quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
Dorothy L. Espelage, João Lopes
Fundação Francisco Manuel dos Santos (2013)

Desde 2010 que a Fundação Francisco Manuel dos Santos, a par das conferências “Questões-Chave da Educação”, nos proporciona, na coleção com o mesmo nome, diversas publicações.
A mais recente intitula-se “Indisciplina na Escola”, deste livro fazem parte doIs textos, um de Dorothy L. Espelage (Professora da Universidade de Illinois e outro de João A. Lopes (Professor de Psicologia da Universidade do Minho) ambos precedidos do prefácio de Helena Damião.
O primeiro texto,  Prevenir a violência juvenil e o Bullying através de programas e de modelos de prevenção escolar sócio-emocionais), aborda tal como o título deixa prever, alguns exemplos de programas/modelos de prevenção e intervenção, bem como a eficácia e fragilidades dos mesmos.
Para a autora criminalizar comportamentos e apostar nas suspensões não é o modo mais eficaz para acabar com a violência nas escolas, bem como não funciona, se não existir paralelamente a ênfase na aprendizagem das capacidades sociais  e competências sócio-emocionais, para além de outros fatores.
 A autora refere que tolerância zero não pode ser a única solução para a prevenção da violência nas escolas mencionando a família como determinante para ajudar a criar um bom clima de trabalho na escola.
O texto de João Lopes, A indisciplina em sala de aula,  apresenta uma síntese da investigação relevante sobre a temática, bem como aborda questões pertinentes para a compreensão do fenómeno, a par de estratégias para a sua contenção. “Continua a não ser fácil para os agentes educativos acreditarem que uma causa tão próxima e até tão óbvia como o insucesso académico possa ter alguma importância na configuração da indisciplina".
Este autor foca dois aspetos que considera fundamentais para a prevenção e que dependem da ação do professor, nomeadamente: 1)construir a promoção das competências académicas focando a importância da aquisição da leitura. 2) capacidade de organização e gestão de sala de aula a par da promoção de leitores.
Refere que episódios de indisciplina em Portugal são raros e em muitos casos empolgados pela comunicação social. Contudo existem episódios de baixo impacto que causam desgaste em docentes. Referido pelo autor que “é relativamente consensual que a disciplina na sala de aula promove a aprendizagem e a responsabilidade dos alunos e que a disrupção, pelo contrário, faz perder tempo e qualidade de instrução (pág. 44).
Parece claro e impreterível (em ambos os textos) que se desenvolvam programas/planos/estratégias escolares que previnam e que reduzam a violência em simultâneo com o desenvolvimento da motivação dos alunos, de modo a contribuir para  um maior sucesso escolar.
Ambos os textos propagam a importância pedagógica de estratégias de prevenção, onde obviamente é determinante o envolvimento da família. João Lopes refere no seu texto “ A indisciplina constitui pois uma quebra das ações de gestão que o professor implementou previamente e que tinham como objetivo permitir a aprendizagem dos alunos. (pág 42)”. Refere o papel e o valor da escola em diferentes culturas, relações entre adultos e  crianças, e como referido anteriormente gestão e organização de sala de aula bem como rendimento académico, factores que determinantemente influenciam todo o processo onde um currículo desejado ao mesmo ritmo para todos numa crença de escolarização simultânea.
Em minha opinião, a escola, enquanto instituição educativa,  ela própria tem de mudar tornando-se mais apelativa para os seus intervenientes. A cultura colaborativa entre docentes e escolas é premente. Tal como premente se torna uma reorganização do papel dos docentes, da instituição de ensino e, paralelamente e de não menos importância, uma mudança social que urge. O modo como os intervenientes educativos interagem é talvez, um dos factores fundamentais para a restruturação das relações na instituição escola. Infelizmente a escola na sua concepção original não mudou e por muitas investigações e estudos que se realizem é de pessoas que se trata..
Remetendo, desde já a uma piscadela de olho para uma próxima sugestão de leitura (Livro de reclamações das Crianças de Eduardo Sá, editado pela Oficina do Livro em 2007) não posso deixar de referir algumas citações: “Acho que os adultos ouvem pouco as crianças”  (B  - 7 anos, pág 36) “ O que me aborrece nos adultos é quando eles falam muito alto, como se eu estivesse lá ao longe....” (M - 10 anos, pág 19) “Eu acho que é preciso sermos muito compreensivos com os adultos”  (B - 12 anos, pág 40).
Não sei se fui clara neste minha piscadela de olho... considero mesmo que devemos estar mais atentos aos “agentes” a quem se destina os préstimos de professor. Não digo que se resolva tudo, mas considero importante escutar os que connosco diariamente se cruzam e revelam talentos indescritíveis em poucas palavras.  


