Será que se respeitam e/ou"aproveitam" as diferenças individuais em prol do grupo?
Não...a minha resposta a estas duas questões é Não, mas claro que existem excepções (felizmente digo eu...)...Senão vejamos...
Os Professores, na sua grande maioria estão preocupados com o currículo, defendem-se que este é demasiado extenso e que se sentem demasiado pressionados para o cumprirem...Ok...Até posso aceitar esta justificação, mas nada os obriga a "dar" aulas para o geral da turma, tendo como referência o "aluno-padrão" e/ou a média da turma...esquecendo-se daqueles que por um motivo, ou outro tem mais dificuldade...
Nada pode justificar esta postura até porque todos nós, em algum momento também já tivemos (ou temos) dificuldades e nunca gostámos de ser o "patinho-feio"...
É urgente que todos os agentes educativos alterem as suas práticas, respeitem as "diferenças" individuais para "crescimento" do grupo...E quando falo em agentes educativos, falo em TODOS!!!Não apenas em professores!!!
Muitos que estão a ler este texto devem estar a dizer: "Boa, mais um com muita conversa...isso é tudo muito bonito mas eu tenho 20 e poucos alunos"...A isto apenas posso responder, E qual é o problema?!?
Ouve-se falar em diferenciação pedagógica, ela está bem "vincada" em documentos que regem a nossa prática, mas depois no dia-a-dia muito fica por fazer...
A diferenciação pedagógica existe (ou deveria existir para...) para potenciar as capacidades de cada um, para valorizar a individualidade de cada criança...
Assim temos de ter um ensino dinâmico, a aprendizagem deve ser activa e deve haver interacção, não só entre as crianças e o professor (criação de relações), mas também entre as crianças e os objectos ...O tempo do Professor na mesa no topo da sala a leccionar junto ao quadro já acabou...É preciso que haja trabalho cooperativo...que os alunos sintam, vivam, experimentem...é preciso que eles aprendam vivendo...(vivendo aprendemos mais e melhor)...
Diferenciação Pedagógica não pode ser apenas um termo utilizado no Papel, ou porque fica bem (está na "moda"...).
Diferenciação Pedagógica é um conjunto de estratégias utilizadas para "retirar" do Individual e "colocar" em benefício do grupo...É o valorizar da partilha, da parceria, do grupo...é "crescer com o outro" criando responsabilidade individual para trabalhar de forma autónoma...É criar uma sala de aula "apetecível"...
É preciso repensar práticas e tal como referem Cardoso et al. (2000) é necessário que a escola privilegie o “saber”, o “saber-fazer” o “ser” e “ajudar a ser”, sendo o aluno o principal responsável pela sua própria aprendizagem, e o professor um prático reflexivo que exerce a sua profissão com autonomia, favorecendo a construção do conhecimento e o “aprender a aprender”,o que passará pelo abandono de uma pedagogia da dependência (reprodutora) em favor de uma pedagogia para a autonomia (transformadora)."
3 comentários:
Felizmente, não estou sozinha...
Custa-me muito que os Agentes Educativos (alguns, quero crer!), ainda não perceberam que não estão numa fábrica a produzir objectos em série. Trabalhamos com seres humanos, ÚNICOS.
Obrigado pela confiança :)
Que bom não nos sentirmos sozinhos!!
Obrigada :)
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