João Ruivo e João Carrega (Coord.)
RVJ editores (2014)
Uma simbiose de opiniões e pensamentos, remetem para o universo das questões políticas educativas, uma obra de trezentas e cinquenta páginas que congrega um conjunto de entrevistas publicadas nos últimos dezasseis anos no jornal mensal Ensino Magazine.
A primeira edição deste livro nasce em 2011, nesta segunda edição são acrescentadas novas entrevistas realizadas, desde então, até ao presente ano.
Livro coordenado pelo diretor fundador do Ensino Magazine, João Ruivo, e pelo atual diretor, João Carrega.
O prefácio da primeira edição, a cargo de Luciano de Almeida, (ex-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e também do Instituto Politécnico de Leiria) constitui, por si só, um magnificente documento com referências, datas e acontecimentos mais relevantes na evolução do sistema do ensino em Portugal.
As entrevistas edificam opiniões, criticas, pensamentos, simples ou confusos, compreensíveis ou meras utopias. Entrevistas realizadas a diversas personalidades da vida social (políticos, músicos, professores, filósofos, escritores, médicos, advogados, economistas, agentes culturais, entre outros), que de algum modo estão ligados ao mundo académico ou têm um ponto de vista sobre o assunto.
No total, são quarenta e quatro entrevistas a nomes como Adriano Moreira, António Mega Ferreira, Bagão Félix, Campos e Cunha, Carlos Fiolhais, Carlos do Carmo, Eduardo Catroga, Eduardo Lourenço, Fernando Rosas, Francisco José Viegas, Garcia Pereira, José Barata Moura, José Medeiros Ferreira, João Lobo Antunes, José Gomes Ferreira, Leopoldo Guimarães, Marcelo Rebelo de Sousa, Marques Mendes, Odete Santos, Pedro Lourtie, Vasco Graça Moura, Sérgio Godinho. Ex-ministros da Educação, ou do Ensino Superior e Ciência, Eduardo Marçal Grilo, Guilherme D'Oliveira Martins, Augusto Santos Silva, Júlio Pedrosa, David Justino, Pedro Lynce, Maria de Lurdes Rodrigues, Mariano Gago, Nuno Crato, entre outros.
Numa época conturbada de desencantos face ao sistema educativo, torna-se relevante absorver opiniões refletidas de diferentes cidadãos que permitem afilar posições e tendências, num olhar que possibilite compreender o percurso do sistema educativo ao longo dos últimos dezasseis anos e eventualmente perspetivar um futuro, ainda que incerto.
Elvira Cristina Silva
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