Elvira Cristina Silva

in: newsletter 66 novembro 2013 (2.ªquinzena) pág- 5 e 6 (Pin-ANDEE

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A magia das chaves - apresentação na Livraria Barata

Dia 21 de novembro:
Marcar na agenda:
Lançamento do livro no qual participo juntamente com Paulo Almeida e mais 40 autores (portugueses e brasileiros)
 
 
"A causa é bem nobre
A livraria não menos excelente
Nenhum dos autores passa de pobre
Nem enriquece de repente
O livro é um pérola que se descobre
Assim a modos que se sente
Que o vosso prazer se redobre
Venham todos, minha boa gente."
                                                  Paulo Almeida

Convite a não perder


terça-feira, 22 de outubro de 2013

“O quarto de Jack

“O quarto de Jack” de Emma Donoghue
Porto editora (2011)

Quando iniciei esta leitura pensava que o quarto de Jack  seria  o  de uma prisão onde o protagonista vivia acompanhado pela sua mãe. De facto, Jack  e a mãe vivem numa prisão, mas a cumprirem uma pena que nada tem a ver com a justiça, ultrapassa mesmo a capacidade humana para o  entendimento da situação.
A narrativa é feita na voz de uma criança de cinco anos, são os seus pensamentos e raciocínios que nos transmitem o desenrolar da história.
Todo o mundo gira à volta do quarto onde habita e que acredita ser a única coisa real. Contrariamente ao pensamento deste personagem, o local onde se sente seguro e protegido é também a prisão onde a mãe é mantida contra a sua vontade. Narração comovente e perturbante do amor de uma mãe pelo seu filho. A sua leitura provoca um murro no estômago a considerarmos que a história podia ser real e que, infelizmente, temos conhecimento da existência de histórias reais semelhantes. A autora, na simplicidade e inocência dos pensamentos do personagem principal, faz-nos entrar  rapidamente no espaço da ação conduzindo-nos de forma ternurenta a comportamentos inexplicáveis do ser humano.
Sugestão de leitura que aconselho vivamente. Um lugar que nunca se irá esquecer nem olhar da mesma forma.
Elvira Cristina Silva
In Sugestão de leitura: newsletter nº 64 – (setembro 2013 – 2ª quinzena)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Óculos, Chapéus & Meias», com Elvira & Cª - Este fim de semana três sessões

Este fim de semana café concerto. Três oportunidades de ver e/ou rever

 

Óculos, Chapéus & Meias», com Elvira & Cª

Chapéus há muitos!… (e esta é uma expressão que todos conhecemos)

Óculos também há muitos e meias…, ui, há aos montes!

Mas, afinal, o que é que todos têm em comum, além de os podermos usar em separado ou em conjunto?

Quem ainda não sabe tem mais três oportunidades para descobri-lo

 


Sexta feira dia 18 no Teatro Lua cheia 21h


Rua de Barcelona, 128, c/v - Bº Padre Cruz, 1600-301 Lisboa
Tel +351 211 548 979
Tm +351 938 018 777
Tm +351 966 046 448
E-mail - teatro@luacheia.pt


 

 

na Livraria  GATAfunho:

Sábado, às 21h30 (para os mais crescidos ou para as famílias que preferem a noite)
e
Domingo, às 17h30 (para os menos crescidos ou para as famílias que preferem as tardes simpáticas de um Outono que persiste em fazer-se passar por Verão).

