Decorreu no passado dia 2 de Junho, nas instalações do IPPI, uma partilha sobre a temática: Perturbação da hiperactividade e défice de atenção (PHDA) apresentado por Nelson Santos, docente de educação especial.
A partilha contou com uma breve exposição sobre o que é a (PHDA), características e causas. Critérios de diagnóstico, avaliação e intervenientes no processo. Foi abordado os modos de intervenção, com a participação efectiva de todos, incluindo programas de competência parental a par da intervenção comportamental com a criança/aluno e existindo em alguns casos a intervenção farmacológica, situação controversa, mas que não pode ser esquecida, atendendo aos inúmeros casos de alunos medicados.
Foi referido que esta problemática tem uma expressão diferente nos rapazes e nas raparigas, aqueles mais com “sintomas de actividade motora” e “sintomas de série depressiva nas raparigas” como tal estas surgem menos nas consultas de psiquiatria, dado que a inibição é mais “suportável” do que a irrequietude.
Não sendo estanque esta temática, como em muitas outras que se relacionam com a educação, foram partilhadas com os participantes, a abordagem de diversas estratégias na mudança de comportamento, tendo por base sempre o reforço positivo até à execução de contratos comportamentais. Esta sessão contou com algumas actividades práticas no sentido de que os comportamentos que temos para com as crianças/alunos influenciam os seus sentimentos e modos de Ser. Atitudes pouco benéficas tornam-se irreversíveis no desenvolvimento das crianças e foi nesse sentido que o dinamizador deu enfoque na ideia das boas práticas, aproveitando a citação “A PHDA não é um problema de não saber o que se faz, mas sim de conseguir fazer o que se sabe que deve ser feito” (Russell Barkley – 1998).
Estas partilhas são cruciais no diálogo entre Escola e Família para uma parceria mais eficaz entre todos os intervenientes na procura de atitudes que se devem rodear de regras importantes acompanhadas de calma, coerência e consistência por parte dos adultos, ficando como informação crucial de que o que é bom para as outras crianças é fundamental para estas em particular.
O IPPI da Póvoa de Santo Adrião continua de parabéns pela iniciativa que consegue manter periodicamente, nomeadamente o Psicólogo Dr. Bruno Gomes responsável pela dinâmica e realização destas palestras. A mim resta-me agradecer, como sempre, não só a oportunidade da partilha como os laços criados com esta instituição, estendendo obviamente a Nelson Santos, cúmplice nestas e outras partilhas em que se acredita que o compromisso de quem educa passa por estas reflexões e partilhas conjuntas no processo educativo.
EC
4 comentários:
O IPPI é que agradece a contribuição que os nossos "amigos" Nelson e Elvira dão à nossa Instituição. Esperamos poder contar com a vossa ajuda por muitos e bons anos. E até dia 17...
O IPPI é que agradece a contribuição que os nossos "amigos" Nelson e Elvira dão à nossa Instituição. Esperamos poder contar com a vossa ajuda por muitos e bons anos. E até dia 17...
Gostava de agradecer primeiro ao IPPI, mas principalmente ao Bruno pela oportunidade e pela confiança que sempre demonstrou...Estas iniciativas são uma mais-valia para qualquer instituição e devem sentir-se orgulhosos pela qualidade que continuam a demonstrar...
Depois gostaria de agradecer aos presentes pelo interesse demonstrado, mas um agradecimento especial vai para a Elvira. Pessoa a quem devo um muito obrigado pela confiança e pela força que tem dado. Muito obrigado chefinha :)
Excelente resumo!!!
Há bons acasos e encontros na vida. Vocês são um exemplo disso. Tive a sorte de me cruzar convosco!
Enviar um comentário