A questão do bullying não me tem passado ao lado...É verdade que muitos blogs têm colocado artigos, eu própria já o fiz.
Mas não tenho conseguido envolver-me no assunto...Quando refiro isso, não é alhear-me do assunto...Como se isso fosse possível... Há como um nó na garganta e um murro no estômago, pensar que faço parte de uma classe profissional que permite que isto aconteça. Por tudo isto se passar essencialmente na escola!!!
Quando não consigo envolver-me é porque tenho dificuldade em comentar, "dar" a minha opinião sobre o assunto. Não consigo mesmo!! Talvez porque tenha tido a sorte de encontrar professores fantásticos, colegas, alunos, familias, enfim pessoas fabulosas que me rodeiam e que por isso tenho tanta dificuldade em acreditar que seja possivel.
Somos por vezes bombardeados por noticias semelhantes em alguns países, mas num pais de "brandos" costumes ( já não tão brandos assim) custa acreditar o que toda uma sociedade educativa está a permitir.
O que estamos a deixar às gerações futuras?
Eu que me considero uma sortuda por ter tido um filho de "parto" que é a coisa mais fabulosa e um ser humano tão incrível e que me presenteou com uma qunatidade de "filhos adoptivos" que fazem a casa transpirar de arte e proporcionam uma casa cheia de emoções frequentes!
Porque conservo ainda alguma ingenuidade (ou me defendo com ela) acredito no ser humano nas suas melhores acções...
Por isso me continua a ser dificil acreditar que isto é verdade, mais do que um pesadelo terrível.
Que seja posível este marasmo sobre o que se passa, que ninguém tenha feito e continuem a não fazer nada!! ...
3 comentários:
Pode não acreditar mas consigo perfeitamente pôr-me no seu lugar!
Se eu fosse professora, pensaría exactamente como aqui "postou". Mas só por momentos, porque depois entendería que em todas as classes há Profissionais e profissionais e que não devemos deixar-nos "ofuscar" pelo peso daqueles que nos destroiem o "bom nome" e o esforço diário, a entrega constante que colocamos naquilo que fazemos, e os alunos que amamos!
Se eu fosse professora iria sentir-me assim, perante tamanha crueldade da cobarde violencia praticada por muitos, sobre uma unica criança indefesa, quase sempre a mais "fraca", praticada no meu meio... mas no minuto a seguir parava para pensar que sou professora de alma e de coração e que não posso fraquejar porque de mim dependem muitos meninos e suas familias... pensava que teria era que prosseguir forte e não deixar-me abater por aquilo que também é um bocado "bullying" no mundo do trabalho entre colegas que não nos dignificam e invejam a nossa capacidade e a alegria naquilo que fazemos...
Se eu fosse professora, assim como a EC, talvez também ainda não tivesse tido vontade para escrever nada, mas só por estes dias... depois, para além de escrever, iria procurar olhar de frente para esta espécie de "bicho" que cresce, provocando a dor e o caos, quando não lhe destapamos suficientemente a cara!
Claro que é verdade. Há crianças cruéis. Mas o bullying não é feito só por essas. Há miúdos "normais", amorosos, bons alunos, etc., que o fazem. Porquê?
Seja como for, a atitude "é mau de mais para ser verdade" não adianta de nada.
Obrigada pelos vossos comentários!!
Claro que vos percebo e muito!!
Enviar um comentário