Livraria Gatafunho

Rua do Trombeta, 1 D, 1200-471 Lisboa (bairro Alto)

Marquem já!!! (livraria@livrosgatafunho.com ou 214085329)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A Magia das Chaves

A Magia das chaves - diversos autores
Edições Vieira da Silva (2013)


Antologia de 42 contos de 42 autores portugueses e brasileiros.
Um desafio ao conto, projeto inspirador da autora Maria Isabel Loureiro, escritora da literatura portuguesa (sobretudo infantil), que partindo do tema “A chave” desafiou outros autores a participar com contos inéditos. A ela se deve o projeto e a concretização deste sonho transformado em magia, pois a essência desta publicação reside na contribuição para uma instituição de solidariedade social.
Os direitos de autor dos 42 escritores que estão representados nesta Antologia, destinam-se à ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. 
Uma antologia de contos possibilita sempre uma escolha aleatória, bem como uma disponibilidade temporal mais alargada dos seus conteúdos para a sua leitura, daí a versatilidade desta obra. Uns poderão ser mais demorados de modo a saborear os seus enredos, outros leem-se de um só fôlego com a ânsia de saber o final.
Amores e desamores, encontros e desencontros, o afeto e a solidão. Sentimentos que se partilham em comum, sonhos com vida própria ou por concretizar. Ingredientes que se comungam na especificidade da raça humana porque os seres humanos são de natureza complexa, com heranças diversificadas e diversas maneiras de entender o mundo. 
Contos que perfilham por certo boas leituras inclusivas.
Um projeto inspirador, a favor da Acreditar, porque haja quem acredite na Magia, a chave da essência da vida.
Elvira Cristina Silva

publicado in: Newsletter 63 pág. 4(setembro 2013 - 1ª quinzena) da PIn-ANDEE

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance. Mario Lacruz. (2006). 
Publicações Dom Quixote.

Livro, que como o título indica, consta de uma narrativa romanceada da vida de Gaudi.
Obra de Mario Lacruz, publicada postumamente a pedido dos seus mais próximos, é nos apresentada pela escritora Rosa Monteiro e pelo filho do autor J.M.Lacruz. 
Um manuscrito encontrado no armário que transformado nesta obra se lê de um fôlego. Pena Mário Lacruz (grande nome editorial no mundo hispânico) ser tão exigente consigo próprio e não o ter publicado em vida.
A narrativa dá-nos a conhecer Gaudi, um personagem vivido de enorme convicção e crença na sua obra a par dos seus amores e desamores com a perda de familiares e amigos. Um homem que ama a arte e a ela se entrega com um projeto ambicioso iniciado em 1882 quando tinha 31 anos de idade e de uma vida dedicada durante 40 anos à construção do templo da Sagrada Família. Os últimos quinze anos são lhe dedicados de forma exclusiva. O artista que “luta contra o tempo sabendo que tudo é inútil; e trabalha até ao último minuto como se não o soubesse” (pág. 183).
Quem já teve a oportunidade de visitar e contemplar o templo da Sagrada Família, na cidade catalã de Barcelona, rapidamente a vislumbrará em passagens deste livro eloquente que nos transporta numa viagem ao passado e ao interior da obra de Gaudi. A saber, a fachada da Natividade e a cripta (realizadas por Gaudi) foram incluídas pela UNESCO em 2005 como Património Mundial.
Um livro enternecedor, de um olhar sobre um homem por detrás da sua obra que a ela se entrega por inteiro; “o que faz uma grande obra e a ama não pode ter mais amores (pág. 183).


Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Para além do óbvio- Histórias sociais

Para além do óbvio- Histórias sociais
Clicar na imagem para ler o post

Autismo

Autismo
clicar na imagem para ler o post

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias
clicar na imagem para ler o post

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos