Foto retirada de:
domingo, 22 de janeiro de 2012
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Professores de Educação Especial perdem subsídio de especialização
Os professores de educação especial vão deixar de receber um subsídio previsto na lei desde 1987. A Associação Nacional de Docentes da Educação Especial (Pin- ANDEE) calcula que corte afete 4500 professores.
In: Sic Noticias
Despacho 171669/20011 - Revogação do Currículo Nacional do Ensino Básico
Foi publicado, em Diário da República, no passado dia 23 de Dezembro o Despacho 17169/2011. Neste despacho o Ministro da Educação procede à revogação do documento Currículo Nacional do Ensino Básico.
Esta revogação prende-se ao facto de "O documento, contudo, continha uma série de insuficiências que na altura foram debatidas, mas não ultrapassadas, e que, ao longo dos anos, se vieram a revelar questionáveis ou mesmo prejudiciais na orientação do ensino.Por um lado, o documento não é suficientemente claro nas recomendações que insere. Muitas das ideias nele defendidas são demasiado ambíguas para possibilitar uma orientação clara da aprendizagem. A própria extensão do texto, as repetições de ideias e a mistura de orientações gerais com determinações dispersas tornaram -no num documento curricular pouco útil.Por outro lado, o documento insere uma série de recomendações pedagógicas que se vieram a revelar prejudiciais (...)"
Podemos ainda ler no referido despacho que:
a) O documento Currículo Nacional do Ensino Básico — Competências Essenciais deixa de constituir documento orientador do Ensino Básico em Portugal;
b) As orientações curriculares desse documento deixam de constituir referência para os documentos oficiais do Ministério da Educação e Ciência, nomeadamente para os programas, metas de aprendizagem, provas e exames nacionais;
c) Os programas existentes e os seus auxiliares constituem documentos orientadores do ensino, mas as referências que neles se encontram a conceitos do documento Currículo Nacional do Ensino Básico — Competências Essenciais deixam de ser interpretados à luz do que nele é exposto;
d) Os serviços competentes do Ministério de Educação e Ciência, através da Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário, irão elaborar documentos clarificadores das prioridades nos conteúdos fundamentais dos programas; esses documentos constituirão metas curriculares a serem apresentadas à comunidade educativa, e serão objecto de discussão pública prévia à sua aprovação
domingo, 15 de janeiro de 2012
Acrescenta um conto
A criatividade do professor pode fazer a diferença. É o que esta reportagem demonstra numa promoção à leitura.
Também em:
http://lapiselviracs.blogspot.com/2012/01/acrescenta-um-conto.html
Numa aldeia do norte do país uma professora de português teve uma ideia para mostrar aos alunos e aos pais que ler pode ser bom. O resultado surpreendeu os alunos, os pais e a professora: houve revelações e descobertas familiares que alteraram a rotina dos serões na aldeia. Mas as crianças não se contentaram com isso e levaram ainda mais longe a ideia da professora.
A história da Grande Reportagem SIC passa-se perto de Vizela, numa aldeia onde, há menos de 30 anos, a maioria das crianças parava de estudar quando terminava a escola primária.
Essas crianças cresceram, muitas trabalharam desde cedo na indústria do calçado, principal empregador na região, e têm filhos que andam agora na escola onde a professora de português Eduarda Abreu fez uma experiência que revolucionou a relação dos alunos e dos pais deles com a leitura.
Os protagonistas desta história contam o que aconteceu em São Paio de Vizela e poderia acontecer em tantos outros sítios.
Exibido hoje, no Jornal da Noite.
Ficha Técnica:
Reportagem
Miriam Alves
Humberto Candeias (Imagem)
Edição de Imagem
Ricardo Tenreiro
Grafismo
Marta Coelho
Produção
Isabel Mendonça
Coordenação
Cândida Pinto
Direção
Alcides Vieira
Também em:
http://lapiselviracs.blogspot.com/2012/01/acrescenta-um-conto.html
Subscrever:
Mensagens (Atom)