Liberdade está de regresso com vários projectos de diferente índole. Já esta semana vamos ter :
Dia 9/6, no Rock in Chiado pelas 21:30
"Les Meckinguipes" = 2 pessoas que tocam de modo rústico. Se calhar até chegam mesmo a tocar MAL, não são obviamente nenhuns prodígios em nenhum instrumento, e certamente nunca o serão senão estudarem os métodos clássicos em escolas para músicos de verdade. Contudo pensam mesmo que fazem alguma coisa mais ou menos audível, sendo clara e unicamente, sempre pouco musical. Gente como esta não conseguirá obviamente chegar a lado nenhum. Coisas de gente rude, que toca e canta, igualmente (de forma) rude!
Com amor...
Les Meckinguipes
Pegando na própria definição da banda, ou será melhor dizer duo, aqui fica um projecto assaz insólito, senão mesmo inovador, um misto de rock dos tempos modernos tocado com guitarra portuguesa que (afinal surpresa das surpresas) não serve só para tocar fado, e bateria, com algum experimentalismo à mistura, em português, como Liberdade nos vem sempre habituando, e ainda bem. Minimalismo quase hipnótico, conduz-nos a um ambiente simples mas não simplicista musicalmente. Se querem assistir a algo diferente, se o vosso espírito é suficientemente aberto a novas experiências musicais e a uma modernidade latente, então não faltem à apresentação, entre outros temas, do primeiro EP da banda siamesa, "Rude:Gente". Entretanto, se a vossa curiosidade sem limites assim o obriga, não deixem de visitar "Les Meckinguipes" em:
Dia 14/7, no Rock in Chiado pelas 21:30
Recentemente, num programa sobre Jazz, que um dos canais públicos de televisão tem vindo a transmitir, um conhecido promotor jazzistico português, afirmava sem pejo que, "O Jazz vai fatalmente desaparecer." Longe de qualquer análise critica àquela frase e antes que aquele "desapareça" de vez, não deixem de assistir aos "5 Watts" ao vivo. Um quinteto super jovem mas com uma qualidade extraordinária, traz-nos um Jazz inovador pleno de actualidade e criação. Afinal não será o Jazz isso mesmo? Uma mudança constante que tem vindo a acompanhar os tempos desde a sua criação. Aqui há uns tempos um outro comentário também escutado a um músico de nomeada preconizava que, toda a Música estava "inventada". Se nisso crêem, então não vale a pena perderem o vosso tempo. Se por outro lado, como também penso, querem escutar algo acentuadamente agradável, bem vivo e sobretudo despretensioso, então não faltem aos "5 Watts" pois eles prometem arrasar os vosso dias corriqueiros e repetitivos. Jazz do melhor feito pelos melhores: baixo, bateria, saxofone, teclado e trompete, num quinteto perfeito, aí estão eles para vos levar e elevar. Um "cheirinho" de "5 Watts" em:
Dia 23/7, no Centro Cultural Malaposta pelas 22:00
Desta feita trata-se do regresso de Liberdade ao seu projecto homónimo. Depois do álbum "Diálogo Mudo" e de vários espectáculos para promoção do mesmo, está na hora de Liberdade nos presentear com novas roupagens de temas conheciods e alguns inéditos do seu novo trabalho de originais que se intitulará "O Homem dos Espinhos". Intimista, introspectivo, impulsionador de estimulos que nos tocam a todos, o espectáculo "InvuLugArte" aí estará para não nos deixar indiferentes. Liberdade já nos habituou a isso. Ou cada um de nós se mantem resolutamente empedernido na sua cadeira ou, pelo contrário, seremos todos levados pelas letras e ambientes que no fundo nos dizem algo, mas que por vezes, na muito própria comodidade humana, não queremos sequer pensar que existem ou até mesmo aceitar. A não perder. Entretanto, não deixem de visitar o site de Liberdade em:
Já a seguir
Sim, porque Liberdade não pára por aqui. Outros projetos, outros palcos, outras tantas andanças... Ainda sem confirmações, mais surpresas se preparam. Quer seja a nivel teatral e/ou simplesment musical, é bom estar-se atento. A qualquer momento "Liberdade está a passar por aqui". Já dizia o poeta/cantor.
Até breve.
Saudações cantadas por,
Liberdade