Propostas de intervenção para a melhoria das competências pragmáticas de jovens e adultos com deficiência intelectual
Texto de Ana Catarina Santos e Susana Gomes
Ilustração de Carla Martins
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (2015)
Como se pode ler no subtítulo desta publicação, esta apresenta propostas de intervenção que visam proporcionar um desempenho mais eficiente dos indivíduos com deficiência intelectual, nomeadamente ao nível da comunicação nos vários diferentes contextos de vida quotidiana.
Na construção base deste projeto, as autoras, ambas terapeutas da fala, reside a preocupação em construir ferramentas eficazes na intervenção ao nível da comunicação, em particular no domínio da pragmática.
Partindo do pressuposto de que em cada contexto se vivencia o que se observa do mundo, as autoras referem que é em muitos casos, no impacto do currículo oculto que as mutações comunicativas se manifestam como barreiras ao nível das interações sociais.
Desenvolvendo capacidades linguísticas em função do contexto comunicativo, esta publicação explana vinte e nove registos comunicativos diferenciados da vida diária, (por exemplo, cumprimentar alguém, interromper alguém, a utilização do dinheiro, ir ao supermercado, entre outros), facilmente identificados no índice paginado numericamente e por código de cores, facilitando bastante a sua consulta.
Na introdução da obra encontramos um enquadramento teórico, remetendo para a existência de uma bibliografia final, bem como esclarece a pertinência da obra, na qual, de modo prático, se aborda possíveis utilizações das várias histórias sociais. Estas, constituem-se por textos escritos na perspetiva do utilizador, apresentadas de modo simples e explicita, acompanhadas pela utilização de símbolos pictográficos, descrevendo e explicitando comportamentos comunicativos mais adequados em diferentes situações sociais, no propósito de aumentar a independência e autonomia comunicativa, possibilitando assim, maior capacidade de escolha e de iniciativa.
As ilustrações da capa e dos separadores dos vários contextos apresentados, são de Carla Martins que frequenta o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da APPACDM de Coimbra desde 1991, onde integra a área de pintura, uma das suas grandes áreas de interesse.
Em cada separador existe a ilustração original, mote de inspiração para a ilustradora. De linha contínua, a preto, o traço livre e curvo manifesta-se bastante expressivo como é logo visível na capa.
Uma ferramenta prática, facilitadora para os intervenientes educativos e outros grupos profissionais, facilmente adaptável a crianças, jovens e adultos que revelem fragilidades ao nível das competências comunicativas. A sua utilização permite uma progressiva autonomia ao nível da comunicação, permitindo um enquadramento diferenciado e ajustado para uma maior amplitude social na interação comunicativa.
Elvira Cristina Silva
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