A ideia é apenas uma ideia
Na sequência do projecto ILUSÃO que integrava 59 actores não profissionais, formou-se espontaneamente um pequeno grupo de teatro, OS ILUSIONISTAS, cujo projecto apresentaram na sala do Teatro da Cornucópia, em maio de 2015, agora com apresentação na Casa do Coreto dias 2 e 3 de outubro 2015.
A peça baseia-se em quadros criados a partir de textos produzidos em sessões de escrita criativa e que formam um todo contínuo, apesar de não se contar uma história nem tão pouco se obedecer a uma estrutura convencional.
Um maestro frustrado com o seu coro abre o espectáculo, seguindo-se cenas que variam desde reflexões sobre temas como a inspiração, o sonho, o sentimento, o medo, passando por diferentes comentários (simpáticos, desagradáveis e sarcásticos) a uma rapariga que se vê ao espelho; fala-se ainda de uma mulher antiga que “se espreguiça quando cumprimenta o mundo”, joga-se com o relógio que “não nos deixa em paz”, e ainda vemos um mesmo horóscopo aplicado em três versões completamente diferentes. Sobra ainda tempo para se falar de poesia, de épocas de escassez, e para juntamente com o público, se cantar uma métrica aparentemente impossível. Discussões conjugais, críticas a vizinhos, memórias de “outros tempos” e até um concurso televiso cabem também nestes quadros que de uma forma ora séria ora divertida, tocam em questões marcantes da sociedade actual (o individualismo, a solidão, o desamor).
Autores como Alberto Caeiro e Eugénio de Andrade, passando pela Bíblia e a Wikipédia, entre outros, inspiraram estes textos.
Autor Criação colectiva
Encenação Lina Paula Pinto
Sonoplastia Gustavo Almeida
Actores Elvira Silva, Filipa Maldonado Reis, Jorge Pires Silva, Lina Paula, Manuela Martins, Paulo Almeida e Vitória Pato.
Rua Neves Costa, 45, 1600-532 Lisboa
Sexta e Sábado às 21:30h.
Sem comentários:
Enviar um comentário